30 junho 2013

Resenha: Sabonete Argila Vermelha e Aloe Vera, da Reserva Folio

Já tentei fazer máscara de argila vermelha em casa algumas vezes, mas nunca consegui manter uma frequência regular. Ficava desanimada com a bagunça deixada à medida que a pasta seca e a argila vai se soltando e caindo nas roupas, nos móveis, no chão... e com a dificuldade de remover completamente a argila vermelha da pele depois. Quando experimentei o Sabonete Argila Vermelha e Aloe Vera, da marca brasileira Reserva Folio, me impressionaram o efeito, a versatilidade e a praticidade do produto, que limpa profundamente e ao mesmo tempo hidrata tanto a pele quanto o cabelo, sem deixar rastros de argila pelo caminho.

Sabonete Argila Vermelha & Aloe Vera, da Reserva Folio
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Esse sabonete faz parte da Linha Facial Reserva Folio, que atualmente abrange três itens, listados abaixo junto com suas respectivas indicações, copiadas de um folheto da marca:
  • Sabonete Argila Lilás, Açaí e Óleo de Gerânio, para pele envelhecida: restauração e revigoramento.
  • Sabonete Argila Vermelha e Aloe Vera, para pele normal e pele mista: tonicidade e vitalidade.
  • Sabonete Argila e Própolis, para pele oleosa: controle da oleosidade.
Escolhi a opção Argila Vermelha e Aloe Vera justamente por ter pele mista (oleosa no nariz e eventualmente no queixo também, mas normal nas demais áreas do rosto). De acordo com esse folheto e com uma pequena brochura da Reserva Folio — materiais impressos em papel reciclado e com textos e fotos muito bem-cuidados, aliás —, as argilas agem de duas formas: absorvem as toxinas da região na qual são aplicadas e liberam íons de seus componentes minerais para a pele, tornando-a mais tonificada, estimulando a microcirculação e regulando a produção sebácea. A argila vermelha, rica em óxido de ferro e cobre, e a aloe vera (popularmente conhecida como babosa), rica em vitaminas, minerais, ácidos e aminoácidos, têm o poder de limpar e hidratar a pele em profundidade, aumentando sua elasticidade, vitalidade e tonicidade.

De acordo com a brochura, esse sabonete esfoliante pode ser usado diariamente, mas optei por usá-lo apenas uma vez por semana, no máximo duas. Fiquei tão contente com os resultados que decidi testar o Sabonete Argila Vermelha e Aloe Vera também nos cabelos, e tive uma boa surpresa: o sabonete deixa meu cabelo e meu couro cabeludo realmente limpos, com fios brilhantes e soltos, sem ressecamento. É o melhor produto anti-resíduos que já usei.

O sabonete é redondo e achatado, cor de tijolo. Pesa 90g e vem embrulhado num plástico fino, protegido por uma caixa de papel reciclado de 7,5cm x 7,5cm x 3cm, com informações impressas em português e em inglês. A validade é bem longa, de 3 anos. Rende muito também: calculo que o sabonete que estou usando terá durado cinco ou seis meses antes de acabar. Copiei abaixo, em itálico, a composição conforme informada na embalagem, e incluí os termos traduzidos.
[Babassu oil / óleo de babaçu, palm oil / óleo de palma, macadamia nut oil / óleo de macadâmia] saponifiable / saponificável, aqua / água, kaolin / mica, calcium carbonate / carbonato de cálcio, glycerin / glicerina, fragrance / fragrância, sodium astrocarycum murumuruate, sodium carbonate / carbonato de sódio, sodium silicate / silicato de sódio, coco glucoside / coco glucosídeo, glyceryl oleate / oleato de glicerila, Aloe barbadensis powder / babosa em pó.
A consistência do sabonete é dura (provavelmente devido à alta concentração de argila), mas não de um jeito desagradável — me faz pensar numa pedra de rio. Em contato com a água, o sabonete desliza bem. O perfume floral é totalmente natural, composto de óleos essenciais, e a espuma é levemente esfoliante. Dá para sentir minúsculos grânulos de argila, mas eles não agridem a pele.

Costumo seguir a instruções da embalagem: aplico a espuma no rosto molhado, evitando a área dos olhos, deixo agir por cinco segundos e enxáguo com água morna. O procedimento é incrivelmente rápido e realmente funciona, pelo menos comigo. Terminado o banho, passo o tônico facial Uplifting Toner, da marca Pukka Skincare, o hidratante nacional Creme Facial Noturno de Rosas (tanto de dia quanto de noite), da Ikove, e o filtro solar SPF 35 Sport Sunscreen Face Stick, da Badger, se estiver de dia e eu for sair de casa.

No cabelo, passo a barra de sabonete diretamente na cabeça molhada, como se estivesse pintando faixas, massageio, formando bastante espuma, desembaraço os fios com os dedos, espero os cinco segundos e enxáguo bem. Uso um condicionador logo em seguida, sendo que o meu favorito, já há dois anos, é o Bare Unscented Detangler, da John Masters Organics, um produto sem perfume, natural e com muitos ingredientes orgânicos, que também pode ser usado como leave-in.

Comprei o Sabonete Argila Vermelha e Aloe Vera por R$ 14,50, no Armazém Vale das Palmeiras, que fica na avenida Ataulfo de Paiva 1100-C, Leblon. O telefone é (21) 2294-0988, e é possível agendar entregas em endereços da Zona Sul do Rio. Também pode ser adquirido diretamente com a Reserva Folio, pelo telefone (22) 2521-7302 e pelo email faleconosco@reservafolio.com.br. Os pedidos são entregues pelo correio, em todo o Brasil. [ATUALIZAÇÃO, 07/05/2015: A marca passou a ter loja virtual em 2015. O acesso pode ser feito a partir do site institucional http://www.reservafolio.com.br/.]

Fundada por Simone Valladares região serrana do Rio de Janeiro, a Reserva Folio oferece cosméticos orgânicos e naturais, certificados pelo IBD e dermatologicamente testados. Os testes dermatológicos não são realizados em animais. As matérias-primas são 100% naturais, provenientes da biodiversidade brasileira e de outras regiões do planeta; muitas delas são também orgânicas. Não são empregados derivados de petróleo, ingredientes sintéticos ou de origem animal, com exceção de mel e própolis, que entram na composição de alguns produtos. Todos os itens são aromatizados com óleos essenciais naturais.

ATUALIZAÇÃO, 20/04/15: Outro estabelecimento que trabalha com os produtos da Reserva Folio é o Universo Orgânico, um espaço que reúne um mercado orgânico e um restaurante de alimentação viva que foi o primeiro dessa especialidade no Brasil e inclui um amplo cardápio de sucos especiais. Fica na rua Conde de Bernadote 26, lojas 105 e 106, no Leblon. Entregas podem ser combinadas pelos telefones (21) 3874-0186, (21) 2274-8983 e (21) 7852-6012.

ATUALIZAÇÃO, 05/10/2015: A multimarcas brasileira Capym Store também comercializa cosméticos da Reserva Folio. Esse é um link afiliado; mais informações em “Loja virtual: Capym Store”.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

4 comentários:

Soraia disse...

Ah, Michelle, esses seus testes de produtos de corpo no cabelo eu acho o máximo! Para mim, é quebra total de paradigmas, já que sou bem metódica (era, porque, por sua causa, estou revendo isso, olha que maravilha!). Um abraço!

Michelle C. disse...

Muito obrigada, Soraia! Eu adoro produtos multiuso, simplificam muito a rotina e são ótimos para levar em viagens. Um abraço!

Madame M. disse...

Oi, Michelle! Comprei um desses sabonetes e gostei bastante. Só fico super na dúvida sobre a periodicidade que deve ser usado. Como é esfoliante, imaginei que só deve poder ser usado uma vez na semana. Vc testou isso? beijos mil e parabéns pelo blog!
Renata

Michelle C. disse...

Oi, Renata, obrigada! De acordo com a Reserva Folio, esse sabonete pode ser usado diariamente. Até hoje só uso duas vezes por semana, não cheguei a aumentar a frequência. Beijos!