quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Oferta-relâmpago na Spirit Beauty Lounge

Acabei de ver no Facebook: a loja virtual americana Spirit Beauty Lounge está dando 20% de desconto em qualquer compra acima de US$100,00, somente entre as 11:00 e as 17:00 EST de hoje. Isso no horário de Nova York, que é algumas horas mais atrasado em relação ao nosso, então ainda temos um tempinho extra para tomar uma decisão. O código da promoção é “83111FLASH”.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“O que é importante saber antes de comprar em sites estrangeiros
“Loja virtual: Spirit Beauty Lounge”

Resenha: xampus e condicionadores da John Masters Organics

Quando comecei a escrever o Tantas Plantas, um dos primeiros produtos que eu quis comentar foi o Citrus & Neroli Detangler (algo como Desembaraçador de Cítricos e Néroli, em português), um condicionador que também pode ser usado sem enxágue, da marca americana John Masters Organics. Só não fiz isso antes porque o frasco que estava em uso aqui em casa já estava abaixo da metade, então resolvi adiar a resenha para quando chegasse a reposição e assim poder fazer uma foto melhor.

Citrus and Neroli Detangler, da John Masters Organics
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Resumindo numa única frase, é sem exagero o melhor condicionador e o melhor leave-in que eu já usei. Sendo que eu já experimentei uma quantidade enorme de produtos, de várias faixas de preço e várias marcas, das mais artificiais às mais orgânicas, passando por muitas ditas naturais que ficam num meio-termo. O Citrus & Neroli Detangler está em conformidade total com os padrões atuais do que seria desejável em cosméticos orgânicos, ao mesmo tempo em que dá um resultado excelente.

Meu cabelo é naturalmente preto e liso, com grau de oleosidade normal e fios nem especialmente grossos e nem particularmente finos. Gosto de lavar o cabelo todos os dias de manhã, e quando o verão do Rio está no auge também molho o cabelo no banho da noite e nos banhos extras, se forem necessários. Nunca uso secador. Geralmente deixo os fios crescerem até pouco abaixo dos ombros e antes de conhecer o Citrus & Neroli Detangler era comum descobrir um monte de nós de tempos em tempos, mas hoje em dia esses nós terríveis raramente aparecem. Uma quantidade do tamanho de uma moeda de cinquenta centavos desse condicionador é suficiente para desembaraçar tudo, com a maior facilidade, usando apenas os dedos, durante o banho mesmo.

O cabelo fica macio, solto e saudável. Muitas vezes aplico uma segunda porção do Citrus & Neroli Detangler como leave-in, nos fios ainda úmidos mas já penteados. Nesse caso, a quantidade é até menor, equivalente a um amendoim, e isso é o bastante para passar da metade para as pontas. Esse reforço nunca deixa o cabelo pesado, simplesmente o torna ainda mais hidratado.

O produto tem cor de marfim e um cheiro incrível, que surge da mistura de óleos essenciais de toranja (grapefruit), limão, néroli, elemi e capim-limão. Evoca algum tipo de sobremesa cítrica cremosa. Não fica intenso demais e não é enjoativo, na minha opinião. A consistência não é muito densa, o que permite que o condicionador seja espalhado nos fios sem esforço. A embalagem é bem minimalista e neutra, feita de plástico reciclável esbranquiçado e fosco, ao mesmo tempo flexível e resistente, com tampa preta.

Gosto muito de alternar com outro condicionador da John Masters Organics, o Rosemary & Peppermint Detangler (Desembaraçador de Alecrim e Hortelã-pimenta). A composição é bastante semelhante, porém não deve ser usado como leave-in por causa do óleo essencial de hortelã — apesar de ajudar a regular a oleosidade e a evitar irritação no couro cabeludo quando usado como condicionador com enxágue, se deixado no cabelo e no couro cabeludo por um tempo longo pode acabar justamente deixando a pele irritada.

A cor desse produto é branca e a consistência é um pouco menos líquida. O efeito nos fios é bem semelhante ao do Citrus & Neroli Detangler, e vai até um pouco além, deixando uma deliciosa sensação refrescante. E o aroma do Rosemary & Peppermint Detangler é extremamente agradável, uma combinação leve e revigorante de óleos essenciais de hortelã-pimenta, alecrim, rosa, gerânio, hortelã-das-hortas e nardo.

Copio as listas de ingredientes logo a seguir. Hoje não incluí os termos traduzidos em português porque este será um texto bem extenso, mas se alguém sentir falta posso fazer isso na seção de comentários.
Citrus & Neroli Detangler: Aloe barbadensis (aloe vera leaf juice) gel*, aqua (water), behentrimonium methosulfate, cetearyl alcohol, panthenol (vitamin B5), hydrolyzed soy protein, wheat amino acids, sorbitol, Simmondsia chinensis (jojoba) seed oil*, Cocos nucifera (coconut) oil*, Helianthus annuus (sunflower) seed oil*, lecithin, tocopherol, glycerin, citric acid, Citrus grandis (grapefruit) peel oil*, Citrus medica limonum (lemon) peel oil*, Citrus aurantium dulcis (neroli) flower oil*, Canarium luzonicum (elemi) gum nonvolatiles*, Cymbopogon shoenanthus (lemongrass) oil*, sodium benzoate, potassium sorbate, Arnica montana (arnica) flower extract*, Camellia sinensis (white tea) leaf extract*, Chamomilla recutica (chamomile) flower extract*, Calendula officinalis (calendula) flower extract*, Equisetum hiemale (horsetail) leaf/stem extract*, Foeniculum vulgare (fennel) seed extract*, Lonicera caprifolium (honeysuckle) flower extract, Linum usitatissimum (flaxseed) seed oil*, Borago officinalis (borage) seed oil*, sodium hyaluronate (hyaluronic acid), sulfur. Made with 17 certified-organic ingredients.
* NOP certified organic.
Rosemary & Peppermint Detangler: Aloe barbadensis (aloe vera leaf juice) gel*, aqua (water), behentrimonium methosulfate, cetearyl alcohol, panthenol (vitamin B5), hydrolyzed soy protein, wheat amino acids, sorbitol, Simmondsia chinensis (jojoba) seed oil*, Cocos nucifera (coconut) oil*, Helianthus annuus (sunflower) seed oil*, lecithin, tocopherol, glycerin, citric acid, Citrus mentha piperita (peppermint) leaf oil*, Rosmarinus officinalis (rosemary) leaf oil*, Rosa damascena (rose) flower oil*, Pelargonium graveolens (geranium) flower oil*, Mentha spicata (spearmint) leaf oil*, Nardostachys jatamansi (spikenard) leaf oil*, sodium benzoate, potassium sorbate, Arnica montana (arnica) flower extract*, Camellia sinensis (white tea) leaf extract*, Chamomilla recutica (chamomile) flower extract*, Calendula officinalis (calendula) flower extract*, Equisetum hiemale (horsetail) leaf/stem extract*, Foeniculum vulgare (fennel) seed extract*, Lonicera caprifolium (honeysuckle) flower extract, Linum usitatissimum (flaxseed) seed oil*, Borago officinalis (borage) seed oil*, sodium hyaluronate (hyaluronic acid), sulfur. Made with 18 certified-organic ingredients.
* NOP certified organic.
Já os meus xampus preferidos são o Bare Unscented Shampoo for All Hair Types (algo como Xampu “Despido” e Sem Perfume para Todos os Tipos de Cabelo) e o Lavender Rosemary Shampoo for Normal Hair (Xampu de Lavanda e Alecrim para Cabelo Normal) — os nomes são bem diretos e descritivos.

Há apenas um porém: a espuma não é igual à dos xampus convencionais aos quais eu estava acostumada. É uma espuma bem menos concentrada e menos untuosa, diferente daquela massa compacta de bolhas, às vezes quase semelhante a claras em neve, característica de tantos xampus de fármacia ou de salão de beleza. Pelo que eu tenho visto em xampus orgânicos, esse é o preço a se pagar pela ausência de parabenos, etanolaminas (DEA, MEA e TEA), lauril sulfato de sódio, corantes artificiais, fragrâncias sintéticas, petroquímicos, organismos geneticamente modificados, entre outros componentes polêmicos.

Também não é muito fácil distribuir a espuma pelo cabelo todo. Antes de tudo, é preciso agitar bem o frasco, conforme as instruções da embalagem. Depois, para produzir a espuma de um modo mais uniforme, prefiro colocar uma pequena quantidade de xampu na parte de cima da cabeça, em seguida outra pequena porção na lateral esquerda do cabelo, e mais outra na lateral direita, para só então molhar um pouco mais, massagear e enxaguar.

As doses são de fato reduzidas; após um bocado de experimentação percebi que, mesmo usando muito xampu, a espuma não fica extraordinariamente espessa. Repetir a operação costuma formar mais espuma, mas na verdade não acho necessário fazer essa segunda lavagem, porque quantidades pequenas, aplicada nas três áreas citadas, já são realmente suficientes para lavar bem o cabelo. Ou seja, embora formem menos espuma, o Bare Unscented Shampoo for All Hair Types e o Lavender Rosemary Shampoo for Normal Hair rendem mais.

E, se por um lado a experiência durante o banho não chega a ser fantástica, por outro o cabelo depois fica muito mais brilhante, limpo e nada ressecado, em comparação com os xampus comuns.

No momento o meu favorito é o Bare Unscented Shampoo, de uso diário, sem perfume e indicado para todos os tipos de cabelo. Pode parecer estranho, mas eu, que amo fragrâncias naturais, também adoro sentir o cheiro de cosméticos sem aromatizantes. A linha Bare Unscented foi lançada neste ano e contém quatro itens: xampu, condicionador, gel de banho e hidratante corporal. É voltada para pessoas com sensibilidade excessiva a fragrâncias (mesmo que naturais) e pode ser usada como base para acrescentar óleos essenciais (interessante para quem pratica aromaterapia). A embalagens são do mesmo tipo dos condicionadores, mas têm tampas brancas e letras mais claras. O xampu é totalmente incolor e transparente, como pode ser visto na foto abaixo. Possui extratos e óleos vegetais na composição, no entanto nenhum óleo essencial, ficando de fato sem qualquer aroma de plantas.

Bare Unscented Shampoo for All Hair Types, da John Masters Organics
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Também estou muito satisfeita com o Lavender Rosemary Shampoo. O efeito no cabelo é equivalente ao do Bare Unscented Shampoo, porém a embalagem tem uma coloração bem escura, que lembra café. A tampa é preta. O produto tem uma tonalidade de calda de caramelo. O cheiro é uma reunião equilibrada e simples de óleos essenciais de lavanda e de alecrim.

As listas de ingredientes completas são as seguintes:
Bare Unscented Shampoo for All Hair Types: Aloe barbadensis (aloe vera leaf juice) gel*, aqua (water), decyl glucoside, sodium lauroamphoacetate, sodium cocoyl sulfoacetate, babassuamidopropyl betaine, panthenol, guar hydroxypropyl trimonium chloride, hydrolyzed soy protein, hydrolyzed wheat protein, sodium pca, hyaluronic acid, sorbitol, arginine, serine, threonine, Linum usitatissimum (flaxseed) seed oil*, Borago officinalis (borage) seed oil*, Helianthus annuus (sunflower) seed oil*, Simmondsia chinensis (jojoba) seed oil*, Oenothera biennis (evening primrose) oil*, soy tocopherols, Symphytum officinale (comfrey) leaf extract*, Chamomilla recutica (chamomile) flower extract*, Lavandula angustifolia (lavender) flower/leaf/stem extract*, Urtica dioica (nettle) root extract*, Equisetum hiemale (horsetail) leaf/stem extract*, Achillea millefolium (yarrow) extract*, Camellia sinensis (white tea) extract*, Salix alba (willow) bark extract*, sodium benzoate, potassium sorbate. Made with 14 certified-organic ingredients.
* NOP certified organic.
Lavender Rosemary Shampoo for Normal Hair: Aloe barbadensis (aloe vera leaf juice) gel*, aqua (water), decyl glucoside, sodium lauroamphoacetate, sodium cocoyl sulfoacetate, babassuamidopropyl betaine, panthenol (vitamin B5), Lavandula angustifolia (lavender) oil*, Rosmarinus officinalis (rosemary) leaf oil*, hydrolyzed soy protein, wheat amino acids, sorbitol, Symphytum officinale (comfrey) leaf extract*, Chamomilla recutica (chamomile) flower extract*, Lavandula angustifolia (lavender) flower/leaf/stem extract*, Urtica dioica (nettle) root extract*, Equisetum hiemale (horsetail) leaf/stem extract*, Achillea millefolium (yarrow) extract*, Camellia sinensis (white tea) extract*, Salix alba (willow) bark extract*, Lonicera caprifolium (honeysuckle) flower extract, potassium sorbate, sodium benzoate, guar hydroxypropyl trimonium chloride, Linum usitatissimum (flaxseed) seed oil*, Borago officinalis (borage) seed oil*, Helianthus annuus (sunflower) seed oil*, Simmondsia chinensis (jojoba) seed oil*, tocopherol, sulfur, glycerin. Made with 15 certified-organic ingredients.
* NOP certified organic.
Para tornar tudo ainda melhor, todos esses produtos podem ser usados também em crianças, mesmo as pequenas como a minha filha de três anos — e dão resultados ótimos nela. De acordo com o serviço de atendimento ao consumidor da marca, somente não é indicado o uso do Citrus & Neroli Detangler como leave-in, pois os óleos essenciais da sua composição podem irritar a pele de pessoas tão novinhas. E deve-se ter o cuidado de não deixar a espuma dos xampus entrar em contato com os olhos, pois suas fórmulas não são do tipo “sem lágrimas”.

Embora as embalagens ainda não apresentem porcentagens, quando perguntei sobre isso o pessoal do SAC me disse que essas fórmulas têm uma proporção entre 72% e 75% de ingredientes orgânicos.

Os xampus e os condicionadores da John Masters Organics têm tudo para agradar também a homens. E podem ser usados em cabelos tingidos.

O fundador da marca, John Masters, é um cabeleireiro bem-sucedido em Nova York que se interessou por produtos orgânicos nos anos 1980, começou a se dar conta dos riscos inerentes à inalação e ao manuseio de substâncias químicas fortes no cotidiano do salão, lançou sua própria linha de cosméticos orgânicos para o cabelo no início da década de 1990 e uma linha de itens para a pele em 2001. Sua marca é uma referência de qualidade e é sempre premiada nas avaliações de revistas e sites especializados em beleza.

Uma boa forma de fazer um teste é comprar o Essential Travel Kit, um conjunto com miniaturas de 30ml dos seguintes itens: Lavender Rosemary Shampoo for Normal Hair, Citrus & Neroli Detangler, Blood Orange & Vanilla Body Wash e Blood Orange & Vanilla Body Lotion.

Os preços são bastante acessíveis nos Estados Unidos (esses produtos capilares custam US$16,00 por 236ml, com exceção do Bare Unscented Shampoo, a US$14,50, e do Travel Kit, que custa US$14,00), mas infelizmente não encontrei nenhuma loja americana que entregasse os produtos dessa empresa aqui no Brasil. Compro sempre então na Love Lula* ou na Bath & Unwind (ATUALIZAÇÃO, 31/07/2013: a Bath & Unwind parou de trabalhar com essa marca, mas felizmente a Naturisimo é uma boa alternativa), que por serem lojas inglesas têm preços um pouco mais altos, mesmo assim eu acho que valem muito a pena — sendo que é sempre útil lembrar que a Love Lula dá 15% de desconto para todos os clientes de fora da União Europeia.

Como eu adoro novidades, de vez em quando uso itens de outras empresas, mas ainda não encontrei nada que funcionasse tão bem no meu cabelo. Algumas alternativas parecem dar certo inicialmente, no entanto após mais ou menos seis lavagens a performance começa a decair, então invariavelmente volto para a John Masters Organics, e mais uma vez fico feliz por ter encontrado uma marca tão eficaz.

ATUALIZAÇÃO, 01/07/2014: Nos últimos tempos tenho usado muito o Bare Unscented Detangler, condicionador sem perfume da John Masters Organics. Como os outros, também é de uso diário e é adequado para todos os tipos de cabelo, incluindo os tingidos. A lista de ingredientes encontra-se logo abaixo:
Bare Unscented Detangler: Aloe barbadensis (aloe vera leaf juice) gel*, aqua (water), behentrimonium methosulfate, cetearyl alcohol, panthenol, hydrolyzed soy protein, sorbitol, Simmondsia chinensis (jojoba) seed oil*, Cocos nucifera (coconut) oil*, hyaluronic acid, Helianthus annuus (sunflower) seed oil*, sulfur, Linum usitatissimum (flaxseed) seed oil*, Borago officinalis (borage) seed oil*, soy lecithin, soy tocopherols, citric acid, Arnica montana (arnica) flower extract*, Camellia sinensis (white tea) leaf extract*, Chamomilla recutica (chamomile) flower extract*, Calendula officinalis (calendula) flower extract*, Equisetum hiemale (horsetail) leaf/stem extract*, Foeniculum vulgare (fennel) seed extract*, potassium sorbate, sodium benzoate. Made with 12 certified-organic ingredients.
* NOP certified organic.
Link afiliado. Mais informações em “Loja virtual: Love Lula”.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: Sabonete #49 Castanha-do-Pará 72% Bio, da Sachi”
“Resenha: Sabonete Cupuaçu e Shampoo Sólido Castamuru, da Fefa Pimenta”
“Resenha: Sabonete Argila Vermelha e Aloe Vera, da Reserva Folio”
“Resenha: Condicionador de Castanha, da Ewé”
“Resenha: condicionador Shine & Care Hair Conditioner, da Lavera”
“Novidades na estrutura do blog”

domingo, 28 de agosto de 2011

Resenha: óleo de rosa mosqueta Rosehip Oil, da Neal's Yard Remedies

Há alguns meses fiz uma pequena cirurgia dermatológica que me deixou com uma cicatriz oval e bem escura, de aproximadamente 1,5cm de comprimento. Por indicação médica, comecei a utilizar um gel à base de silicone um mês depois, duas vezes ao dia, e persisti nesse tratamento por quatro semanas, quando decidi passar a usar óleo de rosa mosqueta, porque o tratamento original não estava dando muito resultado. Comprei um vidro de Rosehip Oil (Óleo de Rosa Mosqueta), da marca inglesa Neal's Yard Remedies, na loja virtual também inglesa Bath & Unwind, e não me arrependi.

Rosehip Oil, da Neal's Yard Remedies
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

A encomenda levou quatro semanas para chegar na minha casa, nesse período continuei aplicando o gel de silicone. Nesse total de dois meses de uso do gel, a cicatriz não piorou, mas por outro lado também não apresentou uma melhora significativa, e a pele ao redor começou a ficar cada vez mais ressecada, mesmo com o uso complementar de hidratante corporal.

O óleo de rosa mosqueta possui altas concentrações de vitaminas e ácidos graxos essenciais, e é amplamente reconhecido por sua capacidade natural de regenerar e fortalecer tecidos. Está presente na composição de inúmeros cosméticos, principalmente para peles sensíveis e desvitalizadas. Não deve, no entanto, ser usado feridas abertas.

Os resultados não são instantâneos, mas são evidentes. Após dois meses de uso diário do Rosehip Oil, de manhã e de noite, a minha cicatriz diminuiu bastante e está consideravelmente mais clara do que antes. Além disso, a pele ressecada da região melhorou muito. Já até encomendei outro vidro, pois essas compras internacionais sempre demoram para ser entregues, e sei que o tratamento só vai poder ser dado como concluído daqui a um bom tempo.

Os fabricantes são unânimes em afirmar que o óleo de rosa mosqueta é eficaz também para suavizar estrias, linhas de expressão, manchas e sinais de envelhecimento cutâneo causados por exposição ao sol. Pode ser usado puro, ou misturado a outros produtos para o rosto (inclusive ao redor dos olhos) ou o corpo. Copiei abaixo a lista de ingredientes do Rosehip Oil da Neal's Yard Remedies.
Rosa canina (Rosehip) fruit oil* / óleo de fruto de rosa mosqueta*.
* Organically produced. Made with 100% organic ingredients. This is a vegan product. / * Produzido de forma orgânica. Feito com 100% de ingredientes orgânicos. Este é um produto vegan.
Como pode ser visto na foto acima, o óleo vem num vidro azul-escuro lindo, típico da Neal's Yard Remedies, com capacidade para 50ml. Custa £16,35 £17,50 (ATUALIZAÇÃO, 29/03/15). Como a embalagem não possui dosador, prefiro transferir o Rosehip Oil para um frasquinho esterilizado de vidro, bem menor e com uma abertura também menor, pois assim acho mais fácil controlar a saída do líquido. O óleo tem uma cor de abóbora bem acentuada que me assustou um pouco de início, mas fiquei mais tranquila quando vi que ele não deixa a pele manchada. Possui um aroma perceptível mas não desagradável. Não chega a ser praticamente inodoro como óleo de canola, no entanto também não é um odor forte como o de azeite de oliva, por exemplo. É rapidamente absorvido e não deixa a sensação de pele gordurosa. Gosto muito de usá-lo também em áreas do corpo em que a pele é mais seca, como pernas, joelhos e cotovelos.

O único porém desse produto é o prazo relativamente curto de 3 meses para utilização. Isso se deve ao fato do Rosehip Oil ser 100% composto de puro óleo de rosa mosqueta, sem qualquer tipo de aditivo ou conservante. Já outra marca inglesa, a Pai Skincare, aumenta esse tempo de vida útil adicionando vitamina E de procedência vegetal ao seu Rosehip BioRegenerate Fruit & Seed Oil Blend, de 30ml, entregue no Brasil pelas lojas Love Lula e pela Spirit Beauty Lounge. (ATUALIZAÇÃO, 17/02/13: A loja virtual da Pai Skincare também envia o Rosehip BioRegenerate Fruit & Seed Oil Blend para o Brasil.)

O mesmo foi feito pela marca brasileira Ikove com o seu Óleo Vegetal de Rosa Mosqueta, de 100ml, à venda no site da própria marca por R$53,00 R$59,00 (ATUALIZAÇÃO, 29/03/15). Mesmo assim, e apesar de também gostar muito da Pai Skincare e da Ikove, optei pelo óleo da Neal's Yard por ser certificado orgânico pela rigorosa Soil Association e por ser extraído do fruto da rosa mosqueta, que segundo a Pai Skincare contém concentrações de antioxidantes e ácidos graxos superiores às do óleo extraído da semente dessa planta.

E preferi não adquirir uma outra alternativa nacional, facilmente encontrada nas farmácias (pelo menos aqui no Rio de Janeiro), porque contém fragrância artificial e o conservante BHT, associado a casos de câncer e de interferência no funcionamento hormonal, além de ser tóxico para peixes e outros animais e plantas selvagens.

ATUALIZAÇÃO, 23/03/12: Há alguns dias, uma leitora tentou comprar produtos da NYR na Bath & Unwind e foi informada de que essa loja não pode mais enviar produtos dessa marca para fora do Reino Unido. Uma boa alternativa é a Feel Unique, que trabalha com praticamente todos os produtos da Neal's Yard e entrega no Brasil.

ATUALIZAÇÃO, 17/02/13: Ultimamente esse produto não está mais aparecendo na Feel Unique. A saída seria comprar diretamente da Neal's Yard Remedies, mas o frete é incrivelmente caro (£45,00). Por outro lado, existem também as alternativas mencionadas no texto. E há algumas semanas comprei uma outra opção nacional, o Óleo de Rosa Mosqueta da marca Phytoterápica, presente na grande maioria das lojas físicas de produtos naturais que frequento aqui no Rio (e provavelmente em cidades de outros estados também). É 100% puro, extraído das sementes do fruto da rosa mosqueta, e é isento de aditivos químicos ou conservantes. Vem num vidro âmbar com 30ml de óleo, dentro de uma caixinha de papel, custa R$33,90 R$42,00 (ATUALIZAÇÃO, 29/03/15).

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Aromaterapia: onde encontrar óleos vegetais orgânicos”
“Resenha: Wild Rose Balm, da Phoenix Botanicals”
“Resenha: Creme Facial Noturno de Rosas, da Ikove
“Resenha: creme para os olhos Echium Anti-ageing Eye Cream, da Pai Skincare”
“Meu relato sobre dermatite atópica e o uso de produtos naturais com ingredientes orgânicos”

domingo, 21 de agosto de 2011

Resenha: blush multiuso na cor Spark e gloss nas cores Sultry e Twinkle, da Vapour

Uma das melhores surpresas que tive foi a descoberta de maquiagens orgânicas e naturais que não deixam nada a dever na comparação com itens de fabricantes convencionais. Em dois textos anteriores falei de cosméticos para preparar a pele: primer, base, corretivo e pó facial, a maioria da marca americana Vapour Organic Beauty. Agora vou finalmente tratar de itens mais coloridos, começando pelo o Aura Multi-Use Blush na cor Spark, um excelente produto dessa mesma empresa e que pode ser usado blush, batom e sombra.

Da esquerda para a direita: Elixir Lip Gloss na cor Sultry, Elixir Lip Gloss na cor Twinkle,
Aura Multi-use Blush na cor Spark, todos da Vapour Organic Beauty
Clique na imagem para aumentar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

No lado esquerdo da foto acima aparece o Elixir Lip Gloss na cor Sultry, no meio está o mesmo produto na cor Twinkle e à direita se vê a versão em miniatura do Aura Multi-Use Blush na cor Spark, que faz parte de um conjunto chamado Essential Mini Collection. Custa US$34 e vem com primer, base e esse blush, em três tubinhos de quase 3g cada. [ATUALIZAÇÃO, 08/05/13: Esse kit foi descontinuado.]

Já a versão full-size do Aura Multi-Use Blush vem com quase 10g e custa US$28, um preço que compensa bastante, pois o produto tem um rendimento impressionante. Eu uso o meu mini pelo menos três vezes por semana, há nove meses, e ainda assim ele está muito longe de acabar; acho que isso só vai ocorrer dentro de uns quatro ou cinco meses.

Antes de mudar para alternativas naturais, dois dos meus produtos preferidos também eram itens multiuso, com apresentação em forma de bastão: o icônico The Multiple na cor South Beach e o Multiple Bronzer na cor Tuomota, ambos da Nars. Como não contém silicones e nem propilenoglicol na sua composição (além de ser isento de corantes artificiais, parabenos e vários outros ingredientes polêmicos mencionados em outros textos deste blog), o Aura Multi-Use Blush tem uma textura diferente, menos cream-to-powder e menos deslizante, mas seu resultado também é admirável, na minha opinião. Sem contar o meu alívio por não ingerir esses componentes potencialmente nocivos — produtos para os lábios sempre terminam sendo parcialmente engolidos, mesmo que involuntariamente.

O Aura Multi-Use Blush é bem cremoso e homogêneo, extremamente fácil de aplicar com os dedos (pincéis ou esponjas também podem ser usados mas não são necessários), e nunca causou alergias, espinhas ou cravos na minha pele mista. A cor Spark é um matiz rosa-pêssego lindo, que dá vida ao rosto sem deixar a maquiagem pesada, e pertence à denominação Classic, composta de tonalidades com acabamento mate. Para quem gosta de cintilante, existe a categoria Radiant, e as opções Stain são voltadas para quem prefere cores mais intensas e duradouras. Como blush, o tom Spark fica perfeito, bem saudável e natural. Usado como batom, tem um efeito mais claro e opaco, e ajuda a hidratar os lábios, sem deixar gosto algum. Como sombra, dá uma coloração mais forte, muito interessante. Minhas quatro utilizações favoritas são: somente nas bochechas, somente na boca, somente nos olhos, simultaneamente na boca e nas bochechas.

O aroma é o mesmo da base Atmosphere Luminous Foundation e do corretivo Illusionist Concealer. De acordo com o site, uma combinação de ervas orvalhadas e frutas maduras, com um fundo amadeirado de árvores e terra molhada. É bem leve e agradável, eu adoro.

O brilho labial Elixir Lip Gloss é um ótimo complemento para o Aura Multi-Use Blush. Custa US$ 20 e vem numa embalagem muito funcional e discreta de 10,6ml. Tive a sorte de ganhar esse produto no tom Sultry de brinde, na minha primeira compra no site da Vapour, e o tom Twinkle na minha compra seguinte. É um dos melhores glosses que eu já usei — bastante pigmentado, tem uma boa duração, é bem hidratante, não tem gosto amargo, não escorre e não deixa os lábios grudentos. O cheiro é uma espécie de tutti-frutti, que na verdade não é uma das minhas fragrâncias prediletas, mas não fica intenso por um tempo longo e nem chega a comprometer a avaliação.

Dependendo da quantidade aplicada, dá um efeito bem brilhante; quando quero um resultado mais sutil, passo batom por cima do gloss, e acho que fica muito bonito assim. Também gosto de usar o Elixir Lip Gloss sozinho. Sultry é um tom marrom-acobreado, quente, com partículas quase invisíveis de glitter. É o meu preferido, acentua bem a cor natural dos meus lábios. Twinkle é uma tonalidade rosa-chiclete, fria, com mais cintilância e menos coloração, que combina com um visual não muito focado na boca.

Tanto o blush quanto o gloss são vendidos para o Brasil pela loja virtual da própria Vapour e pela Spirit Beauty Lounge, sendo que em ambas também é possível comprar amostras de todos os itens de maquiagem disponíveis. [ATUALIZAÇÃO, 08/05/13: A Vapour não trabalha mais com o Brasil, mas felizmente a Spirit Beauty Lounge continua entregando aqui.] Os dois produtos têm embalagens plásticas recicláveis, acondicionadas em caixas de papel impressas com tintas à base de soja. Suas fórmulas são 100% naturais e contêm 70% de ingredientes orgânicos, sendo que os 30% restantes são majoritariamente compostos de minerais (pigmentos naturais) e vitamina E  (antioxidante que atua também como conservante). Copiei abaixo as composições.
Aura Multi-Use Blush: Organic Helianthus annuus (sunflower) oil / óleo de girassol orgânico, organic Cera alba (beeswax) / cera de abelha orgânica, silica / sílica, castor isostearate beeswax succinate / isoestearato de mamona succinato de cera de abelha, organic Ricinus communis (castor) seed oil / óleo de mamona orgânico, essential oils & natural fruit essences / óleos essenciais e essências naturais de frutas, tocopherol (natural vitamin E) / tocoferol (vitamina E natural), Boswellia carteri (frankincense)* / olíbano*, organic Ocimum sanctum (tulsi / holy basil) / tulase orgânica, organic Nelumbo nucifera (lotus flowers) / flores de lótus orgânico [+/-: titanium dioxide / dióxido de titânio (CI 77891), iron oxides / óxidos de ferro (CI 77491, 77492, 77499), mica / mica (CI 77019), carmine / carmim (CI 75470)].
* Wildcrafted / cultivado em seu habitat original, sem pesticidas ou outros produtos químicos.
Elixir Lip GlossOrganic Ricinus communis (castor) seed oil / óleo de mamona orgânico, castor isostearate beeswax succinate / isoestearato de mamona succinato de cera de abelha, organic Cera alba (beeswax) / cera de abelha orgânica, essential oils & natural fruit essences / óleos essenciais e essências naturais de frutas, tocopherol (natural vitamin E) / tocoferol (vitamina E natural), organic Melissa officinalis (lemon balm) / melissa orgânica, Commiphora myrrha (myrrh)* / mirra*, organic Cetraria islandica (iceland moss) / musgo-da-islândia orgânico, organic Camellia sinensis (green tea) leaf / folha de chá verde orgânico, Stevia rebaudiana (stevia) extract / extrato de stévia [+/-: titanium dioxide / dióxido de titânio (CI 77891), iron oxides / óxidos de ferro (CI 77491, 77492, 77499), mica / mica (CI 77019), carmine / carmim (CI 75470)].
* Wildcrafted / cultivado em seu habitat original, sem pesticidas ou outros produtos químicos.
Para saber mais detalhes sobre a marca, sugiro a leitura do meu texto do dia 10/08/11. E deixo aqui uma informação que certamente vai interessar a quem acompanha o mundo da maquiagem de perto: um dos co-fundadores da Vapour Organic Beauty é o Eric Sakas, um insider da indústria americana da beleza há 20 anos — tendo sido também presidente e diretor criativo da marca criada pelo lendário maquiador Kevyn Aucoin, inclusive por um bom tempo após o prematuro falecimento do seu fundador.

ATUALIZAÇÃO, 02/07/13: Recentemente, uma amiga comentou que acha que o óleo de rícino (também chamado de óleo de mamona) faz com que batons fiquem com um gosto ruim. Diante dessa observação, acho importante mencionar que os glosses da Vapour têm um gosto de óleo de rícino bastante pronunciado. Já os produtos para os lábios das marcas Alima, RMS e Badger não apresentam esse problema, embora também possuam esse ingrediente na sua composição.

ATUALIZAÇÃO, 04/09/15: A loja online I Am Natural Store também trabalha com os produtos da Alima e faz entregas no Brasil.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha, loja virtual e promoção: base e corretivo da Vapour Organic Beauty”
“Resenha: primer Stratus Instant Skin Perfector, da Vapour, e pó facial translúcido Rose Silk Finishing Powder, da Jurlique”
“Resenha: protetores labiais coloridos Nourishing Lipbalm, da Alima Pure”
“Resenha: pincel #17 Blush Brush e blushes minerais Satin Matte Blush e Luminous Shimmer Blush, da Alima Pure”
“Resenha: Lip Tint and Shimmer, da Badger, nas cores Garnet, Rose Tourmaline, Copper e Red Jasper (todas complementadas com Opal)”

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Maquiagem: evitando contaminação

Vale a pena comentar que, por mais que esteja limpa, a pele sempre deixa resíduos em qualquer aplicador de maquiagem, seja ele uma almofada, uma esponja ou um pincel. Para evitar que esses resíduos acabem contaminando o meu Jurlique Rose Silk Finishing Powder ou qualquer outro pó solto, eu sempre derramo uma quantidade suficiente para um único uso numa superfície plana que possa ser facilmente lavada (um pratinho de louça, por exemplo), e uso um pincel para fazer a aplicação. Ou seja, um aplicador que não é o que vai ficar em contato com o pó depois, dentro da embalagem fechada.

A almofada que vem dentro da embalagem desse pó facial nunca é usada no rosto, portanto, e fica lá apenas para impedir a saída involuntária do pó pelos furinhos nas raras vezes em que eu levo o produto na minha bolsa.

Também para evitar contaminação de itens de maquiagem e a ocorrência de posteriores problemas na pele, é muito importante lavar pincéis, almofadas e esponjas com frequência. É preciso usar bastante água e sabonete líquido ou em barra, repetir a operação uma porção de vezes, até que a água do enxágue esteja transparente e incolor, tirar o excesso de água e depois deixá-los secar totalmente, à sombra e na posição horizontal, em cima de algo que ajude a absorver a umidade, como lenços de papel. Se os pincéis ficarem secando com as cerdas para cima, haverá um acúmulo de água na parte em que as cerdas se juntam ao cabo, e essa área nunca vai secar direito.

Eu lavo o meu material com sabonete em barra mesmo, os da Reserva Folio (sobre os quais já escrevi aqui no blog) são ótimos também para essa finalidade. Tem gente que sugere usar condicionador depois, mas eu não acho isso necessário. E não recomendo xampu de bebê, desses convencionais — por mais espantoso e triste que isso possa parecer, a composição deles é terrível! A lista de ingredientes desses xampus vendidos em farmácias não tem só um ou dois ingredientes potencialmente nocivos, tem múltiplos.

E costumo fazer essa limpeza uma vez por semana, mas há quem faça todos os dias (maquiadores profissionais, por exemplo). Só não dá para descuidar, deixar isso para lá durante meses e meses. E de todo modo é uma tarefa rápida, a não ser que a quantidade de itens seja enorme. Como eu não uso muitos pincéis, gasto apenas uns cinco minutos.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“12 ingredientes que devem ser evitados”
“Por que tanta preocupação com a composição dos cosméticos?”
“Resenha e swatches: batons, blushes, sombras e iluminadores da RMS Beauty”
“Resenha: blotting papers Original Aburatorigami e Evening Aburatorigami, da Tatcha”
“Resenha: blush multiuso na cor Spark e gloss nas cores Sultry e Twinkle, da Vapour”

domingo, 14 de agosto de 2011

Resenha: primer Stratus Instant Skin Perfector, da Vapour, e pó facial translúcido Rose Silk Finishing Powder, da Jurlique

Um produto bastante elogiado da Vapour Organic Beauty é o primer Stratus Instant Skin Perfector, um cosmético muito versátil que funciona como hidratante, primer e base incolor. No lado direito da foto abaixo aparece a versão em miniatura do Stratus, que faz parte de um trio chamado Essential Mini Collection. Custa US$34 e vem com 3 pequenas versões de ícones da marca, cada uma com quase 3g. Está disponível apenas na loja virtual da Vapour [ATUALIZAÇÃO, 08/05/13: Esse kit foi descontinuado].

Da esquerda para a direita: Rose Silk Finishing Powder, da Jurlique,
e Stratus Instant Skin Perfector, da Vapour Organic Beauty
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Já o Stratus Instant Skin Perfector em tamanho normal custa US$44 e é bem maior, vem com quase 16g. Para efeito de comparação, uma embalagem comum de batom contém em média 4g. Tanto o site da Vapour quanto a loja virtual Spirit Beauty Lounge o entregam aqui no Brasil e também vendem amostras para quem quiser testar antes de comprar. [ATUALIZAÇÃO, 08/05/13: A Vapour não trabalha mais com o Brasil, mas felizmente a Spirit Beauty Lounge continua entregando aqui.]

Como pode ser visto, ele vem em formato de bastão e tem a aparência de uma cera branca e fosca. Eu adoro a proposta clean e discreta da embalagem de plástico azul-escuro cintilante, que é ao mesmo tempo altamente funcional — o tubo é resistente sem ser bruto, a tampa fecha muito bem e o sistema que faz o cosmético subir e descer nunca fica emperrado.

O único aspecto com o qual não estou totalmente satisfeita é o aroma, que não é ruim e nem muito forte, mas também não é incrivelmente agradável. Segundo a minha irmã, o cheiro do Stratus lembra massa de modelar. Por outro lado, esse cheiro se mistura bem ao de outros cosméticos, como base ou pó facial, ficando bastante atenuado desse modo.

O produto é indicado para peles sensíveis, secas, maduras, normais e mistas. Pode ser usado tanto por mulheres quanto homens, de todas as idades. Está disponível para peles claras, médias e escuras, em três tonalidades (a minha é a 902), desenvolvidas para atender a cada tipo de subtom.

O Stratus Instant Skin Perfector funciona muito bem em conjunto com a base Atmosphere Luminous Foundation, um item de maquiagem também em bastão. Ainda não testei com a versão líquida dessa base, a Atmosphere Soft Focus Foundation, porque ela foi encomendada há poucas semanas e ainda não chegou. Caso desejado, o Stratus também pode ser usado sozinho, sem base em seguida, para um efeito totalmente incolor.

A aplicação é extremamente simples, basta passar o bastão diretamente no rosto limpo e seco, antes do restante da maquiagem, e espalhar com os dedos igualmente limpos. A pele fica realmente hidratada, com uma textura mais lisa e um tom mais uniforme e saudável, levemente luminoso, mas totalmente sem glitter. É uma mudança visível, e o Stratus cumpre também a promessa de melhorar a aparência dos poros aumentados, tornando-os bem menos perceptíveis.

Mais interessante ainda, o produto é 100% natural e contém 70% de ingredientes orgânicos certificados, sendo que boa parte dos 30% restantes é composta de pigmentos naturais e vitaminas. Ao contrário dos primers convencionais, não contém nenhuma gota de silicone e não bloqueia os poros. Além disso, é resistente a água e suor. Copiei abaixo a lista de ingredientes, incluindo os componentes em português. E já escrevi longamente sobre a Vapour Organic Beauty no texto de 10/08/11, por favor deem um pulinho lá para ver informações adicionais.
Organic Oenothera biennis (evening primrose) oil / óleo de prímula orgânica, organic Helianthus annuus (sunflower) oil / óleo de girassol orgânico, silica / sílica, organic Cera alba (beeswax) / cera de abelha orgânica, lysine / lisina, Sambucus nigra (elderberry) fruit extract / extrato do fruto do sabugueiro, organic lecithin / lecitina orgânica, organic Helianthus annuus (sunflower) seed oil & organic lecithin & organic Cucurbita pepo (pumpkin) seed oil & organic papain (papaya) / óleo de girassol orgânico & lecitina orgânica & óleo de abóbora orgânica e papaína (mamão-papaia) orgânica, mica / mica (CI 77019), titanium dioxide / dióxido de titânio (CI 77891), essential oils & natural fruit essences / óleos essenciais e essências naturais de frutas, tocopherol (natural vitamin E) / tocoferol (vitamina E natural), Boswellia carteri (frankincense)* / olíbano*, organic Ocimum sanctum (tulsi / holy basil) / tulase orgânica, organic Nelumbo nucifera (lotus) flower petals / flores de lótus orgânico 
* Wildcrafted / cultivado em seu habitat original, sem pesticidas ou outros produtos químicos
Agora que comentei sobre o primer, quero falar de uma das últimas etapas do processo de maquiar: o pó facial. Está no lado esquerdo das fotos, é de uma marca australiana de cosméticos biodinâmicos e orgânicos chamada Jurlique e se chama Rose Silk Finishing Powder.

Na fotografia anterior, mostrei o fundo da embalagem. Como essa parte é transparente, dá para perceber que é um pó solto, branco, com uma textura bem fina e leve. O que a imagem não pode transmitir é a fragrância — totalmente natural, constituída de óleos esssenciais de rosa e lavanda. Um cheiro delicioso na minha opinião, bem floral e feminino.

A foto abaixo traz as embalagens dos dois produtos avaliados neste texto na posição normal. A tampa preta e fosca do Rose Silk Finishing Powder permanece bem fechada, por isso acredito que possa ser levada em viagens sem problemas. Há um espelho redondo acoplado à parte interna da tampa, logo abaixo vem um aplicador também redondo, do tipo almofada alta, aveludada, com uma faixa de tecido para colocar os dedos. Os furinhos que permitem a passagem do pó são ótimos, o produto sai na medida certa, dá para dosar bem, sem medo de desperdiçar. É uma embalagem plástica e reciclável bastante completa e bem-feita, e vem dentro de uma caixa de papel feita de 80% de fibra reciclada e 20% de fibra certificada pelo FSC. Gosto muito do resultado final, o conjunto é bonito e elegante.

Da esquerda para a direita: Rose Silk Finishing Powder, da Jurlique,
e Stratus Instant Skin Perfector, da Vapour Organic Beauty
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Comprei o meu pó facial na loja virtual inglesa Bath & Unwind. Custou £24,50 — não é um cosmético barato (e o preço no Reino Unido nem chega a ser muito diferente do preço no país de origem), mas por outro lado vem em boa quantidade (10g) e chegou com uma validade que só expiraria em 14 meses. [ATUALIZAÇÃO, 11/11/13: A loja online inglesa Naturisimo também vende esse produto, por um preço bem mais em conta.]

Assim como o Stratus Instant Skin Perfector, o Rose Silk Finishing Powder não contém talco, nanopartículas, pigmentos irradiados, hidroquinona, nem corantes derivados de alcatrão de hulha (coal tar), parabenos, substâncias derivadas de petróleo ou outros componentes polêmicos mencionados aqui no blog. Copiei a composição logo a seguir, com os termos correspondentes traduzidos.
Zea mays (corn) starch / amido de milho, Oryza sativa (rice) starch / amido de arroz,  silica / sílica, fragrance (parfum)* / fragrância (perfume)*, Iris florentina (orris) root extract / extrato de raiz de íris, Salvia officinalis (sage) leaf extract / extrato de folha de sálvia, Arnica montana flower extract / extrato de flor de arnica, Rosmarinus officinalis (rosemary) leaf extract / extrato de folha de alecrim, Calendula officinalis flower extract / extrato de flor de calêndula, Bellis perennis (daisy) flower extract / extrato de flor de margarida, Hamamelis virginiana (witch hazel) extract / extrato de hamamélis, Prunella vulgaris (self heal) flower extract / extrato de flor de self healSpilanthes acmella flower extract / extrato de flor de jambu, lauroyl lysine / lauroil lisina, glycerin / glicerina, aqua (water) / água, alcohol / álcool, cinnamyl alcohol*/ álcool cinamílico*, citral*;  eugenol*, geraniol*, linalool*, benzyl benzoate*, citronellol*, limonene*.
* From natural essential oil (rose  Rosa damascena, lavender  Lavandula angustifolia) / De óleo essencial natural (rosa, lavanda).
É indicado para peles normais e mistas. Fica realmente translúcido e sedoso na pele, criando uma aparência suave, matificada sem exageros. Tem apenas um porém: em dias quentes chega um momento em que o meu nariz acaba ficando com um certo brilho, até porque o produto não foi desenvolvido com a intenção de impedir isso totalmente. Dá para contornar a situação com um daqueles lencinhos removedores de oleosidade e uma nova camada fina de pó facial somente nas áreas críticas do rosto.

ATUALIZAÇÃO, 04/09/15: A loja online I Am Natural Store também trabalha com os produtos da Alima e faz entregas no Brasil.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha, loja virtual e promoção: base e corretivo da Vapour Organic Beauty”
“Resenha: blush multiuso na cor Spark e gloss nas cores Sultry e Twinkle, da Vapour Organic Beauty”
“Resenha: blotting papers Original Aburatorigami e Evening Aburatorigami, da Tatcha”
“Resenha: pincel #17 Blush Brush e blushes minerais Satin Matte Blush e Luminous Shimmer Blush, da Alima Pure”

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Resenha, loja virtual e promoção: base e corretivo da Vapour Organic Beauty

Uma marca americana muito comentada de maquiagem orgânica é a Vapour Organic Beauty, fundada no Novo México. Todos os produtos são produzidos com energia eólica, são biodegradáveis, 100% naturais e contêm de 70% a 100% de ingredientes orgânicos, sendo que a porcentagem restante das formulações é majoritariamente composta de minerais (pigmentos naturais) e vitaminas (antioxidantes que atuam também como conservantes), ou seja, itens não passíveis de classificação como orgânicos, por não serem de origem agrícola.

Praticamente todos os cosméticos da Vapour são apresentados em formato de bastão e dispensam apetrechos para aplicação. Podem ser usados com pincéis, caso desejado, mas na verdade basta passar diretamente na pele e espalhar com os dedos. Também são especialmente práticos em viagens internacionais, pois podem ser levados na bagagem de mão.

De acordo com a marca, as cores foram desenvolvidas com o objetivo de se adequar a diferentes tons de pele. Os produtos conseguem também refletir a luz de uma forma única, dando ao rosto uma aparência fresca e levemente luminosa.

A validade das maquiagens é longa, de 24 meses após a data de fabricação e 18 meses após a abertura das embalagens. Além de propriedades nutritivas para a pele, alguns ingredientes como o olíbano (frankincense) e a tulase (holy basil) têm também propriedades antimicrobianas. O fato de nenhuma das fórmulas conter água também contribui para atingir esse prazo de validade compatível com o de muitas marcas convencionais.

Toda a extensa linha da Vapour não é testada em animais e não contém organismos geneticamente modificados (GMOs), nanopartículas, pigmentos irradiados, hidroquinona, talco, bem como corantes derivados de alcatrão de hulha (coal tar), derivados de petróleo, parabenos ou os demais ingredientes controversos citados aqui no blog. Mais informações estão disponíveis na página http://www.vapourbeauty.com/education.asp.

O site da empresa (http://www.vapourbeauty.com/) também funciona como loja virtual. Quando tentei me cadastrar, no ano passado, o Brasil não aparecia na lista de países disponíveis para entregas, mas foi acrescentado rapidamente, logo que entrei em contato por email com o serviço de atendimento ao consumidor. A taxa de envio para cá é fixa e está custando US$13,95. Eu acho o valor razoável, ainda mais por ser uma taxa fixa; vale a pena comprar mais de um item de cada vez para diluir o frete. Minhas encomendas costumam chegar aqui no Rio em 30 dias corridos. [ATUALIZAÇÃO, 08/05/13: A Vapour não trabalha mais com o Brasil, mas felizmente a loja online citada a seguir continua entregando aqui.]

A loja Spirit Beauty Lounge, já comentada aqui no Tantas Plantas, também vende toda a linha da Vapour Organic Beauty. Isso pode ser considerado um ponto muito positivo, pois esse site tem critérios de seleção bem rigorosos. Detalhes no blog da loja, em http://www.spiritbeautylounge.com/blog/spirit-demersons-6ps-of-eco-beauty-shopping/.

Comprar maquiagem online pode ser muito complicado quando não se tem a possibilidade de experimentar ao vivo. Pensando nisso, há alguns meses a Vapour implementou um programa de amostras no qual o cliente compra 5 amostras de livre escolha por US$15, e recebe também um cupom de desconto de US$10 para ser usado na compra um produto em tamanho normal. Na Spirit Beauty Lounge também é possível comprar até 9 amostras da Vapour e/ou das demais marcas disponíveis na loja, no Customized Deluxe Sample Kit (as coordenadas estão em http://www.spiritbeautylounge.com/customized-deluxe-sample-kit.html).

Outra opção interessante é a Essential Mini Collection [ATUALIZAÇÃO, 08/05/13: esse kit foi descontinuado] um conjunto de 3 miniaturas que inclui a base Atmosphere Luminous Foundation, o primer Stratus Instant Skin Perfector e o blush multiuso Aura Multi-Use Blush. As quantidades são maiores, assim como o preço de US$34; embora as miniaturas pareçam ser bem pequenas à primeira vista, os produtos rendem mais do que se pode inicialmente imaginar.

Também compensa muito pedir sugestões de cores pelo email da Vapour Organic Beauty (beautyexpert@vapourbeauty.com) ou da Spirit Beauty Lounge (info@spiritbeautylounge.com). A minha cor de base (120), por exemplo, foi acertada de primeira pela pessoa que me atendeu na Vapour. A cor do corretivo (020) foi consequência do tom da base, e casou perfeitamente também. Tudo que eu fiz foi descrever minhas cores de pele, olhos e cabelo, dar alguns detalhes extras sobre o meu tipo de pele e dizer o tom de base da Nars (Fiji) que combina bem com o meu rosto — antes de migrar para a Vapour eu usava Nars. Acredito que a consulta funcione também com informações de cores de outras marcas conhecidas, como MAC, Chanel ou Clinique. O atendimento é muito eficiente e cordial.

Meus produtos preferidos são a base Atmosphere Luminous Foundation e o corretivo Illusionist Concealer. A embalagem full-size de ambos foi recentemente modificada, mantendo ainda assim a cor azul-escura e o ar unissex característicos da marca [ATUALIZAÇÃO, 08/05/13: Nessa modificação, esses tubos de plástico foram substituídos por tubos de metal]. Todas as embalagens da Vapour são de plástico e recicláveis, e vêm dentro de caixas de papel provenientes de manejo florestal sustentável, impressas com tintas à base de soja.

A Atmosphere Luminous Foundation é uma base em bastão, indicada para peles sensíveis, secas, maduras, normais e mistas. Foi merecidamente o primeiro produto de destaque da marca. Oferece uma cobertura leve a moderada, com um efeito ligeiramente luminoso, de pele saudável, e sem nenhuma partícula de glitter. A base é supermacia e pode ser passada em várias camadas, mas eu prefiro ficar em uma ou no máximo duas. Não pesa no rosto, não dá a sensação de pele sufocada. Eu acho ideal para aperfeiçoar a pele sem ficar com uma aparência muito maquiada. Custa US$34.

O Illusionist Concealer é um corretivo em bastão, apropriado para todos os tipos de pele. Fica bem camuflado e tem uma textura ótima, não se acumula nas linhas de expressão. Também gosto muito desse corretivo cobrindo as pálpebras, ele uniformiza bem o tom da pele. Quando não estou com vontade de usar base, passo apenas o corretivo nas áreas mais críticas do rosto; o efeito fica muito bom. Custa US$22.

Tanto a base quanto o corretivo tornam os poros menos perceptíveis e ao mesmo tempo não os entopem. Além disso, deixam a pele mais hidratada. O aroma é muito agradável e suave, tem a intenção de lembrar “um passeio no jardim após uma chuva de primavera”, de acordo com a descrição apresentada no site. A aplicação é realmente rápida e descomplicada, e o calor do rosto e dos dedos ajuda a espalhar bem os dois produtos.

Como eu tenho pele mista, passo um pouco de pó facial em seguida, e teria que fazer um retoque ao longo do dia se quisesse manter uma aparência impecável. Não sou tão exigente, então não costumo me preocupar em retocar, mesmo assim vejo que no final do dia minha pele ainda está melhor do que estaria se eu não tivesse passado maquiagem de manhã.

A lista de ingredientes, copiada abaixo com os termos correspondentes em português, é a mesma para a Atmosphere Luminous Foundation e o Illusionist Concealer. Provavelmente a diferença está nas concentrações dos componentes.
Organic Helianthus annuus (sunflower) oil / óleo de girassol orgânico, organic Cera alba (beeswax) / cera de abelha orgânica, organic Ricinus communis (castor) seed oil / óleo de mamona orgânico, silica / sílica, essential oils & natural fruit essences / óleos essenciais e essências naturais de frutas, tocopherol (natural vitamin E) / tocoferol (vitamina E natural), Boswellia carteri (frankincense)* / olíbano*, organic Ocimum sanctum (tulsi / holy basil) / tulase orgânica, organic Nelumbo nucifera (lotus flowers) / flores de lótus orgânico [+/-: titanium dioxide / dióxido de titânio (CI 77891), iron oxides / óxidos de ferro (CI 77491, 77492, 77499), mica / mica (CI 77019)].
* Wildcrafted / cultivado em seu habitat original, sem pesticidas ou outros produtos químicos.
Aproveito para dizer que vários produtos da Vapour são muito adequados também para homens, tanto pelas embalagens discretas quanto pelo acabamento natural, além da facilidade de aplicação e a ação hidratante dos produtos. Corretivo, primer, protetor labial e até mesmo base podem servir perfeitamente para homens que queiram disfarçar olheiras, manchas e rugas, diminuir poros aumentados, uniformizar o tom das áreas avermelhadas do rosto, hidratar lábios ressecados, melhorar o aspecto da pele de modo geral.

Neste mês a Vapour Organic Beauty está comemorando seu aniversário de 2 anos com a seguinte promoção: basta fazer uma compra de pelo menos US$75 em produtos full-size (não entram o Sample Kit e nem a Essential Mini Collection), até o dia 31/08/11, para concorrer automaticamente a uma seleção de produtos que vale mais de US$350. O sorteio será realizado no último dia de agosto.

A marca também preparou 4 kits especiais de aniversário, com produtos em duplas vendidas com descontos que vão de 37% a 53%. Uma das duplas é composta justamente dos dois produtos avaliados nesta resenha e está sendo vendida por US$38. Todas as opções aparecem no link http://www.vapourbeauty.com/specials/specials.asp.

Volta e meia surge alguma outra promoção no site, eu aviso quando souber da próxima!

ATUALIZAÇÃO, 04/09/15: A loja online I Am Natural Store também trabalha com os produtos da Alima e faz entregas no Brasil.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: primer Stratus Instant Skin Perfector, da Vapour, e pó facial translúcido Rose Silk Finishing Powder, da Jurlique”
“Resenha: blush multiuso na cor Spark e gloss nas cores Sultry e Twinkle, da Vapour Organic Beauty”
“Resenha: sombras minerais Satin Matte Eyeshadow, da Alima Pure”
“Resenha: pincel #17 Blush Brush e blushes minerais Satin Matte Blush e Luminous Shimmer Blush, da Alima Pure”
“Resenha: perfume botânico Bonfire Rose, da Phoenix Botanicals”

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Resenha: 3 sabonetes vegetais em barra, da Reserva Folio — Andiroba, Harmonia e Despertar

Uma das várias substâncias proibidas pelas instituições certificadoras de cosméticos orgânicos é o propilenoglicol (propylene glycol em inglês), associado a reações alérgicas, irritações cutâneas e outros danos ao organismo. Como sabonete em barra é um item de uso muito frequente, meu objetivo na transição para alternativas que não contivessem propilenoglicol — e nem as outras substâncias polêmicas mencionadas em outros textos aqui no blog — era encontrar opções que estivessem disponíveis no Brasil e custassem no máximo R$10,00. A tarefa acabou sendo mais difícil do que eu imaginava, porque o propilenoglicol está presente em praticamente todos os tipos de produtos convencionais de higiene e beleza, e em muitos autodenominados naturais, dos mais caros aos mais baratos.

Um excelente achado foi a marca brasileira Reserva Folio, cuja fábrica se localiza em Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro. Ela oferece um bom número de produtos orgânicos e naturais, certificados pela empresa brasileira IBD (Instituto Biodinâmico) e feitos de acordo com as determinações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Eu gostei muito de todos os itens que já experimentei. Preparados com o maior rigor e consciência ambiental, esses cosméticos realmente funcionam, são dermatologicamente testados (mas não em animais) e deliciosos de se usar. Não contêm componentes derivados de petróleo, aromatizantes artificiais e nem substâncias químicas sintéticas, além de outros ingredientes banidos pelos órgãos certificadores. As únicas matérias-primas de origem animal utilizadas são mel e própolis, aceitáveis porque são obtidos como subprodutos, sem o sacrifício de animais.

Um dos meus favoritos é o Sabonete Vegetal Andiroba, mostrado na foto abaixo. É uma barra de 100g, cor de âmbar, embrulhada em filme plástico fino e acondicionada dentro de uma caixa de papel reciclado, que inclui também uma pequena folha avulsa de papel reciclado contendo informações adicionais. Todos os textos estão impressos em português e em inglês. De acordo com a Reserva Folio, esse e os demais sabonetes vegetais em barra são produzidos artesanalmente, num processo que leva de 6 a 8 dias para ser concluído. Têm pH equilibrado e são 100% vegetais, com 82% de matérias-primas orgânicas e de cultivo e colheita sustentável, e apresentam os selos IBD Orgânico e IFOAM Accredited.

Sabonete Vegetal Andiroba, da Reserva Folio
Clique na imagem para aumentar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

O Sabonete Vegetal Andiroba faz parte da Linha Amazônica e contém óleo de andiroba, muito apreciado por auxiliar no processo de restauração e cicatrização da pele. Assim como os demais sabonetes da marca, tem um toque extremamente macio, sua espuma realiza uma boa limpeza e ao mesmo tempo não agride a pele, criando um banho muito agradável e delicadamente perfumado.

Na verdade, fiquei muito satisfeita com todos os sabonetes da Reserva Folio e quero destacar também o Sabonete Vegetal Harmonia e o Sabonete Vegetal Despertar. Ambos se encaixam perfeitamente na proposta do Tantas Plantas, que se dispõe a comentar cosméticos orgânicos e naturais não só para mulheres como também para homens, crianças e pessoas da terceira idade. Afinal, todos estão expostos diariamente às substâncias nocivas contidas em itens de cuidado pessoal, além de alimentos, bebidas, ar poluído e produtos de limpeza de uso doméstico e profissional.

O ingrediente-chave da Linha Aromaterápica Harmonia é o óleo essencial de lavanda, e o Sabonete Vegetal Harmonia é o mais suave de todos os disponíveis atualmente, podendo portanto ser usado inclusive por crianças e idosos. Já o Sabonete Vegetal Despertar pertence à Linha Aromaterápica Despertar, que utiliza óleos essenciais de menta, eucalipto e alecrim, proporcionando um aroma e uma sensação de frescor e revigoramento que combinam também com o gosto masculino de modo geral.

Da esquerda para a direita: Sabonete Vegetal Harmonia
e Sabonete Vegetal Despertar, ambos da Reserva Folio
Clique na imagem para aumentar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Abaixo estão as listas de ingredientes dos 3 produtos citados, sendo que os termos estrangeiros foram copiados das caixas dos sabonetes.
Sabonete Vegetal Andiroba: óleo de andiroba (Carapa guianensis), sabão-base vegetal — óleo de palma orgânico (Elaeis guineensis), óleo de babaçu orgânico (Orbignya oleifera), óleo de soja orgânico (soybean) —, álcool etílico orgânico (alcohol), sacarose orgânica (sucrose), glicerina vegetal (glycerin), fragrância (fragrance) (óleos essenciais naturais).

Sabonete Vegetal Harmonia: óleo essencial natural de lavanda (lavender), óleos essenciais naturais, sabão-base vegetal — óleo de palma orgânico (Elaeis guineensis), óleo de babaçu orgânico (Orbignya oleifera), óleo de soja orgânico (soybean) —, álcool etílico orgânico (alcohol), sacarose orgânica (sucrose), glicerina vegetal (glycerin).

Sabonete Vegetal Despertar: óleos essenciais naturais de menta (Mentha arvensis), eucalipto (Eucaliptus globulus) e alecrim (Rosmarinus officinalis), óleos essenciais naturais, sabão-base vegetal — óleo de palma orgânico (Elaeis guineensis), óleo de babaçu orgânico (Orbignya oleifera), óleo de soja orgânico (soybean) —, álcool etílico orgânico (alcohol), sacarose orgânica (sucrose), glicerina vegetal (glycerin).
Os cosméticos da Reserva Folio podem ser encontrados em diversas lojas (físicas e virtuais) especializadas em produtos naturais. Para escolher ao vivo, meu local preferido é a mercearia Fontes de Produtos Naturais, na rua Visconde de Pirajá 605-M, Ipanema, telefone (21) 2512-5900. Lá costumo encontrar todos itens da marca, com reposição frequente, e os preços são bastante razoáveis — esses sabonetes vegetais estão custando R$8,95.

Também gosto de comprar diretamente da fábrica. Os preços são um pouco mais baixos (por exemplo, os sabonetes custam R$7,80), mas é preciso levar em conta um valor adicional referente ao envio pelo correio. O site da empresa está em reconstrução e a loja virtual no momento não está ativa, no entanto as encomendas podem ser feitas pelo email faleconosco@reservafolio.com.br ou pelo telefone (22) 2521-7302. Esses dados servem também para falar com o SAC da empresa, com o qual tive experiências muito positivas sempre que quis esclarecer questões sobre os produtos. [ATUALIZAÇÃO, 07/05/2015: A marca passou a ter loja virtual em 2015. O acesso pode ser feito a partir do site institucional http://www.reservafolio.com.br/.]

Além dos sabonetes registrados nesta resenha, vários outros cosméticos da Reserva Folio merecem ser comentados! Aguardem textos futuros.

ATUALIZAÇÃO, 19/03/2013: A linha completa da Reserva Folio também pode ser encontrada no Armazém Vale das Palmeiras, loja inaugurada no mês passado pelo ator e produtor rural Marcos Palmeira e especializada em produtos orgânicos — que vêm da sua Fazenda Vale das Palmeiras e de outros fornecedores. O endereço é avenida Ataulfo de Paiva 1100-C, Leblon, e o telefone é (21) 2294-0988.

ATUALIZAÇÃO, 20/04/2015: Outro estabelecimento que trabalha com os produtos da Reserva Folio é o Universo Orgânico, um espaço dirigido pela chef Tiana Rodrigues, que reúne um mercado orgânico e um restaurante de alimentação viva que foi o primeiro dessa especialidade no Brasil e inclui um amplo cardápio de sucos especiais. Fica na rua Conde de Bernadote 26, lojas 105 e 106, no Leblon. Entregas podem podem ser agendadas pelos telefones (21) 3874-0186, (21) 2274-8983 e (21) 7852-6012.

ATUALIZAÇÃO, 09/09/2015: A minha filha, que está com 7 anos, usa o  Sabonete Vegetal Harmonia como xampu sólido há alguns anos, e recentemente passou a usar o  Sabonete Vegetal Andiroba da mesma maneira. O cabelo dela fica limpo, levemente perfumado e muito bonito.

ATUALIZAÇÃO, 05/10/2015: A multimarcas brasileira Capym Store também comercializa os cosméticos da Reserva Folio. Esse é um link afiliado; mais informações em “Loja virtual: Capym Store”.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: Óleo após Banho Castanha do Pará e Óleo após Banho e para Massagem Harmonia, da Reserva Folio”
“Resenha: Fortalecedor de Unhas Andiroba, da Reserva Folio”
“Resenha: Sabonete Argila Vermelha e Aloe Vera, da Reserva Folio”
“Resenha: Condicionador de Castanha, da Ewé”
“12 ingredientes que devem ser evitados”
“Por que tanta preocupação com a composição dos cosméticos?”

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Resenha: Creme Facial Noturno de Rosas, da Ikove

Quando passei a prestar mais atenção à composição de todos os cosméticos e a evitar os que contêm ingredientes polêmicos, comecei a pensar que não seria possível encontrar alternativas seguras suficientes para os vários produtos usados aqui em casa diariamente. Após pesquisar muito, felizmente posso dizer que há esperança, principalmente diante da possibilidade de se comprar itens de diversas marcas estrangeiras em lojas virtuais que entregam aqui no Brasil.

Melhor ainda, depois de ter feito aproximadamente 40 compras em diversos sites de outros países, descobri em junho duas marcas brasileiras que fazem cosméticos orgânicos de alta qualidade. Ou seja, boas opções nacionais infelizmente ainda são poucas, mas pelo menos existem, e agora tenho mais possibilidades de escolha diante de tanta variedade daqui e de fora. Uma dessas marcas se chama Ikove e a outra é a Reserva Folio. Vou falar apenas da primeira agora, a segunda será assunto de outro texto.

A Ikove é uma marca da empresa Florestas e sua fábrica se localiza em Guarulhos, São Paulo. A Ikove está sediada em Vinhedo, São Paulo (ATUALIZAÇÃO, 19/03/2013). O comprometimento com o uso de ingredientes orgânicos e de comércio justo (Fair Trade) é visível. Todos os itens são cruelty-free, vegan* e têm o selo francês Ecocert Cosmétique Biologique, sendo que muitos apresentam também o prestigiado selo norte-americano USDA Organic. Nenhum deles contém corantes, perfumes artificiais, parabenos, silicones, derivados de petróleo, propilenoglicol, ingredientes transgênicos, irradiados e nem de origem animal. A Ikove foi inclusive a primeira marca brasileira de produtos de beleza a receber a certificação USDA, um feito notável, pois tem a fama de ser uma das certificações mais difíceis de se conseguir.

Pelo que pude ver em lojas virtuais e blogs estrangeiros, os produtos da Ikove estão presentes também nos Estados Unidos e em países da Europa e da Ásia há um bom número de anos, um ótimo sinal. Aqui no Rio tenho tido dificuldade em encontrar lojas físicas que vendam a linha toda — a maioria só oferece os xampus e condicionadores —, mas felizmente o site da marca cumpre essa função e entrega em todo o Brasil. E o frete via PAC (encomenda normal) é grátis nas compras acima de R$100,00 R$ 150,00 (ATUALIZAÇÃO, 10/01/2013) para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Para Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, isso ocorre nas compras acima de R$130,00 R$ 180,00 (ATUALIZAÇÃO, 10/01/2013).

A Ikove oferece uma linha bastante extensa, com produtos de limpeza e hidratação para rosto, corpo e cabelo, além de uma seção de aromaterapia. De tudo que já comprei até agora, os cosméticos que mais me agradaram foram hidratantes corporais e faciais. Ainda não cheguei a experimentar nenhum item de aromaterapia.

Um dos meus produtos preferidos é o Creme Facial Noturno de Rosas, indicado para todos os tipos de pele, principalmente as peles maduras, ressecadas e opacas. Vem num vidro de cor âmbar, com uma válvula pump muito boa, que não causa desperdício, e conta também com uma caixa de papel para maior proteção. O rótulo e a embalagem têm informações em inglês, francês e português, e mostram imagens de frutos de açaí e de rosa mosqueta. O preço na loja virtual da Ikove (http://www.ikove.com.br/) é de R$56,00 R$85,90 (ATUALIZAÇÃO, 29/03/2015), por 50ml de creme.

Creme Facial Noturno de Rosas, da Ikove
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

De acordo com o fabricante, o cosmético contém antioxidantes e óleos ricos em ácidos graxos essenciais que contribuem para uma pele saudável, luminosa e mais firme, evitam sinais de envelhecimento, protegem contra radicais livres e ajudam a reparar os danos causados pelo meio ambiente. É um produto certificado orgânico pela Ecocert, com 67,24% dos ingredientes provenientes de agricultura orgânica, e 99,85% do total de ingredientes têm origem natural. Copiei abaixo a composição.
Aloe barbadensis leaf juice* / Suco de folha de babosa*, aqua (water) / água, Malphigia glabra (acerola) fruit extract* / extrato de acerola*, Rosa aff. rubiginosa (rosehip) oil* / óleo de rosa mosqueta*, Theobroma grandiflorum (cupuaçu) seed butter* / manteiga de semente de cupuaçu*, cetyl alcohol / álcool cetílico, Orbignya oleifera (babaçu) seed oil* / óleo de semente de babaçu*, Euterpe oleracea (açaí) fruit extract* / extrato de açaí*, Equisetum arvense (horsetail) extract* / extrato de cavalinha*, cetearyl olivate / olivato de cetearila, sorbitan olivate / olivato de sorbitano, Arctostaphylos uva ursi (bearberry) extract / extrato de uva-ursina, Oryza sativa (rice) bran extract* / extrato de farelo de arroz*, Chamomilla recutita extract* / extrato de camomila*, Rosa centifolia (rose) extract / extrato de rosa, Ilex paraguariensis (mate) leaf extract* / extrato de folha de mate*, Cymbopogon martini (palmarosa) oil* / óleo de palma-rosa*, Geranium maculatum oil / óleo de gerânio, potassium sorbate / sorbato de potássio, essential oil components / componentes de óleos essenciais: citral, citronellol, farnesol, linalool, geraniol, limonene.
* From organic farming / * De agricultura orgânica.
O creme é bege-claro e tem uma textura bem leve, sendo completamente absorvido logo que é aplicado. O cheiro é intenso inicialmente, mas vai se dissipando e depois fica suave. Eu o classificaria como floral frutal, mas diria que a porção frutal é diferente, adstringente, devido à presença de ingredientes inusitados como acerola, açaí e cupuaçu, além da rosa mosqueta, que tem um aroma natural peculiar. A mistura de óleos essenciais e extratos de plantas mais conhecidas (por exemplo, rosa, gerânio e palmarosa, no caso deste creme) com ingredientes amazônicos e de outras procedências resulta numa fragrância original. Eu adoro, mas o gosto por qualquer tipo de perfume é algo bastante subjetivo.

De todo modo, o que mais importa é que os resultados são ótimos: eu tenho pele mista e vejo que as áreas secas se tornam bem hidratadas, ao mesmo tempo que as áreas mais oleosas do meu rosto deixam de apresentar sinais de oleosidade; a pele fica mesmo bem tratada. Mais ainda: quando vi que a marca não oferece cosméticos exclusivos para a área dos olhos, fiquei pensando se os produtos faciais também poderiam ser usados nesse local, entrei em contato com o SAC e a pessoa que me respondeu disse que sim. Desde então tenho incluído a parte ao redor dos olhos quando passo o Creme Facial Noturno de Rosas no rosto e no pescoço, o que ajuda bastante a simplificar a minha rotina.

Por falar em serviço de atendimento ao consumidor, o da Ikove merece todos os elogios possíveis. Entrei em contato por email uma porção de vezes e sempre recebi respostas rápidas, atenciosas, objetivas e transparentes. Essa postura me impressionou bastante, porque infelizmente há marcas, incluindo algumas estrangeiras, que simplesmente não dão retorno algum.

Agora estou de olho no Sérum Facial Anti-Aging Açaí. Se alguém já tiver usado, por favor deixe sua opinião na seção de comentários. Obrigada!

CORREÇÃO, 10/01/2013Todos os produtos da marca são vegan, com exceção do Hidratante Labial, que contém cera de abelha orgânica. ATUALIZAÇÃO, 29/03/2015: A cera de abelha foi substituída por manteiga de cupuaçu, então a marca passou a ser totalmente vegan mesmo.

ATUALIZAÇÃO, 18/03/2013: Um salão de beleza chamado LG Beauty, aberto há apenas dois meses aqui no Rio, está trabalhando com quase todos os produtos da Ikove. Fica na avenida Ataulfo de Paiva 566, loja 217, no Leblon, e o telefone é (21) 3114-0365.

ATUALIZAÇÃO, 05/10/2015: A multimarcas brasileira Capym Store também comercializa cosméticos da Ikove. Esse é um link afiliado; mais informações em “Loja virtual: Capym Store”.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:


“Resenha: Loção Corporal Açaí Chocolate, da Ikove”
“Resenha: Creme para as Pernas, da Ikove”
“Resenha: Corretivo Ultra-Hidratante, Base Excellent Skin e BB Cream 4 em 1, da Baims”
“Resenha: Bálsamo Emoliente Contorno dos Olhos, da Sal da Terra — para lábios, bochechas e sobrancelhas também”
“Resenha: filtro solar para o rosto SPF 35 Sport Sunscreen Face Stick, da Badger, para adultos e crianças”
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...