16 dezembro 2012

Resenha: Óleo Facial Pele Madura Noite e Óleo Facial Pele Oleosa Dia, da Sachi

Quando comecei a pesquisar cosméticos orgânicos e naturais para o rosto, fiquei intrigada ao perceber que todas as minhas marcas estrangeiras preferidas tinham um óleo facial na sua lista de produtos. Lembro de ter ficado com dúvidas quanto aos resultados desse tipo de produto aqui nesse calor tropical e bem curiosa quando vi que a Ikove, uma marca nacional da qual gosto muito, também oferece um cosmético para o rosto à base de óleos vegetais, o Sérum Facial Anti-Aging Açaí. E a minha curiosidade chegou ao grau máximo quando descobri que a Sachi, outra marca favorita e que além de nacional é artesanal, tem não apenas uma mas dez (isso mesmo, dez) opções, chamadas de Óleos Faciais Terapêuticos.

Óleo Facial Pele Madura Noite e Óleo Facial Pele Oleosa Dia, da Sachi
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Cada um dos seguintes tipos de pele tem um óleo facial para uso diurno e um óleo facial para uso noturno: pele seca, pele mista, pele oleosa, pele acneica, pele madura. Todos são compostos exclusivamente de óleos vegetais e óleos esssenciais. Nada de parabenos ou outros conservantes sintéticos, óleo mineral ou outros derivados de petróleo, ftalatos e demais substâncias sintéticas encontradas em fragrâncias artificiais.

Depois que entrei na casa dos 30 anos, minha pele, que sempre foi oleosa, se tornou mista, mas ainda assim decidi comprar o Óleo Facial Pele Oleosa Dia para fazer um teste. A essa altura eu já havia lido bastante a respeito do uso de óleos vegetais no rosto e já sabia que eles davam bons resultados mesmo em peles oleosas, desde que os óleos carreadores e os óleos essenciais da composição fossem adequados a esse tipo de pele. Meu teste consistiu em aplicar o Óleo Facial Pele Oleosa Dia duas vezes por dia, no rosto todo, em junho deste ano, e após duas semanas pude comprovar que ele realmente fez efeito: as partes críticas (nariz e queixo) ficaram bem menos oleosas e as áreas normais como as bochechas se tornaram secas.

A ideia era poder perceber claramente a ação do óleo facial, mas sei que fazer testes desse tipo é arriscado (ainda mais no rosto). Concluída a experiência, parei de usar esse óleo, para evitar um possível efeito rebote, já que atualmente a minha pele não é mais oleosa. Ainda o aplico uma ou duas vezes por semana, de noite, e apenas no nariz — que por ser oleoso seria a única área em que estaria correto o uso desse óleo elaborado para peles oleosas.

A lista de ingredientes, 100% natural, é a seguinte: óleo de jojoba, óleo de copaíba orgânico, óleos essenciais de cipreste, alecrim e capim-limão. Quem tem algum conhecimento de aromaterapia já deve ter imaginado que o cheiro do Óleo Facial Pele Oleosa Dia é bem estimulante. Capim-limão é um dos meus óleos essenciais favoritos, e nessa sinergia de aroma bastante intenso ele ficou bem marcado, então passei a usar o óleo também como uma injeção de ânimo: pingo uma ou duas gotas na palma das mãos, espalho bem e aspiro o perfume; funciona na hora e ao mesmo tempo não deixa meus dedos escorregadios. A página do produto na loja virtual contém um aviso recomendando que esse óleo seja evitado nos cinco primeiros meses de gravidez (devido ao óleo essencial de alecrim).

Algumas semanas depois experimentei o Óleo Facial Pele Madura Noite, que adorei e continuo usando frequentemente até hoje. Acabei de fazer 37 anos e, embora eu ainda não tenha rugas ou outras marcas acentuadas de envelhecimento, produtos para pele madura já são indicados, até para tentar retardar tanto quanto possível os efeitos da idade. Especialmente fino, o Óleo Facial Pele Madura Noite é absorvido rapidamente e deixa a pele equilibrada e macia. A lista de ingredientes, 100% natural, está copiada a seguir: óleo de jojoba, óleo de castanha-do-pará orgânico, óleos essenciais de olíbano e lavanda. Essa sinergia tem um aroma delicado, relaxante e leve, perfeito para a noite. Além do uso como óleo facial, acho o produto excelente para fazer uma boa automassagem, logo antes de ir dormir, incluindo pescoço, nuca, ombros e colo.

A foto acima foi feita no início de agosto e mostra que o nível do Óleo Facial Pele Oleosa Dia está bem mais baixo do que o do Óleo Facial Pele Madura Noite. Ambos podem ser usados também na área ao redor dos olhos, com o devido cuidado para que os produtos não entrem em contato com os olhos propriamente ditos. Nenhum deles me fez ter cravos ou espinhas, em momento algum, e nem acordar no dia seguinte com aquela sensação de pele engordurada que produtos pesados podem causar. A proeza é em grande parte do óleo de jojoba, que é o óleo carreador usado em todos os Óleos Faciais Terapêuticos da Sachi, e tradicionalmente recomendado em aromaterapia para ser usado no rosto, devido à sua alta compatibilidade com a pele.

Um ponto que me preocupava antes de experimentar esses óleos era a aparência que a minha pele passaria a ter. O inverno deste ano quase não teve dias frios aqui no Rio, mas por outro lado foi um dos mais secos que me lembro de ter passado. Por sorte tivemos dias mais agradáveis e amenos na primavera. Nesses dois contextos, fiquei muito contente em notar que nem o Óleo Facial Pele Oleosa Dia e nem o Óleo Facial Pele Madura Noite deixaram o meu rosto brilhoso. Agora que a temperatura muitas vezes tem chegado perto dos 40º, num clima muito úmido e abafado bem típico do nosso verão, estou usando os óleos faciais apenas à noite.

É fundamental prestar atenção na quantidade. Poucas gotas já são suficientes para o rosto inteiro (eu uso somente uma ou duas), e devem ser espalhadas no rosto com a ponta dos dedos. A Sachi recomenda também que eles sejam usados como hidratantes e logo após tonificar a pele com água de rosas, água de flor de laranjeira, infusão de camomila, infusão de tomilho ou vinagre de maçã — dependendo do tipo de pele e do tipo de óleo escolhido. Como meu tônico facial (o Uplifting Toner, da Pukka) e meu hidratante favorito de todos os tempos (o Creme Facial Noturno de Rosas, da Ikove) vêm dando ótimos resultados desde que comecei a usá-los, optei por continuar com eles e passar o Óleo Facial Pele Madura Noite por cima do hidratante, como item final da rotina noturna.
Os Óleos Faciais Terapêuticos vêm em frascos de vidro âmbar com 60ml, e custam R$35,00 cada um. Parece que o prazo de validade varia de acordo com o tipo escolhido, um dos que eu tenho é válido por 9 meses e o outro é válido por 12 meses. O preço é bastante acessível, ainda mais levando-se em conta a grande quantidade de produto.

Cada garrafinha tem tampa de alumínio e é acompanhada também de uma tampa de plástico do tipo flip-top, dessas que se abrem sem precisar rosquear, bastando puxar a parte superior da tampa. Essa tampinha extra tem uma abertura bem pequena, de poucos milímetros de diâmetro, o que permite controlar melhor o número de gotas a serem tiradas. A foto do início do texto foi feita com as tampinhas de plástico.

A embalagem é apenas essa, sem itens desnecessários como bulas ou caixas de papel. Mesmo sendo de vidro, o frasco não corre o risco de se quebrar no envio pelo correio, pois é embalado em plástico-bolha e acondicionado numa caixa de papelão forrada de papel amassado. Todas as informações relativas ao produto (nome, modo de usar, lista completa de ingredientes etc.) ficam impressas numa etiqueta adesiva sem ilustrações e que muda de cor conforme o tipo de óleo escolhido. A programação visual é simples, neutra e elegante.

Os produtos da Sachi Cosméticos Naturais são artesanais, além de 100% naturais, e contêm ingredientes orgânicos sempre que possível. Cada Óleo Facial Terapêutico é confeccionado sob encomenda, logo após a realização da compra. A empresa está levando até sete dias para despachar os pedidos, e deve-se acrescentar a isso o tempo que o correio leva para completar a entrega. Para entrar em contato com a marca, existe um formulário na página https://www.lojasachi.com.br/.

ATUALIZAÇÃO, 22/02/2013: Infelizmente, a linha de Óleos Faciais Terapêuticos foi descontinuada em fevereiro de 2013. Essa decisão não é necessariamente definitiva, e foi tomada para priorizar a produção dos sabonetes, que são o carro-chefe da marca.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Alguns outros sabonetes artesanais da Sachi”
“Resenha: Creme Facial Noturno de Rosas, da Ikove”
“Aromaterapia: onde encontrar óleos vegetais orgânicos”
“Resenha: óleo corporal Royal Jasmine and May Chang Replenishing Body Oil, da Pai Skincare”
“Resenha: pincel #17 Blush Brush e blushes minerais Satin Matte Blush e Luminous Shimmer Blush, da Alima Pure”

5 comentários:

Yumi (Projeto Beleza Saudavel) disse...

Eu fico louca da vida quando blogueira convencional menciona que não se deve passar óleo no rosto... gente, se tem um blog precisa pesquisar antes de postar, o mundo da beleza antes da quimica era feito só de plantas e óleos...

Gostei de saber que você aprovou os óleos e que deram super certo. Estou cogitando em comprar um de uso noturno pra complementar o serun da Weleda que é sensacional!

bj!

Michelle C. disse...

Yumi, concordo com você, tem muita informação truncada por aí sobre óleos vegetais.

E que legal saber que o sérum da Weleda é tão bom, ganhei o creme para os olhos (da mesma linha de romã), vou começar a experimentar. Beijos!

Thaíse disse...

Olá Michelle. Muito bom conhecer seu blog. Também sou consumidora de cosméticos naturais e orgânicos e ainda não conhecia nenhum espaço como esse.
Eu tive (estou tendo) uma experiência incrível com Óleo Facial Pele Acnéica Noite da Sachi. Também tive grande resistência, apesar das pesquisas, mas como definitivamente não queria mais usar produtos químicos nocivos à saúde geral do meu corpo, fiz a compra.
Nunca vou me esquecer do susto que eu levei pela manhã ao levantar e ver que minha pela NÃO estava nem um pouquinho oleosa, e não tinha NENHUMA espinha, bolinha, cravo a mais (além dos que já estavam ali antes, rs).
Eu uso apenas o óleo após um sabonete específico, e a pele está com uma belíssima textura. Não sei dizer com precisão quanto à incidência de espinhas, pois iniciei em conjunto um tratamento hormonal (por necessidade de saúde) e ele pode também estar auxiliando na diminuição delas.

Obrigada por compartilhar sua experiência. Continuarei visitando o blog.

=)

Michelle C. disse...

Olá, Thaíse, muito obrigada pela visita e pelo relato! Que bom saber que o Óleo Facial Pele Acnéica Noite está funcionando tão bem com você :)

Michelle C. disse...

Oi, Pricila, que legal saber que esse Óleo Facial deu certo com você! Também gosto muito do Black Soap.