19 julho 2012

Resenha: Óleo após Banho Castanha do Pará e Óleo após Banho e para Massagem Harmonia, da Reserva Folio

O que mais me surpreendeu no Óleo após Banho Castanha-do-Pará, da Linha Amazônica da marca brasileira Reserva Folio, foi a textura muito leve. Esse foi também o meu primeiro contato com o óleo de castanha-do-pará, e pude ver na prática que os óleos vegetais são de fato bem diferentes entre si. Particularmente prefiro o efeito nada engordurado deste produto, em comparação com alguns óleos bem mais pesados, como as misturas à base de óleo de oliva.

Óleo após Banho Castanha-do-Pará, da Reserva Folio
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Copiei abaixo a lista de ingredientes que consta na embalagem do Óleo após Banho Castanha-do-Pará:
Óleo de castanha-do-pará orgânica (Bertholettia excelsa), óleo de amêndoa-doce (Prunus dulcis), óleo de gérmen de trigo (Triticum vulgare), óleo de melaleuca (Melaleuca alternifolia), fragrância (fragrance) (óleos essenciais naturais).
Segundo o SAC da Reserva Folio, os óleos essenciais que aromatizam esse produto são de petitgrain, palmarosa, patchuli e ylang-ylang. O resultado é um perfume floral suave que conta também com o aroma reconfortante que se poderia esperar de algo extraído de castanhas-do-pará. O cheiro normalmente marcante de tea tree (melaleuca) praticamente não aparece nessa combinação.

O óleo é incolor e bem fluido, como pode ser visto na amostra que aparece no lado direito da foto. Vem num frasco de 120ml, de plástico alaranjado, bastante resistente, com uma válvula spray, e embalado numa caixa de papel reciclado. Tem o selo IBD Ingredientes Naturais e é 100% natural. Não contém óleo mineral, ftalatos, conservantes ou outros ingredientes sintéticos. Custa R$46,00 em várias lojas virtuais. Eu comprei diretamente do fabricante, que pode ser contatado pelo email faleconosco@reservafolio.com.br ou pelo telefone (22) 2521-7302. A Reserva Folio fica em Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, e faz envios pelo correio para pessoas físicas. [ATUALIZAÇÃO, 07/05/2015: A marca passou a ter loja virtual em 2015. O acesso pode ser feito a partir do site institucional http://www.reservafolio.com.br/.]

O produto é rapidamente absorvido e deixa a pele macia, com um brilho acetinado discreto. Recomenda-se que a aplicação seja feita logo após o banho, no corpo ainda molhado. Não é necessário enxaguar. Gosto de usar esse óleo depois de uma loção, acho que assim a hidratação dura mais tempo. De acordo com um material impresso que recebi junto com a minha encomenda, o óleo de castanha-do-pará é antioxidante, previne contra o envelhecimento precoce da pele e estimula a produção de colágeno, promovendo a cicatrização e o aumento da elasticidade dos tecidos. A Reserva Folio recomenda que o Óleo após Banho Castanha-do-Pará seja utilizado também por mulheres grávidas, na prevenção de estrias.

Quem procura um óleo especificamente para massagem pode gostar do Óleo após Banho e para Massagem Harmonia, da Linha Aromaterápica da mesma marca. O produto tem uma cor ligeiramente esverdeada, é mais viscoso e leva um tempo um pouco maior para ser absorvido — uma característica favorável para a utilização em massoterapia. A embalagem, o preço, a certificação IBD e o modo de usar são iguais aos do Óleo após Banho Castanha-do-Pará, mas o frasco é incolor e a formulação é diferente.

A lista de ingredientes do Óleo após Banho e para Massagem Harmonia está reproduzida abaixo, tal qual informada no rótulo (os itens não parecem estar exatamente em ordem decrescente e nem todos estão acompanhados dos nomes correspondentes em latim):
Óleo essencial natural de lavanda (lavender), óleos essenciais naturais, óleo de semente de uva (grape seed), óleo de castanha-do-pará orgânica (Bertholettia excelsa), óleo de gérmen de trigo (Triticum vulgare), óleo de melaleuca (Melaleuca alternifolia), óleo de linhaça (linseed oil), óleo de amêndoa-doce (Prunus amygdalus dulcis).
Segundo a Reserva Folio, é especialmente indicado para pele extremamente seca ou de pessoas na terceira idade. Os óleos vegetais que o compõem protegem contra o ressecamento e a formação de radicais livres; a lavanda proporciona relaxamento e equilíbrio.

Contém outros óleos essenciais naturais além do de lavanda, e o conjunto final é fresco e terapêutico, unissex, com um toque acentuado de tea tree. Um produto de aromaterapia muito eficaz para trazer harmonia e bem-estar.

ATUALIZAÇÃO, 19/03/13: A linha completa da Reserva Folio também pode ser encontrada no Armazém Vale das Palmeiras, loja inaugurada no mês passado pelo ator e produtor rural Marcos Palmeira e especializada em produtos orgânicos — que vêm da sua Fazenda Vale das Palmeiras e de outros fornecedores. O endereço é avenida Ataulfo de Paiva 1100-C, Leblon, e o telefone é (21) 2294-0988.

ATUALIZAÇÃO, 20/04/15: Outro estabelecimento que trabalha com os produtos da Reserva Folio é o Universo Orgânico, um espaço dirigido pela chef Tiana Rodrigues, que reúne um mercado orgânico e um restaurante de alimentação viva que foi o primeiro dessa especialidade no Brasil e inclui um amplo cardápio de sucos especiais. Fica na rua Conde de Bernadote 26, lojas 105 e 106, no Leblon. Entregas podem ser agendadas pelos telefones (21) 3874-0186, (21) 2274-8983 e (21) 7852-6012.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

4 comentários:

Heglaé Maia disse...

Legal a indicação deste óleo. Eu estou usando óleo de coco extra virgem durante o banho, mas assim que acabar quero substirui-lo, já que ele é um óleo comedogÊnico, que pode obstruir os poros e causar espinhas.
:*

Michelle C. disse...

Tomara que você também goste, Heglaé!

Unknown disse...

Olá Michelle

Obrigado pelos Post da Reserva Folio, encontrei seu blog verificando o post de produtos para grávidas e no caso você mencionava o óleo da weleda, "nossa grande concorrente rsrsrs" este óleo tem como base o óleo de amêndoas além do castanha que é excepcional para elasticidade da pele acabei de ter o relado de uma amiga que usou o óleo durante toda a gravidez. Bom a Reserva tem a aprtir de janeiro deste ano a sua loja virtual que se entra a partir do site da empresa www.reservafolio.com.br. Em breve lançaremos nossa linha infantil.
Somos a pioneira no Brasil a ter cosméticos certificadamente naturais (selo IBD) Um grande abraço e parabéns pela iniciativa Flavio Folly - Responsável Técnico da Reserva

Michelle C. disse...

Olá, Flavio,

Obrigada pelo comentário! Que bom saber da linha infantil e do relato da sua amiga, o Óleo após Banho Castanha do Pará é mesmo excelente.

E que ótima novidade, a da loja virtual, vou atualizar os posts sobre a Reserva Folio com essa informação. Tenho comprado nas lojas físicas mencionadas, mas às vezes elas não estão com o catálogo completo em estoque. Comprar diretamente da marca costuma ser mais prático nesse sentido.

Uma coisa interessante para os/as clientes da loja online de vocês seria disponibilizar as composições de cada produto. Ajudaria muito na hora de fazer escolhas!

Abraços,
Michelle