sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Resenha: loção para os pés Foot Lotion, da Alva

O óleo de manuka é um ingrediente da Nova Zelândia que volta e meia eu encontro na composição de produtos naturais estrangeiros e me deixava bastante curiosa, até porque nunca havia usado nada que contivesse esse óleo. No ano passado, finalmente pude experimentá-lo na Foot Lotion (Loção para os Pés), da Alva Naturkosmetik, uma marca alemã de cosméticos naturais com ingredientes orgânicos que está presente no Brasil.

Foot Lotion, da Alva Naturkosmetik
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Nessa loção, o óleo de manuka é associado aos óleos essenciais de melaleuca (também conhecido pelo nome inglês tea tree) e de alecrim, e juntos contribuem para a higiene de pés suscetíveis a fungos. O produto também contém óleo de girassol orgânico e se propõe a suavizar peles secas e ásperas. O verso da embalagem tem frases em alemão, inglês, francês e italiano, indicando o produto para pés fatigados e afirmando que ele é particularmente útil após praticar esportes e frequentar a piscina ou a sauna. O site brasileiro e o material impresso nacional da marca recomendam o uso da Foot Lotion especialmente para cuidar de pés de diabéticos e para evitar dores nas articulações, por meio de massagem nos pés e na panturrilha.

Eu gosto de cultivar o hábito de hidratar meus pés todas as noites, ao me deitar, em seguida deixo as pernas elevadas por alguns minutos, para melhorar a circulação sanguínea. E sempre durmo com um travesseiro baixo sob as panturrilhas. Uso a Foot Lotion há dois meses e estou muito satisfeita, pois meus pés estão efetivamente mais macios, bem-tratados. Quando passo muito tempo sentada e sinto as pernas pesadas no fim do dia, uma massagem com essa loção promove um alívio imediato.

A loção é branca e bem cremosa, tem uma textura bem adequada para massagens. Após a absorção, a pele não fica engordurada, mas dá para sentir que um creme foi aplicado nela. O aroma é refrescante mas não é extremamente agradável.

A embalagem consiste apenas num tubo de plástico branco, com tampa flip-top e capacidade para 100ml. O nome da marca tem um destaque discreto por ser impresso na cor prateada, tirando isso o único elemento decorativo é uma espécie de onda azul-clara que envolve a parte de baixo do tubo. Tudo muito simples e neutro. O plástico é bastante maleável, o que facilita bastante o manuseio. A tampa não requer esforço para ser aberta, e ao mesmo tempo se mantém bem fechada quando não está em uso.

Copiei abaixo a lista de ingredientes, acrescentando os termos correspondentes em português.
Aqua / água, Helianthus annus seed oil* / óleo de semente de girassol*, Cera alba / cera de abelha, polyglyceryl-3 methylglucose distearate (1) / distearato de poligliceril-3 metilglicose (1), Rosmarinus officinalis oil (1) / óleo de alecrim orgânico (1)Melaleuca alternifolia oil* / óleo de melaleuca*, xanthan gum / goma xantana, Leptospermum scoparium (2) / manuka (2), potassium sorbate / sorbato de potássio, citric acid (1) / ácido cítrico (1), limonene (1) / limonene (1), linalool (1) / linalool (1).

* Ingredient proceeding from organic farming / * ingrediente proveniente de agricultura orgânica.
(1) Of natural origin / (1) de origem natural.
(2) Wild harvested / (2) colhido em seu hábitat natural.
Essa loção para os pés é certificada pela Ecocert99,7% do total de ingredientes são de origem natural e 23,5% do total dos ingredientes são de agricultura orgânica. Não é testada em animais e não contém parafina, parabenos, PEGs e nem outras substâncias potencialmente nocivas como as que foram abordadas no texto “12 ingredientes que devem ser evitados”.

Até hoje não vi nenhum produto da Alva em lojas físicas aqui no Rio, e infelizmente isso ocorre com muita frequência quando se trata de marcas realmente orgânicas e naturais – cujos produtos têm um preço relativamente elevado, até por conta do valor diferenciado das matérias-primas utilizadas. É o dilema típico do mercado que ainda não está desenvolvido: enquanto não houver um número significativo de consumidores demandando esses produtos, os lojistas não vão se arriscar a fazer pedidos de itens que podem acabar encalhando nas prateleiras; por outro lado, se esses cosméticos não tiverem visibilidade, consumidores desavisados dificilmente terão como saber que eles existem.

Comprar à distância é a solução. Já adquiri produtos diretamente da Alva e fiquei contente de ver que tanto a loja virtual (http://www.alvastore.com.br/) quanto o SAC (contato@alvabrasil.com.br e (47) 3433-6830) funcionam muito bem. A Foot Lotion custa R$54,80.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:


“Resenha: hidratante corporal Sanddorn Body Lotion, da Alva Naturkosmetik – uso diário e pós-sol”
“Resenha: Creme para as Pernas, da Ikove”
“Resenha: Loção Corporal Açaí Chocolate, da Ikove”
“Resenha: Óleo após Banho Castanha do Pará e Óleo após Banho e para Massagem Harmonia, da Reserva Folio”

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Resenha: Fortalecedor de Unhas Andiroba, da Reserva Folio

O óleo de andiroba e o óleo de castanha-do-pará são algumas das matérias-primas da biodiversidade amazônica que eu mais aprecio, e são os principais ingredientes do Fortalecedor de Unhas Andiroba, da marca brasileira Reserva Folio. O produto é 100% natural, vegetalcruelty-free, possui o selo IBD Ingredientes Naturais e consiste numa mistura especial de óleos vegetais e óleos essenciais, cuja proposta é “ajudar a fortalecer e hidratar as unhas, acabando com o escamamento, a fácil quebra e o frisamento”.

Fortalecedor de Unhas Andiroba, da Reserva Folio
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

As unhas ficam mais bonitas e realmente mais fortes. As minhas não são particularmente problemáticas — até porque prefiro mantê-las curtas e deixei de usar esmalte há tantos anos que nem me lembro quando foi a última vez que pintei as unhas —, mas são bem finas, e vejo que se tornam efetivamente mais saudáveis com esse cosmético. O fabricante recomenda usá-lo uma vez por dia (com o cuidado de não lavar as mãos logo em seguida) até alcançar o resultado desejado, e depois fazer uma manutenção aplicando o produto a cada dois dias. Pode ser usado também sobre o esmalte, no caso de unhas pintadas, e funciona como item auxiliar no tratamento contra micose, segundo um folheto da marca.

A lista de ingredientes está apresentada logo a seguir. Acrescentei os termos correspondentes em português e o nome em latim da linhaça e da uva, únicos ingredientes informados na caixa apenas em inglês.
Óleos vegetais de Bertholetia excelsa* / castanha-do-pará*, Carapa guianenseis / andiroba, linseed (Linum usitatissimum) / linhaça, Prunus dulcis / amêndoa doce, grape seed (Vitis vinifera) / semente de uva, Triticum vulgare / germe de trigo; óleos essenciais de Mentha arvensis / menta, Eucalyptus globulus / eucalipto, Rosmarinus officinalis / alecrim, eugenol, d-limonene.

* Ingrediente orgânico.
O óleo de andiroba auxilia no processo de restauração e cicatrização da pele, além de ser recomendado em aromaterapia por suas capacidades anti-sépticas, de controle da acne e de alívio de dores. Já o óleo de castanha-do-pará tem propriedades emolientes, nutritivas e antioxidantes, ajudando a prevenir o envelhecimento da pele e a promover a cicatrização dos tecidos e a renovação celular. Os demais óleos vegetais e óleos essenciais utilizados também são muito valorizados por proporcionar hidratação, tonificação, vitalidade, maciez, prevenção de estrias e ação anti-séptica.

O Fortalecedor de Unhas Andiroba vem num frasco bastante resistente, todo de plástico branco, com 10ml, uma tampa firme e uma válvula pump com um orifício minúsculo, como se tivesse sido feito por uma agulha fina de costura. A embalagem era um pouco diferente quando conheci o produto, um ano e meio atrás, e acho que a atual é bem superior, do tipo que ajuda a manter o conteúdo bem conservado, pois ele fica isolado do ambiente externo. O rótulo é bem simples, branco, com detalhes alaranjados. É uma pena que o lote, a data de fabricação e a data de validade tenham sido impressos de um modo que invade um pouco a parte da frente da etiqueta. Uma caixinha de papel protege o frasco e apresenta vários dados em português e em inglês, destacando delicadamente o nome da marca na cor prateada.

Rende muito: a quantidade que sai ao apertar a válvula apenas uma vez é suficiente para espalhar o óleo em todas as unhas e ainda sobra um pouco para passar no dorso e na palma das mãos. É rapidamente absorvido e não deixa aquela sensação desagradável de dedos engordurados. As unhas ganham um brilho acetinado, bonito e duradouro, e a pele ao redor fica bem hidratada. Os mesmos resultados positivos são obtidos nas unhas dos pés.

A validade é longa, de três anos a partir da data de fabricação. Gosto muito do aroma, refrescante, estimulante e balsâmico, unissex. É bastante perceptível, mas se dissipa completamente após algum tempo.

Comprei o produto mostrado na foto por R$22,50, há algumas semanas, na loja física Fontes de Produtos Naturais. Fica em Ipanema, na rua Visconde de Pirajá 605-M, o telefone é (21) 2512-5900 e é possível agendar entregas em domicílio. Também pode ser adquirido junto à Reserva Folio, pelo telefone (22) 2521-7302 ou pelo email faleconosco@reservafolio.com.br. A empresa fica em Nova Friburgo, uma cidade da região serrana do Rio de Janeiro, e faz envios pelo correio para todo o Brasil. Todas as encomendas que fiz até hoje chegaram em bom estado e dentro do prazo previsto. [ATUALIZAÇÃO, 07/05/2015: A marca passou a ter loja virtual em 2015. O acesso pode ser feito a partir do site institucional http://www.reservafolio.com.br/.]

ATUALIZAÇÃO, 19/03/13: A linha completa da Reserva Folio também pode ser encontrada no Armazém Vale das Palmeiras, loja inaugurada no mês passado pelo ator e produtor rural Marcos Palmeira e especializada em produtos orgânicos — que vêm da sua Fazenda Vale das Palmeiras e de outros fornecedores. O endereço é avenida Ataulfo de Paiva 1100-C, Leblon, e o telefone é (21) 2294-0988.

ATUALIZAÇÃO, 20/04/15: Outro estabelecimento que trabalha com os produtos da Reserva Folio é o Universo Orgânico, um espaço dirigido pela chef Tiana Rodrigues, que reúne um mercado orgânico e um restaurante de alimentação viva que foi o primeiro dessa especialidade no Brasil e inclui um amplo cardápio de sucos especiais. Fica na rua Conde de Bernadote 26, lojas 105 e 106, no Leblon. Entregas podem podem ser agendadas pelos telefones (21) 3874-0186, (21) 2274-8983 e (21) 7852-6012.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
“Resenha: Sabonete Argila Vermelha e Aloe Vera, da Reserva Folio”
“Resenha: creme para as mãos e bálsamo para unhas e cutículas da Sea Buckthorn Hand And Nail Collection, da Pai Skincare”
“Resenha: Manteiga Emoliente para as Mãos e o Corpo Murumuru — Tomilho & Gerânio, da Sachi”

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Promoção: frete internacional gratuito na Love Lula

Até a meia-noite de 18/02/13, a loja virtual inglesa Love Lula está com frete internacional gratuito nas compras de £40 ou mais. É preciso digitar o código FREESHIP na página de checkout. A loja tem uma grande seleção de marcas estrangeiras naturais, orgânicas e biodinâmicas, e vende muitos produtos sobre os quais já fiz resenha aqui.

Além disso, clientes que vivem fora da União Europeia ganham um desconto de 16% em todos os produtos. Esse desconto é permanente e não depende de código algum, basta fazer um cadastro de Tax Free Customer na página https://www.lovelula.com/tax-free-shopping.

ATUALIZAÇÃO (16/02/13): Esta promoção foi prorrogada e agora é válida até 25/02/13.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:


“Loja virtual: Love Lula”
“O que é importante saber antes de comprar em sites estrangeiros”
“Compras internacionais: a história do limite de 50 dólares”