14 agosto 2011

Resenha: primer Stratus Instant Skin Perfector, da Vapour, e pó facial translúcido Rose Silk Finishing Powder, da Jurlique

Um produto bastante elogiado da Vapour Organic Beauty é o primer Stratus Instant Skin Perfector, um cosmético muito versátil que funciona como hidratante, primer e base incolor. No lado direito da foto abaixo aparece a versão em miniatura do Stratus, que faz parte de um trio chamado Essential Mini Collection. Custa US$34 e vem com 3 pequenas versões de ícones da marca, cada uma com quase 3g. Está disponível apenas na loja virtual da Vapour [ATUALIZAÇÃO, 08/05/13: Esse kit foi descontinuado].

Da esquerda para a direita: Rose Silk Finishing Powder, da Jurlique,
e Stratus Instant Skin Perfector, da Vapour Organic Beauty
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Já o Stratus Instant Skin Perfector em tamanho normal custa US$44 e é bem maior, vem com quase 16g. Para efeito de comparação, uma embalagem comum de batom contém em média 4g. Tanto o site da Vapour quanto a loja virtual Spirit Beauty Lounge o entregam aqui no Brasil e também vendem amostras para quem quiser testar antes de comprar. [ATUALIZAÇÃO, 08/05/13: A Vapour não trabalha mais com o Brasil, mas felizmente a Spirit Beauty Lounge continua entregando aqui.]

Como pode ser visto, ele vem em formato de bastão e tem a aparência de uma cera branca e fosca. Eu adoro a proposta clean e discreta da embalagem de plástico azul-escuro cintilante, que é ao mesmo tempo altamente funcional — o tubo é resistente sem ser bruto, a tampa fecha muito bem e o sistema que faz o cosmético subir e descer nunca fica emperrado.

O único aspecto com o qual não estou totalmente satisfeita é o aroma, que não é ruim e nem muito forte, mas também não é incrivelmente agradável. Segundo a minha irmã, o cheiro do Stratus lembra massa de modelar. Por outro lado, esse cheiro se mistura bem ao de outros cosméticos, como base ou pó facial, ficando bastante atenuado desse modo.

O produto é indicado para peles sensíveis, secas, maduras, normais e mistas. Pode ser usado tanto por mulheres quanto homens, de todas as idades. Está disponível para peles claras, médias e escuras, em três tonalidades (a minha é a 902), desenvolvidas para atender a cada tipo de subtom.

O Stratus Instant Skin Perfector funciona muito bem em conjunto com a base Atmosphere Luminous Foundation, um item de maquiagem também em bastão. Ainda não testei com a versão líquida dessa base, a Atmosphere Soft Focus Foundation, porque ela foi encomendada há poucas semanas e ainda não chegou. Caso desejado, o Stratus também pode ser usado sozinho, sem base em seguida, para um efeito totalmente incolor.

A aplicação é extremamente simples, basta passar o bastão diretamente no rosto limpo e seco, antes do restante da maquiagem, e espalhar com os dedos igualmente limpos. A pele fica realmente hidratada, com uma textura mais lisa e um tom mais uniforme e saudável, levemente luminoso, mas totalmente sem glitter. É uma mudança visível, e o Stratus cumpre também a promessa de melhorar a aparência dos poros aumentados, tornando-os bem menos perceptíveis.

Mais interessante ainda, o produto é 100% natural e contém 70% de ingredientes orgânicos certificados, sendo que boa parte dos 30% restantes é composta de pigmentos naturais e vitaminas. Ao contrário dos primers convencionais, não contém nenhuma gota de silicone e não bloqueia os poros. Além disso, é resistente a água e suor. Copiei abaixo a lista de ingredientes, incluindo os componentes em português. E já escrevi longamente sobre a Vapour Organic Beauty no texto de 10/08/11, por favor deem um pulinho lá para ver informações adicionais.
Organic Oenothera biennis (evening primrose) oil / óleo de prímula orgânica, organic Helianthus annuus (sunflower) oil / óleo de girassol orgânico, silica / sílica, organic Cera alba (beeswax) / cera de abelha orgânica, lysine / lisina, Sambucus nigra (elderberry) fruit extract / extrato do fruto do sabugueiro, organic lecithin / lecitina orgânica, organic Helianthus annuus (sunflower) seed oil & organic lecithin & organic Cucurbita pepo (pumpkin) seed oil & organic papain (papaya) / óleo de girassol orgânico & lecitina orgânica & óleo de abóbora orgânica e papaína (mamão-papaia) orgânica, mica / mica (CI 77019), titanium dioxide / dióxido de titânio (CI 77891), essential oils & natural fruit essences / óleos essenciais e essências naturais de frutas, tocopherol (natural vitamin E) / tocoferol (vitamina E natural), Boswellia carteri (frankincense)* / olíbano*, organic Ocimum sanctum (tulsi / holy basil) / tulase orgânica, organic Nelumbo nucifera (lotus) flower petals / flores de lótus orgânico 
* Wildcrafted / cultivado em seu habitat original, sem pesticidas ou outros produtos químicos
Agora que comentei sobre o primer, quero falar de uma das últimas etapas do processo de maquiar: o pó facial. Está no lado esquerdo das fotos, é de uma marca australiana de cosméticos biodinâmicos e orgânicos chamada Jurlique e se chama Rose Silk Finishing Powder.

Na fotografia anterior, mostrei o fundo da embalagem. Como essa parte é transparente, dá para perceber que é um pó solto, branco, com uma textura bem fina e leve. O que a imagem não pode transmitir é a fragrância — totalmente natural, constituída de óleos esssenciais de rosa e lavanda. Um cheiro delicioso na minha opinião, bem floral e feminino.

A foto abaixo traz as embalagens dos dois produtos avaliados neste texto na posição normal. A tampa preta e fosca do Rose Silk Finishing Powder permanece bem fechada, por isso acredito que possa ser levada em viagens sem problemas. Há um espelho redondo acoplado à parte interna da tampa, logo abaixo vem um aplicador também redondo, do tipo almofada alta, aveludada, com uma faixa de tecido para colocar os dedos. Os furinhos que permitem a passagem do pó são ótimos, o produto sai na medida certa, dá para dosar bem, sem medo de desperdiçar. É uma embalagem plástica e reciclável bastante completa e bem-feita, e vem dentro de uma caixa de papel feita de 80% de fibra reciclada e 20% de fibra certificada pelo FSC. Gosto muito do resultado final, o conjunto é bonito e elegante.

Da esquerda para a direita: Rose Silk Finishing Powder, da Jurlique,
e Stratus Instant Skin Perfector, da Vapour Organic Beauty
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Comprei o meu pó facial na loja virtual inglesa Bath & Unwind. Custou £24,50 — não é um cosmético barato (e o preço no Reino Unido nem chega a ser muito diferente do preço no país de origem), mas por outro lado vem em boa quantidade (10g) e chegou com uma validade que só expiraria em 14 meses. [ATUALIZAÇÃO, 11/11/13: A loja online inglesa Naturisimo também vende esse produto, por um preço bem mais em conta.]

Assim como o Stratus Instant Skin Perfector, o Rose Silk Finishing Powder não contém talco, nanopartículas, pigmentos irradiados, hidroquinona, nem corantes derivados de alcatrão de hulha (coal tar), parabenos, substâncias derivadas de petróleo ou outros componentes polêmicos mencionados aqui no blog. Copiei a composição logo a seguir, com os termos correspondentes traduzidos.
Zea mays (corn) starch / amido de milho, Oryza sativa (rice) starch / amido de arroz,  silica / sílica, fragrance (parfum)* / fragrância (perfume)*, Iris florentina (orris) root extract / extrato de raiz de íris, Salvia officinalis (sage) leaf extract / extrato de folha de sálvia, Arnica montana flower extract / extrato de flor de arnica, Rosmarinus officinalis (rosemary) leaf extract / extrato de folha de alecrim, Calendula officinalis flower extract / extrato de flor de calêndula, Bellis perennis (daisy) flower extract / extrato de flor de margarida, Hamamelis virginiana (witch hazel) extract / extrato de hamamélis, Prunella vulgaris (self heal) flower extract / extrato de flor de self healSpilanthes acmella flower extract / extrato de flor de jambu, lauroyl lysine / lauroil lisina, glycerin / glicerina, aqua (water) / água, alcohol / álcool, cinnamyl alcohol*/ álcool cinamílico*, citral*;  eugenol*, geraniol*, linalool*, benzyl benzoate*, citronellol*, limonene*.
* From natural essential oil (rose  Rosa damascena, lavender  Lavandula angustifolia) / De óleo essencial natural (rosa, lavanda).
É indicado para peles normais e mistas. Fica realmente translúcido e sedoso na pele, criando uma aparência suave, matificada sem exageros. Tem apenas um porém: em dias quentes chega um momento em que o meu nariz acaba ficando com um certo brilho, até porque o produto não foi desenvolvido com a intenção de impedir isso totalmente. Dá para contornar a situação com um daqueles lencinhos removedores de oleosidade e uma nova camada fina de pó facial somente nas áreas críticas do rosto.

ATUALIZAÇÃO, 04/09/15: A loja online I Am Natural Store também trabalha com os produtos da Alima e faz entregas no Brasil.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha, loja virtual e promoção: base e corretivo da Vapour Organic Beauty”
“Resenha: blush multiuso na cor Spark e gloss nas cores Sultry e Twinkle, da Vapour Organic Beauty”
“Resenha: blotting papers Original Aburatorigami e Evening Aburatorigami, da Tatcha”
“Resenha: pincel #17 Blush Brush e blushes minerais Satin Matte Blush e Luminous Shimmer Blush, da Alima Pure”

2 comentários:

Heglaé Maia disse...

uma coisa que me entristece muito nos cosméticos orgânicos é que muitas vezes eles são MUITO CAROS. Minhas últimas compras de produtos deste estilo tiraram muito dinheiro da minha carteira...mas fazer o que né...eu queria muito testar a versão líquida do primer.
:*

Michelle C. disse...

Testa comprando uma amostra dele num kit customizado da Spirit Beauty Lounge ou da própria Vapour! Assim você experimenta vários produtos ao mesmo tempo, e depois só gasta tanto dinheiro com os full-sizes que você tiver aprovado.