domingo, 20 de setembro de 2015

Resenha: BB Cream FPS 20, da Cativa

Ausência de perfume é uma característica que acho bem interessante em produtos de maquiagem. Esse é o caso do BB Cream FPS 20, lançado em março de 2015 pela marca nacional Cativa e preparado com óleos de café verde orgânico, buriti e physalis, extrato de babosa e ativos minerais não irradiados.

BB Cream FPS 20, da Cativa
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

O cosmético, aliás, foi projetado com uma série de outros atrativos:
1. É o primeiro BB Cream a ser formulado com insumos orgânicos rastreados, no Brasil.
2. Reúne seis benefícios num só produto: hidrata, suaviza imperfeições, tem ação antibrilho, pigmentação suave, efeito matificante e proteção contra os raios UV.
3. A proteção solar (FPS 20) é fornecida por filtros físicos: óxido de zinco e dióxido de titânio.
4. Contém alto teor de ômegas 3 e 6, que proporcionam hidratação e maciez.
5. Tem ação antioxidante, devido à elevada concentração de flavonóides.
6. É rico em vitaminas A, C e E, e carotenóides que protegem e revitalizam a pele.
7. Adapta-se a todos os tipos e tons de pele.
8. É dermatologicamente testado, vegano e não testado em animais.
9. Possui o certificado IBD de ingredientes naturais.
A marca Cativa me enviou o BB Cream FPS 20 sem custo e sem compromisso. Gostei tanto que comprei outra unidade, para continuar usando quando a primeira acabar. Na loja virtual da própria Cativa, está custando R$74,00. Pagamentos feitos em depósito bancário têm um desconto sobre esse valor. Quem mora aqui no Rio de Janeiro tem a opção de encomendar na Cativa Rio, da representante Marta Spinola.

O creme vem numa bisnaga de plástico, com 30g, protegida também por uma caixa de papel. A embalagem é branca, com enfeites dourados e letras marrons. A tampa é do tipo que gira, porém não se solta, e tem uma abertura muito reduzida, permitindo um maior controle da quantidade de creme por aplicação e ajudando a diminuir o risco de contaminação do conteúdo restante. A validade é de 2 anos.

Como esse BB Cream tem secagem extremamente rápida e alto rendimento, a marca recomenda que ele seja espalhado sobre a pele em pequenas quantidades, com movimentos suaves, até a sua completa absorção. Faço isso com a ponta dos dedos, mas há quem prefira aplicá-lo com um pincel duo fibre.

Acredito que a cor realmente seja adequada para diversas tonalidades de pele, pelo que pude comprovar por experiência própria e em relatos e fotos de outras pessoas.

O produto não se acumula nas minhas linhas de expressão, que ainda são finas e pouco numerosas, apesar dos meus atuais 39 anos de idade. Tenho usado o BB Cream FPS 20 com frequência, há quatro meses, e fiquei contente com o estado da minha pele mista nas fotos da viagem que fiz durante as férias. Efetivamente protege, trata e uniformiza a coloração da pele, com um acabamento bem natural. A cobertura não é intensa como a de uma base, e para mim já é suficiente para deixar a pele mais bonita.

Mesmo agitando a bisnaga antes de usar, o produto se separa um pouco, como pode ser visto na foto que ilustra essa resenha. Isso não me incomoda na hora da aplicação e nem prejudica o resultado final.

A lista de ingredientes está reproduzida a seguir. Incluí a tradução de cada item.
Linum usitatissimum seed oil* / óleo de semente de linhaça*, Mauritia flexuosa fruit oil / óleo de fruto de buriti, Physalis angulata extract / extrato de physalisCoffea arabica seed oil* / óleo de semente de café*, propanediol / propanodiol, Aloe barbadensis extract / extrato de babosa, argilla/montmorillonite/kaolin/mica/titanium dioxide / argila/argila verde/caulim/mica/dióxido de titânio, sodium PCA / sódio PCA, zinc oxide (and) caprylic/capric triglyceride (and) glyceryl isostearate (and) polyhydroxystearic acid / óxido de zinco (e) triglicéride cáprico/caprílico (e) isoestearato de glicerila (e) ácido esteárico, potassium cetyl phosphate / cetil fosfato de potássio, cetearyl glucoside (and) cetearyl alcohol / glicosídeo cetearílico (e) álcool cetearílico, coco-caprylate / caprilato de coco, benzyl alcohol and dehydroacetic acid and benzoic acid / álcool benzílico e ácido deidroacético e ácido benzóico, xanthan gum / goma xantana, sodium citrate / citrato de sódio, tocopheryl acetate / acetato de tocoferol, aqua / água, mica / mica, CI 77891 (titanium dioxide / dióxido de titânio), CI 77491 (iron oxides / óxidos de ferro).
* Ingredientes orgânicos.
Não contém parabenos, corantes sintéticos, fragrâncias artificiais, liberadores de formol, silicones, filtros químicos, óleo mineral e derivados do petróleo, ingredientes transgênicos e irradiados.

Ao ler a composição, fiquei em dúvida quanto à origem do propanediol (propanodiol em português), e escrevi para a Rose Cativa, fundadora da empresa. Ela me disse que o propanediol utilizado é totalmente vegetal, derivado do açúcar do milho (e não do petróleo), e foi escolhido por sua ação hidratante, conservante e modificadora sensorial. Completou a resposta informando que esse ingrediente é aprovado pelo IBD e pela Ecocert.

Em dias mais frios, funciona melhor comigo sobre uma camada fina de hidratante (Creme Noturno de Rosas, da Ikove) ou de sérum facial (RS Youth Serum, da Root Science). Em dias mais quentes, essa aplicação prévia não tem sido necessária. Após o BB Cream FPS 20, coloco um pouco de pó facial (Color Balancing Powder na cor Buttercup, ou Balancing Primer Powder na cor Medium, ambos da Alima). Quando o evento envolve praia, piscina ou caminhadas, uso um protetor solar com FPS 35 e longa duração (SPF 35 Sport Sunscreen Face Stick, da Badger).

Para quem quiser ler outras resenhas sobre esse cosmético, sugiro os textos da Yumi Tips, no blog Projeto Beleza Saudável, da Nyle Ferrari, no blog Lookaholic, e da Heglaé Maia, no blog Mocinha Kawaii. A postagem da Heglaé é especialmente útil, com fotos do rosto inteiro, antes e depois de passar o BB Cream. E ela definiu bem o cheiro do produto, ao dizer que lembra argila molhada. Após secar, o odor logo desaparece.

Mais informações sobre a Cativa podem ser encontradas no meu texto “Resenha: Loção Hidratante Copaíba, da Cativa”.

OBSERVAÇÃO: Esse creme foi enviado pela marca para minha avaliação. Eventualmente recebo produtos sem tê-los adquirido, e agradeço a gentileza. Nunca me senti na obrigação de fazer elogios. Estou escrevendo sobre o BB Cream FPS 20 por ter ficado verdadeiramente satisfeita com esse produto.

ATUALIZAÇÃO, 05/10/2015: A multimarcas brasileira Capym Store também comercializa esse cosmético. Esse é um link afiliado; mais informações em “Loja virtual: Capym Store”.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Leia também:

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Resenha: sérum facial RS Youth Serum e máscara facial RS Reborn, da Root Science

sérum facial RS Youth Serum tem como propostas preservar a juventude da pele e combater a acne, e realmente não pesou nas áreas oleosas do meu rosto (o nariz e as pálpebras), ao mesmo tempo em que tornou as áreas secas (as bochechas) mais elásticas e hidratadas. Ainda tenho poucas linhas de expressão, e notei que esse produto as deixou menos perceptíveis. A pele toda ficou acetinada, mais saudável e macia. Além disso, a fórmula contém uma combinação rara de ingredientes especiais, como óleo de camélia orgânica, óleo de baobá orgânico, óleo de meadowfoam orgânico, óleo de prickly pear orgânico, óleo de cranberry orgânica, óleo de tamanu orgânico e óleo essencial de immortelle orgânica. É indicado para todos os tipos de pele. Quanto ao efeito com relação à acne, não posso falar muito, pois não tenho tido problemas nesse sentido, de todo modo constatei que esse sérum não me fez ter espinhas.

Amostras do RS Youth Serum e da RS Reborn, ambos da Root Science
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Já a máscara para o rosto RS Reborn é voltada para peles normais e maduras. Alguns de seus vários beneficios são: eliminar impurezas e toxinas, estimular a produção de colágeno, melhorar a textura da pele e restaurar o brilho característico de uma pele jovem. Contém argila rhassoul, cúrcuma orgânica, carvão ativado de coco, cogumelo chaga orgânico e frutos de rosa mosqueta orgânica, sea buckthorn orgânico e camu camu orgânico, entre outros ingredientes vegetais e minerais. Tem deixado a minha pele mais macia e limpa.

Os dois produtos são da marca norte-americana Root Science, fundada por Gigja Wesneski, uma islandesa que cresceu nos Estados Unidos, vive na Califórnia e começou a elaborar cosméticos totalmente naturais em 2008, para ajudar sua irmã mais nova, que sofria de acne severa e rosácea, numa pele extremamente sensível e com propensão a ficar com marcas de cicatrizes. Ao mudar sua alimentação e ver melhoras externas, ela quis mudar também os cosméticos que vinha usando. Gigja se inspirou no minimalismo, na pureza e nas tradições do seu país natal, a Islândia, na qual plantas medicinais são usadas em tratamentos. Os produtos desenvolvidos por ela refletem essas características. São orgânicoscruelty-freeveganos e artesanais. A empresa foi criada somente depois de alguns anos, dedicados ao aperfeiçoamento das composições. Seu sócio Derek Reynolds se encarrega do design e da parte administrativa.

Todos os óleos essenciais utilizados pela marca são de grau terapêutico e foram selecionados por seus benefícios para a pele. Não são fotossensibilizantes. Ainda que o aroma não seja a prioridade da Root Science, e sim os resultados, adorei o cheiro do sérum (moderno e fresco, diferente de tudo que já experimentei) e gostei muito do odor leve e agradável da máscara facial. As texturas são ótimas: o sérum tem uma viscosidade intermediária e se espalha uniformemente, e a máscara é bem fina; ao ser misturada com água, forma uma pasta delicada, que não agride a pele. O sérum tem uma bela cor âmbar e a máscara é bem escura.

RS Youth Serum pode ser usado tanto de dia quanto de noite, e deve ser aplicado com as pontas dos dedos no rosto, na área logo abaixo dos olhos, no pescoço e no colo, em movimentos de massagem suave. A RS Reborn foi projetada para ser usada uma vez por semana, em camada fina, misturando o pó com um pouco de água.

Copiei abaixo as listas de ingredientes e acrescentei os termos correspondentes em português.
RS YOUTH SERUM
Simmondsia chinensis (jojoba) oil* / óleo de jojoba*, Camellia oleifera seed oil* / óleo de semente de camélia*, Vitis vinifera (grape) seed oil* / óleo de semente de uva*, Adansonia digitata (baobab) seed oil* / óleo de semente de baobá*, Limnanthes alba (meadowfoam) seed oil* / óleo de semente de meadowfoam*, Opuntia ficus indica (prickly pear) seed oil* / óleo de semente de prickly pear*, Punica granatum (pomegranate) seed oil* / óleo de semente de romã*, Vaccinium macrocarpon (cranberry) seed oil* / óleo de semente de cranberry*, Calophyllum inophyllum (tamanu) nut oil* / óleo de semente de tamanu*, Hippophae rhamnoides (sea buckthorn CO2) fruit extract* / extrato de sea buckthorn obtido com CO2*, Rosa canina (rosehip) CO2 extract* / extrato de rosa mosqueta obtido com CO2*, Helichrysum italicum (helichrysum) essential oil* / óleo essencial de immortelle*, proprietary blend of organic and wild harvested essential oils / blend exclusivo de óleos essenciais orgânicos e extraídos diretamente de seu habitat natural, non-GMO tocopherol (vitamin E) / tocoferol (vitamina E) cuja origem não foi geneticamente modificada.
* Certified organic / * Certificado orgânico.
** Naturally sourced / ** De origem natural.
RS REBORN
Rhassoul clay** / argila rhassoul**, bentonite clay** / bentonita**, Curcuma longa (turmeric) root* / raiz de cúrcuma*, activated coconut charcoal / carvão ativado de coco, Rosa canina (rosehip) fruit* / fruto de rosa mosqueta*, Hippophae rhamnoides (sea buckthorn) fruit* / fruto de sea buckthorn*, Hibiscus sabdariffa flower* / flor de hibisco*, Myrciaria dubia (camu camu) fruit* / fruto de camu camu*, Centella asiatica (gotu kola)* / centella asiatica*, Inonotus obliquus (chaga mushroom)* / cogumelo chaga*, Glycyrrhiza glabra (licorice) root* / raiz de alaçuz*, Althaea officinalis (marshmallow) root* / raiz de alteia*, Lavandula X intermedia (lavender) flower* / flor de lavanda*, Vanilla planifolia (vanilla) bean* / semente de baunilha*, proprietary blend of organic and wild harvested essential oils / blend exclusivo de óleos essenciais orgânicos e extraídos diretamente de seu habitat natural.
* Certified organic / * Certificado orgânico.
** Naturally sourced / ** De origem natural.
A marca oferece também opções de sérum e de máscara facial para peles com outras necessidades. Por enquanto, o site da empresa só faz entregas nos Estados Unidos, no Canadá e no Reino Unido, mas a loja virtual Aurora Beauty trabalha com todos os produtos da Root Science e entrega no mundo inteiro. Tive contato com o RS Youth Serum e a RS Reborn ao receber amostras gratuitas desses produtos numa compra que fiz lá recentemente; uma excelente surpresa.

Todas as encomendas são enviadas pela Aurora Beauty junto com 3 amostras, escolhidas pela equipe. Os clientes também podem definir que produtos querem testar, aquirindo um conjunto de custom samples, que vem com 5 itens e custa US$15,00. As amostras vêm em pequenos frascos e potinhos devidamente higienizados, numa quantidade dimensionada para 2 a 6 usos. Comigo, a máscara foi suficiente para 5 aplicações, e o sérum rendeu espantosas 26 aplicações, ou seja, 13 dias, de manhã e de noite. Usei apenas no rosto, estendendo um pouco pelo pescoço; se tivesse incluído o colo e o pescoço todo, acredito que a amostra teria servido para aproximadamente 10 aplicações.

O fato de ter passado o sérum sempre na pele úmida de banho, lavada com o Sabonete Natural Andiroba 60% e Calêndula (sem aroma), da marca nacional Fefa Pimenta, ajudou a otimizar o rendimento. Logo em seguida, eu aplicava o Creme Facial Noturno de Rosas, da marca também brasileira Ikove. Esse tipo de combinação me fez sentir mais confortável, provavelmente por ter pele mista e um histórico de alergias e dermatite atópica, ainda mais nesse inverno cheio de alterações bruscas de temperatura. Pessoas com outras características e em outras estações do ano podem preferir usar o sérum sozinho.

Um ponto desfavorável desses produtos é o preço, bem elevado para os meus padrões. A RS Reborn vem num pote com 57g e custa US$50,00. O RS Youth Serum tem 3 preços e 3 tamanhos: US$20,00 por 5ml, US$40,00 por 10ml e US$80,00 por 30ml. A ideia de disponibilizar frascos menores é perfeita para testar antes de investir num full-size, ou simplesmente por amor à pesquisa. Nesses casos, é muito vantajoso o sistema de custom samples da Aurora Beauty, mesmo para quem mora nos países cobertos pela loja própria da Root Science.

As embalagens originais são lindas, de vidro violeta, quase preto, e contam com válvulas nos frascos, em vez de tubos conta-gotas. Diante desses cuidados, seus conteúdos ficam protegidos da ação do oxigênio e da luz, e têm sua durabilidade aumentada. Estão fazendo parte da minha lista de desejos.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Leia também:

“Resenha: blotting papers Original Aburatorigami e Evening Aburatorigami, da Tatcha”
“Resenha: filtro solar para o rosto SPF 35 Sport Sunscreen Face Stick, da Badger, para adultos e crianças”
“Férias no Havaí, parte 2: restaurantes, produtos orgânicos e outras compras na Big Island”
“Resenha: Sabonete Cupuaçu e Shampoo Sólido Castamuru, da Fefa Pimenta”
“Meu relato sobre dermatite atópica e o uso de produtos naturais com ingredientes orgânicos”
“Aromaterapia: onde encontrar óleos vegetais orgânicos”

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Loja virtual: Aurora Beauty

Uma das características mais admiráveis de certas lojas virtuais norte-americanas consiste em dar a seus clientes a possibilidade de escolher amostras de praticamente todos os produtos disponíveis. Por mais que a internet possa dar uma boa ajuda no processo de avaliação, fornecendo resenhas, comentários e fotos, o sistema de amostras é o que mais garante o sucesso de uma compra à distância, principalmente para pessoas alérgicas ou no caso de maquiagens, perfumes, produtos capilares e cosméticos para o rosto. Fundada por Farah Turner em Minneapolis, a Aurora Beauty (http://www.aurorabeauty.com/), é uma empresa multimarcas que oferece isso como um serviço pago à parte, além de incluir 3 amostras gratuitas e escolhidas por sua equipe, em todas as compras.

PONTOS FORTES:

– Entregas podem ser feitas para o mundo todo.

– A loja trabalha com uma seleção de marcas orgânicas bem interessante, com preços que vão de US$9,99 a US$185,00. A lista completa é apresentada na seção “Brands”. Todos os produtos são cruelty-free e muitos são veganos.

– Quem quiser pode comprar amostras de praticamente todos os cosméticos disponíveis no site. As exceções são compreensíveis: esmaltes, lápis de olho e máscaras para cílios. Cada conjunto de 5 amostras custa US$15,00 e pode ser comprado na seção “Custom samples”. Os clientes definem que produtos querem receber, e escrevem os nomes na página de checkout. As amostras se propõem a ser suficientes para 2 a 6 usos, e realmente são. Comigo, algumas estão rendendo bem mais.

– São enviadas 3 amostras, sem custo, junto com todas as encomendas. Esse benefício independe do sistema de amostras pagas, descrito no item anterior.

– Graças às amostras, tive a oportunidade de experimentar 3 produtos faciais que estão entre os mais deliciosos e dispendiosos que já usei até hoje: o RS Youth Serum, da marca californiana (e inspirada nas tradições herbalistas da Islândia) Root Science (US$80,00, 30ml); o Mahalo Balm, da marca havaiana Mahalo (US$72,00, 50ml); o Blue Beauty Balm, da marca novaiorquina (criada no Brooklyn por uma brasileira radicada nos Estados Unidos) Isa’s Restoratives (US$68,00, 50ml).

– Todos os produtos são mostrados com as respectivas listas de ingredientes.

– As fotos são boas e aumentam bastante.

– A embalagem das encomendas (tanto o pacote quanto o enchimento) é bem resistente.

– O atendimento ao cliente funciona muito bem. Recebi respostas rápidas e objetivas sempre que entrei em contato com a empresa por email.

– Além de eficiente, achei o atendimento particularmente gentil e caloroso, o que torna a experiência de compra ainda melhor. Dentro da minha caixa, havia um cartãozinho de agradecimento, manuscrito (um detalhe personalizado que faz uma boa diferença).

– Pode-se falar com a equipe da loja em tempo real, pelo live chat, de segunda-feira a sexta-feira, entre 12:00 e 17:00 (horário local).

– Ocasionalmente, a empresa faz promoções.

– É possível adquirir gift cards. Gosto muita da ideia de dar (ou receber!) um vale-presente de uma loja especial.

– O valor do frete para o Brasil é razoável. Aproveitando minhas férias no Havaí, pedi que a minha compra fosse enviada para lá, e o frete foi gratuito; de volta ao Rio de Janeiro, fiz algumas simulações e vi que o frete inicial para cá é de US$12,95. Para produtos pesados, como sais de banho em embalagens de vidro, seria mais caro, naturalmente.

PONTOS FRACOS:

– Não há um programa de pontos.

– Não existe uma opção de frete expresso para o Brasil.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“O que é importante saber antes de comprar em sites estrangeiros”
“Lojas e marcas especializadas”
“12 ingredientes que devem ser evitados”
“Loja virtual: Love Lula”

ALGUNS PRODUTOS ENCONTRADOS NA AURORA BEAUTY:

Sérum facial RS Youth Serum, da Root Science
Bálsamo para o rosto Blue Beauty Balm, da Isa’s Restoratives
Manteiga corporal Patchouli + Vanilla Bean + Wild Rose Whipped Body Butter, da Plantfolk Apothecary
Bálsamo para o rosto Mahalo Balm, da Mahalo (mini-resenha em “Férias no Havaí, parte 2: restaurantes, produtos orgânicos e outras compras na Big Island”)