23 setembro 2011

Resenha: Loção Corporal Açaí Chocolate, da Ikove

Só tomo banho frio alguns dias por ano: no auge do verão, quando a temperatura está acima de 40 graus. Sei que banho frio seria muito melhor para a pele, mas infelizmente não consigo. Por conta do hábito de tomar banho quente duas vezes por dia, uso hidratante duas vezes por dia também; é um ritual do qual eu gosto muito, além de achar necessário nessas circunstâncias. O complicado é encontrar o produto com o acabamento perfeito: nem tão leve que não hidrate o bastante e nem tão pesado a ponto de deixar aquela sensação desagradável de oleosidade na pele.

Loção Corporal Açaí Chocolate, da Ikove
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Uma opção que atinge o ponto ideal é a Loção Corporal Açaí Chocolate, da marca brasileira Ikove. A lista de ingredientes é impressionantemente verde: 96% orgânica, 100% natural e vegana. Melhor ainda, tem os selos USDA OrganicFair Trade Certified e Ecocert.
Aqua / água, • Orbignya oleifera (babaçu) seed oil / óleo de semente de babaçu, • Aloe barbadensis leaf juice / suco de folha de babosa, •* Theobroma cacao L. (cocoa) butter / manteiga de cacau, • Euterpa oleracea (açaí) fruit extract / extrato de açaí, • Equisetum arvense (horsetail) extract / extrato de cavalinha, • Calendula officinalis extract / extrato de calêndula, • Salvia officinalis (sage) extract / extrato de sálvia, • Oryza sativa (rice) bran extract / extrato de farelo de arroz, • Lavandula officinalis (lavender) extract / extrato de lavanda, vegetable glycerin / glicerina vegetal, • Copernicia cerifera (carnauba) leaf wax / cera de folha de carnaúba, • Citrus aurantium dulcis (sweet orange) oil / óleo de laranja doce, • Citrus reticulata (mandarin) oil / óleo de tangerina, xanthan gum / goma xantana, Lavandula officinalis (lavender) oil / óleo de lavanda, bisobolol oil / óleo de bisabolol, •* Theobroma cacao L. (cocoa) liquor / licor de cacau
Certified organic / certificado orgânico, * Fair Trade certified / certificado de Comércio Justo.
Não contém óleo mineral, silicones, propilenoglicol, PEG, parabenos, BHT, ftalatos, conservantes que liberam formaldeído, corantes ou perfumes sintéticos, entre tantas outras substâncias indesejáveis.

O produto tem cor de café com leite e uma consistência que achei um pouco estranha no início, por ser bem líquida, mas que depois que experimentei passei a adorar. Apesar de conter chocolate e açaí no nome, não sinto cheiro de nenhum desses dois. Devido aos óleos essenciais incluídos para aromatização, a fragrância é exatamente de lavanda com laranja e tangerina, combinada com o perfume natural da manteiga de cacau que se percebe ao fundo. Ao mesmo tempo estimulante e confortável, o aroma se dissipa depois de algum tempo.

É uma loção perfeita para se usar de manhã, antes de sair correndo para o trabalho, pois dá uma boa dose de ânimo e é rapidamente absorvida. Deixa a pele realmente hidratada, macia e diria até mesmo revitalizada, o dia todo.

Neste inverno, áreas ressecadas como cotovelos, joelhos e pernas pediram um certo reforço, que foi dado alternadamente por algumas gotas de óleo de rosa mosqueta, óleo de coco ou uma segunda camada dessa própria loção. Tudo indica que esse procedimento não será necessário no verão.

A embalagem conta com uma boa válvula pump preta e é bem resistente, de plástico marrom — o que ajuda na conservação. Vem com 250ml e custa R$49,00 R$67,90 [ATUALIZAÇÃO, 29/03/13]. O rótulo segue a linha dos demais itens da Ikove, e traz imagens de frutos de açaí e pedaços de chocolate. Costumo comprar no site da própria marca (http://www.ikove.com.br/).

Está longe de ser um cosmético barato, mas na minha opinião é um ótimo investimento, por ser um excelente produto e verdadeiramente orgânico. Acho fundamental escolher hidratante corporal de modo bastante criterioso, porque é algo que vai ficar em contato com praticamente toda a extensão da pele, por muitas horas.

ATUALIZAÇÃO, 18/03/2013: Um salão de beleza chamado LG Beauty, aberto há apenas dois meses aqui no Rio, está trabalhando com quase todos os produtos da Ikove. Fica na avenida Ataulfo de Paiva 566, loja 217, no Leblon, e o telefone é (21) 3114-0365.

ATUALIZAÇÃO, 20/07/2020: Infelizmente, a produção da Ikove foi interrompida por causa de um incêndio que atingiu a fábrica em agosto de 2016.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:


“Resenha: Creme Facial Noturno de Rosas, da Ikove”
“Resenha: Sabonete de Massoia, da Ewé”
“Resenha: creme para corpo e rosto All-Round Cream, da Lavera”
“Resenha: Serenity Bath and Body Collection, da Pai Skincare, com sais de banho e hidratante corporal — relaxantes, pós-sol e também para grávidas”

10 comentários:

Heglaé Maia disse...

com certeza não é muito barato. Mas a Ikove é marca incrível.
Eu vou ver se compro outro creme da Arte dos Aromas pq eu gostei bastante e é um pouco mais barato.
:*

Michelle C. disse...

Legal, vou ficar esperando sua resenha sobre o outro hidratante da Arte dos Aromas :)

Yumi disse...

Oi!

Vim parar aqui pelo link que a Heglaé deixou no blog dela.

Estou super feliz em ter encontrado esse cantinho, pois estou super assustada com tantas coisas tóxicas que vem nos cosméticos.

Adoro um creminho - mas no momento estou priorizando e muito coisas que não me prejudiquem ainda mais (já bastam os remédios que preciso tomar).

IKove tem tido avaliações positivas, ainda não tenho nada da marca mas pretendo.

Vou acompanhar com certeza!

Obrigada por resenhar esses produtinhos pouco conhecidos mas que trazem mais beneficios para nós!

Bjs e boa semana!

Michelle C. disse...

De nada, Yumi :) Adorei o seu comentário, fiquei muito feliz em saber que você está gostando do meu blog!

Beijos e boa semana também!

Anônimo disse...

Oi Mi, o Tantas Plantas está na onda das greves tambem? rsss
Senti falta das suas resenhas, sao tao legais!
Quando tiver um tempinho, pode escrever mais!
bjwus Rena

Michelle C. disse...

Desculpa, Rena, as últimas semanas foram muito cheias... Mas vou tentar retomar logo o ritmo de antes! Beijos :)

Renata Esteves disse...

Gostei do que você falou sobre pensar bem na escolha do hidratante corporal, porque você absorve o produto por quase toda a extensão da pele. Eu também penso assim, fico feliz de ver que mais uma blogueira está com este tipo de preocupação, eu também falo sobre isso no meu blog. Eu me preocupo tanto que resolvi até montar uma loja virtual para que as pessoas encontrem mais facilmente os maravilhosos cosméticos orgânicos e REALMENTE naturais (não estes pseudo-naturais por aí). Encontrei o seu hoje por acaso através de um link no Facebook, e adorei. Parabéns!

Michelle C. disse...

Obrigada, Renata! Eu conheci o seu blog no ano passado, gosto muito dos seus posts. E achei muito legal a sua iniciativa de montar uma loja :)

Anônimo disse...

Olá! Muito obrigada pela resenha!
Eu tenho uma dúvida: já que alguns dos óleos essenciais contidos nesta loção corporal são cítricos, eles não tornariam a loção fotossensível, não podendo assim ser usada ao dia?

Michelle C. disse...

De nada! Acho que os óleos essenciais cítricos estão tão diluídos nessa loção que a concentração não é suficiente para provocar uma reação fototóxica. O SAC da Ikove (info@ikove.com) deve ter mais informações sobre isso. O que eu posso acrescentar sobre a minha experiência com o produto é que continuo usando essa loção (tanto de dia quanto de noite) e nunca tive problemas, mesmo debaixo do sol mais forte de verão.