18 agosto 2011

Maquiagem: evitando contaminação

Vale a pena comentar que, por mais que esteja limpa, a pele sempre deixa resíduos em qualquer aplicador de maquiagem, seja ele uma almofada, uma esponja ou um pincel. Para evitar que esses resíduos acabem contaminando o meu Jurlique Rose Silk Finishing Powder ou qualquer outro pó solto, eu sempre derramo uma quantidade suficiente para um único uso numa superfície plana que possa ser facilmente lavada (um pratinho de louça, por exemplo), e uso um pincel para fazer a aplicação. Ou seja, um aplicador que não é o que vai ficar em contato com o pó depois, dentro da embalagem fechada.

A almofada que vem dentro da embalagem desse pó facial nunca é usada no rosto, portanto, e fica lá apenas para impedir a saída involuntária do pó pelos furinhos nas raras vezes em que eu levo o produto na minha bolsa.

Também para evitar contaminação de itens de maquiagem e a ocorrência de posteriores problemas na pele, é muito importante lavar pincéis, almofadas e esponjas com frequência. É preciso usar bastante água e sabonete líquido ou em barra, repetir a operação uma porção de vezes, até que a água do enxágue esteja transparente e incolor, tirar o excesso de água e depois deixá-los secar totalmente, à sombra e na posição horizontal, em cima de algo que ajude a absorver a umidade, como lenços de papel. Se os pincéis ficarem secando com as cerdas para cima, haverá um acúmulo de água na parte em que as cerdas se juntam ao cabo, e essa área nunca vai secar direito.

Eu lavo o meu material com sabonete em barra mesmo, os da Reserva Folio (sobre os quais já escrevi aqui no blog) são ótimos também para essa finalidade. Tem gente que sugere usar condicionador depois, mas eu não acho isso necessário. E não recomendo xampu de bebê, desses convencionais — por mais espantoso e triste que isso possa parecer, a composição deles é terrível! A lista de ingredientes desses xampus vendidos em farmácias não tem só um ou dois ingredientes potencialmente nocivos, tem múltiplos.

E costumo fazer essa limpeza uma vez por semana, mas há quem faça todos os dias (maquiadores profissionais, por exemplo). Só não dá para descuidar, deixar isso para lá durante meses e meses. E de todo modo é uma tarefa rápida, a não ser que a quantidade de itens seja enorme. Como eu não uso muitos pincéis, gasto apenas uns cinco minutos.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“12 ingredientes que devem ser evitados”
“Por que tanta preocupação com a composição dos cosméticos?”
“Resenha e swatches: batons, blushes, sombras e iluminadores da RMS Beauty”
“Resenha: blotting papers Original Aburatorigami e Evening Aburatorigami, da Tatcha”
“Resenha: blush multiuso na cor Spark e gloss nas cores Sultry e Twinkle, da Vapour”

2 comentários:

Heglaé Maia disse...

Com certeza temos q ter cuidado com nosso material. Sempre manter bem fechado, usar pincéis limpos...ainda estou em processo de substituição de produtos. Lavo meus pincéis ou com sabonete líquido ou shampoo de bebê, amos não orgânicos...queria muito comprar uns produtos de uma marca brasileira chamada Arte dos Aromas, que tem shampoo, condicionador e um hidratante que parecem ser bons. Mas o q me irrita é q o site deles não tem os ingredientes dos produtos e não tem como saber se tem aqueles temidos ingredientes...já mandei email e nem resposta eu recebo. Uma marca q gosto muito tb é a Ikove, q eu tenho demaquilante...por sorte, os ingredientes são todos organicos e naturais, mas acho imprescindível eles colocarem os ingredientes disponíveis para consulta.
:*

Michelle C. disse...

Deixar cliente sem resposta é péssimo para a imagem da empresa, quando isso acontece comigo eu desanimo muito de comprar.

E concordo plenamente com você sobre disponibilizar a lista de ingredientes no site. Seria ótimo para os consumidores interessados se todas as marcas fizessem isso. E acho que a Ikove teria muito a ganhar, pois as suas composições são realmente orgânicas e naturais.