05 outubro 2017

Resenha: tônico facial Bohemian Ruby Balancing Toner, da Leahlani Skincare (Série Havaiana)

Em meados do ano passado, pesquisando marcas locais de cosméticos para trazer de uma nova viagem ao Havaí, encontrei a Leahlani Skincare, encomendei alguns produtos para mim e para dar de presente, e gostei especialmente do tônico facial Bohemian Ruby Balancing Toner (Tônico Balanceador Rubi Boêmio, em tradução livre). Com uma composição totalmente natural, cruelty-free e vegana, conta com babosa, calêndula e hibisco orgânicos, um pequeno cristal de quartzo rosa e silte marinho da costa havaiana, entre outros ingredientes.

Bohemian Ruby Balancing Toner, da Leahlani Skincare
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

De acordo com a descrição dada pela empresa, a babosa tem propriedades cicatrizantes e hidratantes, a calêndula é anti-inflamatória, regeneradora e suavizante, o hibisco utilizado, da variedade Roselle, possui ação firmadora, adstringente e levemente esfoliante, o cristal de quartzo rosa tem o papel de emitir “uma forte vibração de amor incondicional, cura e aconchego”, e o silte marinho contém minerais que ajudam a estimular o metabolismo celular.

O dicionário Aulete traz a seguinte definição de silte: “Fragmentos de mineral ou rocha menores do que um grão de areia (entre 0,002mm e 0,06mm de diâmetro), que geralmente formam camadas sedimentares sobre o solo ou nos leitos dos rios.” O material é realmente tão fino que não sinto qualquer tipo de aspereza durante o uso do tônico. E o gesto de agitar o frasco antes de cada utilização ganha um toque peculiar com o som do cristal de quartzo rosa.

Formulado para peles sensíveis, peles secas e peles delicadas, com tendência a vermelhidão e inflamação, o Bohemian Ruby de fato deixa o meu rosto e o meu pescoço mais hidratados e equilibrados. Além disso, proporciona uma ampla sensação de bem-estar, que atribuo principalmente à ação aromaterápica dos óleos essenciais de camomila marroquina azul, lavanda e gerânio.

Anotei abaixo a composição, e acrescentei os termos correspondentes em português.
Hawaiian spring water / água mineral havaiana, organic aloe vera / babosa orgânica, organic calendula / calêndula orgânica, hawaiian sea silt (sea silt ferment) / silte marinho havaiano (silte marinho fermentado), essential oils of wildcrafted blue tansy / óleos essenciais de camomila marroquina azul de colheita selvagem, lavender / lavanda, rose geranuim / gerânio roseum, witch hazel distillate / hamamélis destilada, organic hibiscus flower / flor de hibisco orgânico, organic vegetable glycerin / glicerina vegetal orgânica, Leucidal Liquid (radish root ferment) / Leucidal Liquid (raiz de rabanete fermentada), rose hips / rosa mosqueta, and love / e amor.
Infused with a purified rose quartz gemstone / infundido com uma gema purificada de quartzo rosa.
O líquido é rosa pálido, com um aroma floral fresco, que me agrada muito. Já outros cosméticos que experimentei dessa marca têm aromas florais e frutais bastante adocicados — embora cativantes, não costumam fazer o meu estilo. A embalagem é minimalista e eficiente, ótima para reutilização: um frasco de vidro fosco, com válvula spray, um detalhe de metal dourado e rótulo cor de rosa. Um cartãozinho de papel rosa e branco, preso com um elástico dourado, contém mais informações sobre o produto. O volume de 100ml é significativo (os tônicos de outras marcas naturais e orgânicas estrangeiras muitas vezes vêm com apenas 60ml).

Leah Klasovsky, a idealizadora da marca, enveredou por esse caminho dez anos atrás, ao buscar cura para seu próprio problema de acne cística. Mudou-se da ilha havaiana de Oahu para outra ilha chamada Maui, com o objetivo de se formar em estética holística numa escola local, dirigiu o spa de um grande hotel na ilha de Kauai após anos de prática profissional e fundou a Leahlani Skincare também em Kauai. As descrições dos cosméticos, decididamente idílicas, celebram as riquezas naturais havaianas e enfatizam conceitos como aloha, amor e intenção.

Antes de efetuar minha compra, li alguns textos do blog institucional e tirei dúvidas por email. Fiquei satisfeita com o atendimento e as sugestões, apresentadas pela própria Leah. O endereço para esse tipo de contato é talkskin@leahlaniskincare.com.

A marca sugere que o Bohemian Ruby Balancing Toner seja utilizado em até 9 meses após a abertura da embalagem. Confesso que passei um bocado desse prazo, e mesmo assim o tônico continua adequado para uso. O ideal, de todo modo, é seguir as recomendações da empresa. Produzido artesanalmente, em pequenos lotes, está custando US$32,00 na loja virtual da Leahlani Skincare, que faz envios também para outros países, incluindo o Brasil.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: stain para lábios e rosto Mocha Rose Stain e spray aromaterápico Mauka Space & Body Spray, da Indigo Elixirs (Série Havaiana)”
“Resenha: bálsamo para o corpo e o rosto Healing Bee Balm, da Big Island Bees (Série Havaiana)”
“Férias no Havaí, parte 1: passeios, acomodações e transporte na Big Island”
“Férias no Havaí, parte 2: restaurantes, produtos orgânicos e outras compras na Big Island”
“Resenha: Primer Velvety Skin e Base Mineral Compacta, da Baims”
“12 ingredientes que devem ser evitados”

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Michelle,

Adoro seu blog! Sabe me dizer se a empresa Ikove acabou, fui no site e estava tudo indisponível e a última publicação no Instagram tem um bom tempo. Se fechou, uma pena!

Michelle C. disse...

Olá, Anônimo, obrigada pelo comentário! Peço desculpas pela demora em responder. No ano passado, um incêndio destruiu a fábrica da Ikove. Uma pena mesmo!

Anônimo disse...

Michelle,

Que horror! Em pensar que era uma ótima opção de cosméticos naturais... Tomara que um dia voltem às atividades.

Cristina

Michelle C. disse...

Verdade, Cristina! Sinto muita falta dos produtos deles. Tomara que um dia voltem mesmo!