quarta-feira, 29 de junho de 2011

Resenha: Neal's Yard Remedies Rejuvenating Frankincense Facial Wash

Sempre tento usar cosméticos até o final e dentro do prazo de validade, e para isso acontecer é essencial comprar tendo certeza (tanto quanto possível) de que eles vão dar certo. Só que fazer encomendas online sem ter como experimentar antes numa loja concreta dificulta bastante a tarefa... A solução mais simples é procurar comprar miniaturas ou amostras antes — se um produto não me agradar, eu fico menos chateada porque não gastei tanto dinheiro, e fico menos culpada se acabar não usando.

Um cosmético orgânico que estou adorando é justamente uma miniatura que deu muito certo. Na foto abaixo vocês vão ver então a versão de 50ml do Rejuvenating Frankincense Facial Wash (Loção de Limpeza Facial Rejuvenescedora de Olíbano), da Neal's Yard Remedies. Essa versão reduzida faz parte de um conjunto chamado Rejuvenating Frankincense Skincare Essentials, que contém também outros 2 produtos em miniatura e uma bolsinha feita de algodão. Já a embalagem em tamanho normal vem com 100ml e custa £15,80. O site da marca (http://www.nealsyardremedies.com/) entrega no Brasil, mas o frete começa em £45,00. A minha encomenda foi feita na loja Bath & Unwind, com um frete bem mais em conta.

Rejuvenating Frankincense Facial Wash (miniatura), da Neal's Yard Remedies
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

O Rejuvenating Frankincense Facial Wash faz parte da Rejuvenating Frankincense Face Care Collection, uma linha anti-idade. O olíbano, uma resina aromática extraída de árvores do gênero Boswellia, foi escolhido como ingrediente-chave por suas propriedades regeneradoras, hidratantes, curativas e antienvelhecimento.

A embalagem tem a elegância típica dos frascos da Neal’s Yard Remedies. A versão de 50ml vem numa garrafinha de plástico azul-escuro com tampa preta, já o frasco em tamanho normal (100ml) é ainda mais bonito, de vidro também azul-escuro, com uma válvula pump preta.

O produto é uma loção de limpeza facial com enxágue, o que eu acho ótimo, porque não gosto muito do ritual de limpar o rosto usando gaze ou algodão e sem jogar água em seguida. A consistência desse cosmético bege-claro é de uma loção cremosa, que em contato com o rosto molhado vira uma espécie de leite de limpeza. Rende bastante e não forma espuma. Incluí uma gota na foto para dar uma ideia da cor e da textura. Essa foto aumenta, basta clicar nela e usar o zoom.

Eu tenho pele mista e estou muito feliz com o resultado. O Rejuvenating Frankincense Facial Wash realmente limpa sem ressecar, deixando uma sensação e uma aparência de pele fresca e bem tratada, conforme prometido na embalagem.

O cheiro dessa loção de limpeza facial é diferente, um pouco cítrico e bem balsâmico, uma combinação muito agradável dos aromas de olíbano, calêndula e tangerina, entre outros óleos e extratos vegetais. Volta e meia eu abro o meu frasquinho só para cheirar de novo! Não é nada adocicado, e depois do enxágue fica bem suave; acho que pode ser aprovado também por homens que gostam de se cuidar.

Copiei abaixo a lista de ingredientes:

Helianthus annuus (sunflower) seed oil*, aqua (water), sodium cocoamphoacetate, Simmondsia chinensis (jojoba) seed oil*, lauryl betaine, Prunus amygdalus dulcis (almond) oil*+, Prunus armeniaca (apricot) kernel oil*+, glycerin*, cetearyl glucoside, alcohol denat.*, Calendula officinalis flower (marigold) extract*, Daucus carota sativa (carrot) root extract*, sodium hyaluronate, Aloe barbadensis (aloe vera) leaf juice powder*, Boswellia carterii (frankincense) oil, Citrus nobilis (mandarin) peel oil expressed*, Citrus bergamia (bergamot) peel oil expressed*, tocopherol, xanthan gum, citric acid, citral, citronellol, limonene, linalool.

* Organically produced ingredient. + Nut-based ingredient. Natural constituent of essential oils listed. Made with 87% organic ingredients. This is a vegan product.

Nada de parabenos, fragrâncias sintéticas, ingredientes geneticamente modificados, testes em animais, silicones, ftalatos, nanopartículas, óleo mineral, EDTA, propilenoglicol, carbômero, DEA, acrilatos, BHT, conforme essa página no site da NYR: “We Believe In Safe Cosmetics”.

Além do fato de ser 87% orgânico, uma das informações que mais me chamaram a atenção no Rejuvenating Frankincense Facial Wash foi a menção “3M” que aparece no rótulo, dentro de um desenho de um potinho com a tampa aberta, logo acima do selo Soil Association Organic. O que está escrito dentro dessa ilustração de potinho aberto denota o número de meses dentro dos quais o fabricante tem certeza de que o produto manterá seu frescor, uma vez que a embalagem tenha sido aberta — no caso, 3 meses, que para mim vão cair na segunda quinzena de setembro. Mais à direita, embaixo do código de barras, aparece a informação “BBE 03/13”, ou seja, o prazo de validade expira em março de 2013, mas isso se refere apenas ao frasco que não tenha sido aberto.

Escrevi para o SAC da Neal's Yard Remedies perguntando a razão para o número tão pequeno de meses, e recebi uma resposta em pouquíssimo tempo. Conforme a quantidade de conservantes vai sendo diminuída, a validade de alguns produtos também se reduz, especialmente se eles não forem ficar em lugares frescos. Foi o caso do Rejuvenating Frankincense Facial Wash, que além disso contém uma grande quantidade de óleos vegetais (de girassol, jojoba, amêndoa-doce e damasco, em ordem decrescente). Após os 3 meses indicados, o produto deve começar a perder a eficácia aos poucos. Alterações no aroma ou na aparência significam que o cosmético estará passado.

Um período de 3 meses pode parecer curto para usar um frasco inteiro de 100ml, mas eu fiquei satisfeita com os motivos. E uma forma de evitar desperdício seria dividir o conteúdo com alguém desde o começo. Quando o meu estiver acabando, com certeza haverá reposição.

ATUALIZAÇÃO, 23/03/2012: Há alguns dias, uma leitora tentou comprar produtos da NYR na Bath & Unwind e foi informada de que essa loja não pode mais enviar produtos dessa marca para fora do Reino Unido. Uma boa alternativa é a Feel Unique, que trabalha com praticamente todos os produtos da Neal's Yard e entrega no Brasil.

ATUALIZAÇÃO, 25/06/2013: Infelizmente, em 2013 a Neal's Yard parou de disponibilizar seus produtos em lojas multimarcas virtuais. Quem quiser adquiri-los online passou a contar somente com a loja do site da própria marca, que entrega aqui no Brasil mas cobra o frete alto mencionado no texto. A forma de contornar esse problema seria comprar vários produtos no mesmo pedido, diluindo assim o valor do envio.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: óleo de rosa mosqueta Rosehip Oil, da Neal's Yard Remedies”
“Resenha: creme para os olhos Echium Anti-ageing Eye Cream,da Pai Skincare”
“Resenha: Sabonete Cupuaçu e Shampoo Sólido Castamuru, da Fefa Pimenta”
“Resenha: Sabonete de Calêndula, da Ewé”
“12 ingredientes que devem ser evitados”

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Promoção: liquidação de verão na Bath & Unwind

Uma das minhas lojas virtuais preferidas, a Bath & Unwind está fazendo uma liquidação de verão – agora é verão no Hemisfério Norte. Centenas de produtos, espalhados por todas as seções do site, estão com descontos de até 40%, até que os estoques acabem.

Outras duas promoções também estão acontecendo lá, por tempo limitado:

20% de desconto em todos os vários produtos da tradicional marca inglesa Neal's Yard Remedies, que completa 30 anos em 2011.

– 1 Rosemary & Elderflower Shower Gel (algo como Gel de Banho de Alecrim e Flor de Sabugueiro em português) da Neal's Yard Remedies, no tamanho normal (full size) de 200ml, grátis a cada compra acima de £35 em produtos dessa marca.

Vale a pena conferir!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“O que é importante saber antes de comprar em sites estrangeiros”
“Compras internacionais: a história do limite de 50 dólares”
“Loja virtual: Bath & Unwind”

domingo, 26 de junho de 2011

Loja virtual: Bath & Unwind

A Bath & Unwind (http://www.bathandunwind.com/) é uma loja inglesa que vende tanto cosméticos convencionais quanto cosméticos naturais, orgânicos e biodinâmicos. Recomendo muito.

PONTOS FORTES:

– Entrega no mundo todo.

O frete para o Brasil (do tipo International Standard Delivery) custa a partir de £3,49. Eu acho esse valor bem razoável. [ATUALIZAÇÃO, 23/12/2012: O Brasil passou a ter frete gratuito.]

– [ATUALIZAÇÃO, 23/12/2012: Todos os envios para cá possuem código de rastreamento.]

– [ATUALIZAÇÃO, 23/12/2012: A loja adotou a prática de reembolsar taxas alfandegárias (mais detalhes na página “Delivery and returns”).]

– Tem um sistema de pontos: todas as compras são convertidas em reward points, que são revertidos em dinheiro para descontar no valor da compra de produtos da loja.

– Tem uma grande variedade de marcas de vários países. Para ver a lista completa, entre em http://www.bathandunwind.com/brands/.

– A embalagem das encomendas (tanto a parte externa quanto o enchimento) é bem resistente. Além disso, eles têm o cuidado de passar fita adesiva na tampa dos produtos que não vêm com lacre de fábrica, e embrulham os itens mais frágeis com plástico-bolha. Nunca recebi nada amassado, e olha que já comprei lá dezenas de vezes.

– O atendimento ao cliente funciona muito bem. Recebi respostas rápidas e objetivas sempre que entrei em contato com a equipe por email.

– A loja realmente se dedica a receber feedback dos clientes.

– Existe uma grande oferta de kits de miniaturas de produtos, perfeitos para levar em viagens ou na bolsa, além de ser a melhor maneira de experimentar novidades.

– O site tem sempre dezenas de promoções, dando ou descontos nos preços, ou amostras, miniaturas e até produtos em tamanho normal grátis na compra de determinadas marcas.

– Também entra em liquidação algumas vezes por ano, com descontos bem significativos numa grande quantidade de produtos.

– Praticamente todas as fotos são muito boas e têm um zoom ótimo, dá para ver os produtos nos mínimos detalhes.

PONTOS FRACOS:

– Não existe uma opção de frete expresso para o Brasil.

– As encomendas normalmente levavam 45 dias corridos para chegar aqui no Rio de Janeiro, um prazo mais longo do que o das outras lojas virtuais que costumo usar, mas os meus últimos pedidos foram entregues em bem menos tempo (uns 30 dias corridos).

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“O que é importante saber antes de comprar em sites estrangeiros”
“Lojas e marcas especializadas”
“12 ingredientes que devem ser evitados”
“Loja virtual: Aurora Beauty”

ALGUNS PRODUTOS ENCONTRADOS NA BATH & UNWIND:

“Resenha: xampus e condicionadores da John Masters Organics”
“Resenha: óleo de rosa mosqueta Rosehip Oil, da Neal's Yard Remedies”
“Resenha: pó facial translúcido Rose Silk Finishing Powder, da Jurlique”
“Resenha: Badger Night-Night Balm, para crianças”
“Resenha: Neal's Yard Remedies Rejuvenating Frankincense Facial Wash”

sábado, 25 de junho de 2011

Loja virtual: Love Lula

A Love Lula* (https://www.lovelula.com/) é uma loja inglesa totalmente dedicada a cosméticos naturais, orgânicos e biodinâmicos. Recomendo muito.

PONTOS FORTES:

– Entrega no mundo todo.

O frete do tipo International Standard Airmail Delivery para o Brasil custa £3 + £7,50 por quilo (o valor vai sendo adicionado aos poucos, ou seja, se o seu pedido pesar menos de 1kg, você vai pagar algo intermediário). Eu acho esse valor bem razoável. [ATUALIZAÇÃO, 19/10/13: O frete passou a ser gratuito, para todos os países.]

– Costuma entregar em 20 dias corridos aqui no Rio de Janeiro, um prazo que considero rápido diante do tempo que encomendas feitas em outros sites estrangeiros costumam levam para chegar. [ATUALIZAÇÃO, 18/06/2014: Esse prazo varia, e comigo já há algum tempo tem sido de pelo menos 6 semanas, para todas as lojas de fora do Brasil.]

– Tem um sistema de pontos: todas as compras são convertidas em reward points, que podem ser trocados por produtos da loja.

– Tem um sistema de amostras grátis: sempre que o pedido for superior a £5, o cliente pode escolher até 3 amostras grátis diferentes, dentro das opções disponíveis na página https://www.lovelula.com/t/products/special-offers/3-free-samples.

– Existe uma opção de frete expresso (International Express Courier Service). Custa £25...

– Clientes (como nós aqui no Brasil) que vivem fora da União Europeia podem comprar tudo com desconto de 16%, que corresponde a parte de um imposto local chamado VAT. Basta se cadastrar como Tax Free Customer em https://www.lovelula.com/tax-free-shopping antes de fazer o pedido.

– Tem uma grande variedade de marcas de vários países. Para ver a lista completa, entre em https://www.lovelula.com/t/brands.

– O atendimento ao cliente funciona muito bem. Recebi respostas rápidas e objetivas sempre que entrei em contato com a equipe por email.

– Volta e meia surge alguma promoção interessante.

PONTOS FRACOS:

– A embalagem das encomendas (tanto a parte externa quanto o enchimento) não é muito resistente. Nunca recebi nada quebrado, mas é comum a caixa de algum produto acabar ficando amassada no transporte.

– As fotos dos produtos são pequenas e não têm zoom, não dá para ver detalhes.

* Os links para essa loja são links afiliados desde novembro de 2013, ou seja, compras que tenham sido originadas do blog rendem uma comissão, sem onerar o(a) cliente de modo algum. Agradeço a todas as pessoas que derem preferência aos links afiliados com o objetivo de gerar uma contribuição para o blog. De todo modo, a minha motivação primordial para indicar a Love Lula desde junho de 2011 é a minha experiência positiva como cliente.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Compras internacionais: a história do limite de 50 dólares”
“Lojas e marcas especializadas”
“12 ingredientes que devem ser evitados”
“Loja virtual: I Am Natural Store”

ALGUNS PRODUTOS ENCONTRADOS NA LOVE LULA:

“Resenha: óleo corporal Royal Jasmine and May Chang Replenishing Body Oil, da Pai Skincare”
“Resenha: creme para corpo e rosto All-Round Cream, da Lavera”
“Resenha: polvilhos Lavender & Tea Tree Body Powder, Geranium & Orange Body Powder e Baby Powder, da Neal's Yard Remedies”
“Resenha: óleo corporal Rose Body Oil, da Dr. Hauschka — para adultos, crianças e bebês”
“Resenha: creme para as mãos e bálsamo para unhas e cutículas da Sea Buckthorn Hand And Nail Collection, da Pai Skincare”
“Resenha: creme para os olhos Echium Anti-ageing Eye Cream, da Pai Skincare”
“Resenha: filtro solar Childrens Sunscreen SPF 15, da Erbaviva, para crianças e adultos”
“Resenha e swatches: batons, blushes, sombras e iluminadores da RMS Beauty”
“Resenha: xampus e condicionadores da John Masters Organics”
“Resenha: Badger Night-Night Balm, para crianças”


O que é importante saber antes de comprar em sites estrangeiros

Sempre é bom pensar duas vezes antes de fazer compras em lojas virtuais do exterior. Tenha em mente o seguinte:

1. É preciso ter muita paciência para esperar as encomendas chegarem, pois na prática demora em torno de um mês. E eu já tive dois pedidos que só foram entregues aqui no Rio depois de dois meses e meio.

2. É fundamental fazer a conta do imposto sobre importação: se o seu pacote for parado na Alfândega brasileira, além de demorar mais ainda para ser entregue, você só conseguirá pegá-lo mediante o pagamento de um imposto de 60% sobre o valor total da compra (produtos + frete). Você vai receber um aviso na sua casa dizendo em que agência do correio você tem que se apresentar para pagar essa taxa.

3. Se você escolher a opção de frete mais rápido (e mais caro), do tipo FedEx ou outro express courier service, aí é Alfândega na certa. E além do imposto de 60% pode haver também uma taxa administrativa caríssima — uma vez tive que pagar quase R$50,00 à DHL (não era uma compra de cosméticos, mas era exatamente essa situação: compra em site estrangeiro com entrega expressa). Acaba sendo mais prudente usar o frete mais lento e barato e aguentar o suspense da espera...

4. Também tem que entrar na conta o IOF sobre despesas no exterior, que aumentou bastante recentemente e passou a ser de 6,38%. Esse valor vai aparecer na fatura do seu cartão de crédito.

5. Mesmo um produto orgânico ou natural pode acabar causando alguma reação adversa, eventualmente. Qualquer substância, natural ou artificial, é capaz de provocar alergia — tudo depende do organismo de cada pessoa. Sempre que estiverem disponíveis, vale a pena encomendar amostras ou miniaturas, para testar antes de comprar os produtos em tamanho normal.

ATUALIZAÇÃO, 07/06/2014: A partir do início de 2014, passei a ter que pagar imposto por todas as minhas compras internacionais. E em 02/06/14 foi instituída uma nova taxa, chamada Cobrança de Despacho Postal, no valor de R$12,00. Esse dinheiro fica com os Correios e seria utilizado para cobrir os custos de operação da nacionalização das encomendas.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Compras internacionais: a história do limite de 50 dólares”
“Por que tanta preocupação com a composição dos cosméticos?”
“12 ingredientes que devem ser evitados”
“Lojas e marcas especializadas”

sexta-feira, 24 de junho de 2011

12 ingredientes que devem ser evitados

Em outubro de 2010, a David Suzuki Foundation — instituição canadense voltada para a preservação ambiental — divulgou os resultados de uma pesquisa sobre a presença de 12 ingredientes potencialmente nocivos em cosméticos, chamados em inglês de Dirty Dozen. Os participantes receberam a tarefa de verificar listas de ingredientes à procura desses Dirty Dozen, que são substâncias relacionadas a problemas de saúde e problemas ambientais, como câncer, disfunções reprodutivas, asma e alergias graves.


Traduzi um trecho logo abaixo:
Mais de 6.200 indivíduos participaram da nossa pesquisa, fornecendo informações sobre mais de 12.500 produtos de cuidado pessoal. Os resultados são perturbadores: 
  • Quase 80% dos produtos reportados continham um dos ingredientes Dirty Dozen;
  • Mais da metade dos produtos reportados continham múltiplos ingredientes Dirty Dozen;
  • Os participantes foram incapazes de encontrar listas de ingredientes em mais de 1.000 produtos.”
Um guia de bolso sobre esses 12 ingredientes está disponível neste link. Para saber sobre eles em português, veja a tradução a seguir:
  • BHA (Butylated Hydroxyanisole, Butil-hidroxianisol) e BHT (Butylated Hydroxytoluene, Butil-hidroxitolueno): Em hidratantes, maquiagens etc. Podem causar câncer e interferir no funcionamento hormonal. Nocivos a peixes e outros animais e plantas selvagens.
  • Coal tar dyes (corantes de alcatrão de hulha): Procure por P-Phenylenediamine (P-Fenilenodiamina) em tinturas para cabelo e por cores identificadas como “C.I.” e seguidas por cinco dígitos em outros produtos. Potenciais causadores câncer e podem estar contaminadas por metais pesados tóxicos para o cérebro.
  • Cyclomethicone (Ciclometicone) e Siloxanes (Siloxanos): Amplamente usados em hidratantes, maquiagens, produtos para o cabelo etc. Podem interferir na função hormonal e causar danos ao fígado. Nocivos a peixes e outros animais e plantas selvagens.
  • DEA (Diethanolamine, Dietanolamina), MEA (Monoethanolamine, Monoetanolamina) e TEA (Triethanolamine, Trietanolamina): Em produtos cremosos e que formam espuma, como hidratantes e xampus. Podem reagir e formar nitrosaminas causadoras de câncer. Nocivos a peixes e outros animais e plantas selvagens.
  • Dibuthyl Phthalate (Dibutilftalato): Em produtos para as unhas. Tóxico para o sistema reprodutivo e pode interferir no funcionamento hormonal. Nocivo a peixes e outros animais e plantas selvagens.
  • Formaldehyde-releasing preservatives (conservantes que liberam Formaldeído): Procure por DMDM Hydantoin (DMDM Hidantoína), Diazolidinyl Urea (Diazolidinil Uréia), Imidazolidinyl Urea (Imidazolidinil Uréia), Methenamine (Metenamina) ou Quaternium-15 (Quatérnio-15). Amplamente usados em produtos para o cabelo, hidratantes etc. Formaldeído causa câncer. 
  • Parabens (Parabenos): Amplamente usados em maquiagens, hidratantes etc. Podem interferir no funcionamento hormonal. Associados ao câncer de mama. 
  • Parfum (Perfume): Amplamente usado, mesmo em produtos apresentados como “sem perfume” (muitas vezes é o último ingrediente). Mistura de compostos químicos que podem provocar alergias e asma. Alguns estão relacionados a câncer e neurotoxicidade. Alguns são nocivos a peixes e outros animais e plantas selvagens. 
  • PEG (Polyethylene Glycol, Polietilenoglicol): Amplamente usado em condicionadores, hidratantes, desodorantes etc. Pode estar contaminado por 1,4-Dioxane (1,4-Dioxano), que pode causar câncer.
  • Petrolatum (Petrolato): Em produtos para o cabelo, protetores labiais, batons, produtos para a pele. Produto derivado de petróleo que pode estar contaminado por impurezas causadoras de câncer.
  • Sodium Laureth Sulphate (SLES, Lauril Éter Sulfato de Sódio) e Sodium Lauryl Sulphate (SLS, Lauril Sulfato de Sódio): Em produtos que formam espuma como xampus, sabonetes líquidos, espumas para banho. SLES pode estar contaminado por 1,4-Dioxane (1,4-Dioxano), que pode causar câncer. SLS pode causar danos ao fígado. Nocivos a peixes e outros animais e plantas selvagens. 
  • Triclosan (Triclosano): Em produtos bactericidas como cremes dentais, sabonetes, desinfetantes para as mãos. Pode interferir no funcionamento hormonal e contribuir para a formação de bactérias resistentes a antibióticos. Nocivo a peixes e outros animais e plantas selvagens.”
Minha posição (leiga) diante disso tudo: novas descobertas são feitas a cada dia e as relações de causa e efeito muitas vezes não são muito claras; por outro lado, sabendo do risco potencial desses 12 ingredientes (e de outros, há diversas variações de listas de ingredientes polêmicos), prefiro usar produtos dos quais eles não façam parte, ou pelo menos produtos nos quais bem poucos desses ingredientes apareçam. Quando questionados, muitas vezes os fabricantes afirmam que os ingredientes estão sendo usados em níveis de concentração seguros, mas eu concordo com quem levanta a preocupação quanto ao acúmulo de substâncias nocivas. Afinal, costumamos ter contato com um grande número de produtos de higiene e beleza todos os dias. Sem contar a nossa exposição a muitas outras substâncias tóxicas, presentes em alimentos e no trânsito, por exemplo.

Quem leva em consideração esse tipo de pesquisa sabe que no Brasil a oferta de cosméticos naturais ou orgânicos ainda é muito restrita. Por isso comecei a procurar mais opções em sites estrangeiros que entregam aqui, e comecei a ler resenhas sobre os produtos que mais me interessavam em inúmeros blogs. O Tantas Plantas foi criado para registrar o resultado das minhas buscas — e, quem sabe, ajudar pessoas que tenham essa mesma preferência.

Sugestões, críticas construtivas, correções e elogios são sempre bem-vindos. Espero que a leitura seja útil!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

ATUALIZAÇÃO:

Costumo evitar também os ingredientes abaixo. Os motivos podem ser vistos na base de dados do Environmental Working Group. Para acessar o resultado de um determinado item, basta colocar o nome do ingrediente em inglês no primeiro campo da página inicial e clicar em “Search”.

Essa lista poderá ganhar acréscimos ao longo do tempo. O blog Fig + Sage, que encerrou suas atividades mas felizmente continua no ar, oferece uma lista bastante extensa, no post “37 Ingredients to Avoid in Your Beauty Products”.

  • Bismuth Oxychloride (Oxicloreto de Bismuto).
  • Chlorphenesin (Clorfenesina).
  • Corantes sintéticos (Lake, D&C, FD&C).
  • Hydroquinone (Hidroquinona).
  • Methylchloroisothiazolinone (Metilcloroisotiazolinona) / Kathon CG.
  • Methylisothiazolinone (Metilisotiazolinona) / Kathon CG.
  • Oxibenzone (Oxibenzona).
  • Phenoxyethenol (Fenoxietanol).
  • Propylene Glycol (Propilenoglicol).
  • Retinyl Palmitate (Palmitato de Retinila) / Retynol (Retinol).
  • Talc (Talco), a não ser que o produto seja certificado por uma instituição rigorosa como o BDIH, por exemplo.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM: