quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Resenha: filtro solar para o rosto SPF 35 Sport Sunscreen Face Stick, da Badger, para adultos e crianças

Quando comprei o SPF 35 Sport Sunscreen Face Stick (Filtro Solar em Bastão para Esportes, com FPS 35), da Badger, minha escolha foi determinada principalmente pela ótima composição (100% natural, 77,3% orgânica e segura, entre várias outras qualidades que serão detalhadas a seguir), o alto fator de proteção solar do filtro (FPS 35) e a excelente reputação dessa marca americana natural e orgânica. Mas confesso que tive receio de ficar com o rosto esbranquiçado (algo que frequentemente acontece com filtros físicos) e da minha pele mista se tornar oleosa (devido à grande quantidade de ingredientes emolientes presentes na fórmula). Para minha surpresa, nada disso aconteceu, e estou muito feliz com o produto.

SPF 35 Unscented Sunscreen Face Stick, da Badger
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

A lista de ingredientes está copiada abaixo, junto com a tradução de cada item:
Active sunscreen ingredient / ingrediente ativo de proteção solar: non-nano uncoated zinc oxide 22.5% / óxido de zinco não nano e não revestido 22,5%. Other ingredients / demais ingredientes: Olea europaea (organic extra virgin olive) oil* / óleo de oliva extravirgem orgânico*, Cera alba (organic beeswax)* / cera de abelha orgânica*, Theobroma cacao (organic cocoa) butter* / manteiga de cacau orgânica, Butyrospermum parkii (organic shea) butter* / manteiga de karité orgânica* and tocopherol (sunflower vitamin E) / e tocoferol (vitamina E derivada de girassol).
* Certified Organic / * Orgânico certificado. Total organic content: 77.30% / conteúdo orgânico total: 77,3%.
Além de não conter óleo mineral e outros derivados de petróleo, parabenos, conservantes que liberam formaldeído e nenhum dos demais ingredientes mencionados no post “12 ingredientes que devem ser evitados”, esse produto também não contém retinyl palmitate (palmitato de retinila, retinol ou vitamina A — substância que quando usada em cosméticos causa câncer de pele, de acordo com testes de laboratório conduzidos pelo governo americano), oxibenzone (oxibenzona, um filtro solar químico que é um disruptor endócrino, além de estar associado a alergias na pele) e nenhum outro filtro solar químico identificado como nocivo. Para mais informações sobre o uso seguro de protetores solares, vale a pena ler o texto em inglês “Top Sun Safety Tips”, do EWG (Environmental Working Group).

A formulação vai ainda mais longe: é totalmente composta de ingredientes naturais e contém somente filtro solar físico — o óxido de zinco, não nano (nanopartículas) e não revestido —, além de fazer parte da lista atualizada dos melhores protetores solares no ranking do EWG. A lista mostra as marcas em ordem alfabética e está na página “Best Beach & Sport Sunscreens”; o SPF 35 Sport Sunscreen Face Stick aparece lá com o nome All-Season Face Stick, SPF 35.

Tirando o óxido de zinco, que por ser um mineral não pode ser classificado como orgânico, praticamente todos os demais ingredientes são orgânicos, inclusive a cera de abelha. A exceção é apenas a vitamina E, derivada de girassol, que é natural mas não orgânica.

Segundo os padrões da Leaping Bunny, esse produto é cruelty-free no sentido de nem a Badger e nem seus fornecedores fazerem testes em animais. Tudo indica que o cuidado com os animais se estende também ao processo de obtenção da cera de abelha usada pela empresa, como pode-se notar no texto “Healthy Honeybee Keeping”, escrito por Bill Whyte, o empreendedor que fundou a Badger em 1995 e até hoje é o seu CEO. Está numa seção do site intitulada “Education”.

O SPF 35 Sport Sunscreen Face Stick vem num tubo de plástico com 9,5cm de comprimento e 2,5cm de diâmetro. É perfeito para carregar na bolsa ou em viagens, podendo inclusive ser transportado na bagagem de mão, por ser sólido. O peso líquido é de 18,4g. Rende muito: mesmo usando-o há aproximadamente três meses e diariamente, até o momento só gastei 25% do bastão. E o prazo de validade do produto é bem longo — 24 meses na prateleira e 12 meses após a abertura da embalagem. Custa US$8,49, sendo que o site iHerb* dá 10% de desconto e entrega no Brasil.

O tubo é branco e tem um rótulo azul, com a ilustração de um texugo pegando onda numa prancha de surfe. Além de dar nome à empresa, o texugo é o seu mascote oficial. O rótulo não desbota e não descasca com o uso. O tubo fica acondicionado numa embalagem de papel com o selo do FSC. A caixa e o tubo são cheios de selos, pois o produto tem vários certificados: Leaping Bunny, NPA, NSF / QAI, PA+++UVA****. É um filtro de amplo espectro UVA e UVB, biodegradável, resistente à água por 80 minutos e sem nanotecnologia. Deve ser reaplicado a cada duas horas, após 80 minutos na água (nadando ou suando) ou imediatamente após secagem com toalha.

Além da reaplicação, outro cuidado essencial é evitar se expor nos horários de sol mais forte, independentemente de se estar ou não usando filtro solar. É importante lembrar também de passar o filtro em áreas muitas vezes esquecidas, como o topo da cabeça no caso de pessoas calvas, as orelhas, a nuca, o pescoço, as mãos e os pés.

O SPF 35 Sport Sunscreen Face Stick forma um bastão bem consistente, que desliza facilmente pela pele. Por ser esbranquiçado, tem a vantagem de permitir ver exatamente onde ele foi passado. Recomenda-se espalhar o filtro com as pontas dos dedos logo em seguida, e a pele não fica branca e nem engordurada. Pode ser usado no rosto todo, incluindo a área ao redor dos olhos — sem deixá-lo entrar dentro dos olhos propriamente ditos.

Eu tenho pele mista (oleosa no nariz e no queixo, normal nas têmporas e na testa e normal com tendência a seca nas bochechas), e no meu rosto o produto tem um acabamento sequinho, acetinado, mesmo no verão. Nunca me deu cravos ou espinhas, mas ao mesmo tempo não tenho propensão à acne. Passo-o sempre após um hidratante, o Creme Facial Noturno de Rosas, da Ikove (que não possui ingredientes fotossensíveis, portanto uso-o também durante o dia), e em seguida uso o pó facial incolor Rose Silk Finishing Powder, da Jurlique.

Esse filtro foi especificamente elaborado para praticantes de esportes e pode ser usado por adultos e crianças. A aplicação prática e rápida de fato torna-o especialmente interessante para crianças. Não escorre, nem em dias extremamente quentes. Sem fragrância, tem apenas um aroma muito suave e agradável de manteiga de cacau, que desaparece em poucos instantes. Removê-lo da pele não requer nenhum grande esforço, basta lavar o rosto normalmente.

A fórmula é adequada para peles sensíveis. Pude comprovar essa característica recentemente, pois o calor aqui no Rio de Janeiro tem estado tão terrível nas últimas semanas que o constante entra-e-sai do ar condicionado deixou a minha pele irritada ao redor da boca, e ainda assim o SPF 35 Sport Sunscreen Face Stick não tem me causado nenhuma reação negativa. Já estou me tratando e melhorando, devo voltar completamente ao normal dentro de dois ou três dias; de todo modo é um alívio poder manter o rosto protegido do sol mesmo nessa região que está sensível.

Esse filtro solar também pode usado nos lábios. Não os deixa grudados e não tem sabor. Dependendo do tom da boca ele pode deixar uma aparência meio esbranquiçada, mesmo depois de ter sido espalhado com o dedo, mas imagino que isso não irá ocorrer em lábios pouco pigmentados. Acontece comigo, então corrijo a cor com um protetor labial colorido ou um batom.

* Somente na sua primeira compra na iHerb, o(a) cliente que digitar o código “QUS647” no checkout poderá receber até US$10,00 de desconto. Mais informações no texto “Loja virtual: iHerb”.

ATUALIZAÇÃO, 28/10/14: A unidade do SPF 35 Sport Sunscreen Face Stick que estou usando no momento está mais macia que essa da resenha, então a pele recebe mais produto e por isso acaba ficando esbranquiçada ao final. Tendo o cuidado de espalhar muito bem, a aparência fica mais natural. Já quando vou à praia ou à piscina, passo o bastão com mão bem pesada mesmo, de propósito, e não ligo para a brancura da grande quantidade de óxido de zinco, porque o mais importante é proteger a pele de tanta exposição ao sol.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

Resenha: Badger Night-Night Balm, para crianças
“Resenha: filtro solar Childrens Sunscreen SPF 15, da Erbaviva, para crianças e adultos”
“Férias no Havaí, parte 1: passeios, acomodações e transporte na Big Island”
“Férias no Havaí, parte 2: restaurantes, produtos orgânicos e outras compras na Big Island”
“Resenha: blotting papers Original Aburatorigami e Evening Aburatorigami, da Tatcha”

domingo, 23 de dezembro de 2012

Resenha: tônico facial Uplifting Toner e chá Night Time, da Pukka

O ótimo chá de ervas Night Time foi a minha primeira compra da marca orgânica inglesa Pukka Herbs. Não tenho insônia, apenas funciono melhor de tarde e de noite, e gosto muito de tomar chá um pouco depois do jantar — geralmente de ervas, mas muitas vezes da planta do chá mesmo. (Tecnicamente, chá é infusão das folhas de uma planta específica, a Camellia sinensis, e a variedade da planta, o ambiente em que ela se desenvolve e o modo de processá-la são as variáveis que determinam as características específicas de cada um dos milhares de tipos existentes de chá preto, verde, amarelo e branco.) Quando vi que a marca havia lançado uma linha de cosméticos, escolhi o Uplifting Toner (Tônico Revitalizante) para experimentar.

Uplifting Toner, da Pukka
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Assim como as dezenas de opções de chás de ervas e suplementos vegetais da Pukka Herbs, todos os produtos da divisão Pukka Skincare são feitos com ingredientes orgânicos certificados pela Soil Association e outras instituições respeitadas. Todas as caixas são de papel de origem sustentável e certificada pelo FSC, e são impressas com tintas vegetais. Alguns cosméticos da marca vêm em bisnagas de plástico com 50ml, que são feitas de plástico reciclado (85% PCR).

O nome Pukka significa “autêntico”, “genuíno”, “da melhor qualidade” em hindi. A empresa surgiu depois que seus dois fundadores se conheceram, em 2002, e até hoje é dirigida por eles: Sebastian Pole, um terapeuta ayurvédico também versado em medicina chinesa, fitoterapia ocidental e plantio de ervas, e Tim Westwell, um empreendedor que queria abrir um negócio na ramo do bem-estar.

Todos os produtos da marca foram desenvolvidos com base no ayurveda, um conjunto de conhecimentos e práticas utilizados na medicina ayurvédica como prevenção ou tratamento, que visam manter ou recuperar o equilíbrio do indivíduo. O site tem várias páginas com informações complementares, que são uma forma de estabelecer um contato inicial com esses conceitos, desenvolvidos na Índia há cerca de cinco mil anos. Algumas das que achei mais interessantes são as seguintes:
  • Lifestyle Tips (“Dicas de estilo de vida), com dicas genéricas para melhorar a qualidade de vida.
  • Dosha Quiz (“Questionário dos doshas), com perguntas elaboradas para identificar o dosha — o humor biológico — predominante do(a) respondente. Minha classificação foi pitta.
  • Facial Energy Centres (“Centros de energia facial), com instruções para massagem facial.
O Uplifting Toner promete tonificar e hidratar, com uma ação firmadora. Ele de fato deixa a minha pele (que é mista) mais equilibrada, limpa e reanimada. É bem leve, então age apenas como complemento dos passos de limpeza e hidratação. A foto acima foi feita há dois meses, eu havia usado o produto por uns dez dias e já estava bem satisfeita com os efeitos. De acordo com a embalagem, esse tônico é indicado para todos os tipos de pele, incluindo pele sensível. Deve ser aspergido logo após a limpeza do rosto ou simplesmente para refrescá-lo, sempre que for necessário. Pode ser usado sobre a maquiagem.

Devido à recomendação de evitar a área dos olhos, borrifo o tônico duas ou três vezes na palma da mão, para em seguida passá-lo no rosto com os dedos, acho que assim dá para controlar melhor a aplicação. Também poderia usar uma bola ou disco de algodão, mas isso não é necessário e nem valeria muito a pena, pois boa parte do líquido seria absorvida pelo algodão.

Copiei abaixo a composição, 100% natural, 100% orgânica, certificada pela Soil Association e não testada em animais.
Rosa damascena (rose) flower water* / água floral de rosa*, Citrus aurantium amara (orange) flower water* / água floral de laranja*, alcohol* / álcool*, aqua / água, Calendula officinalis (calendula) extract* / extrato de calêndula*, Chamomila recutita (chamomile) flower water* / água floral de camomila*, Althea officinalis (marshmallow) root extract* / extrato de raiz de marshmallow*, Hydrocotyle asiatica (gotu kola) leaf extract* / extrato de folha de centelha asiática*.

* Organic / orgânico.
Água floral também é chamada de hidrolato ou hidrossol e é um subproduto do processo de destilação que resulta em óleos essenciais. Não é equivalente à mistura de água pura com gotas de óleo essencial que algumas empresas vendem como se fosse um hidrolato.

A combinação das águas florais de rosa, laranja e camomila no Uplifting Toner produz um cheiro muito agradável e delicado, que remete mais ao aroma de um chá de ervas e flores do que ao perfume marcante de óleos essenciais. O tônico possui uma cor amarela alaranjada bem bonita.

O produto custa £17,50 vem num frasco com 100ml, feito de vidro 100% reciclável. A validade é de 12 meses após a abertura. A válvula spray é bem-feita, confiável, e tem uma tampa de acrílico espesso. Totalmente transparente, o frasco passa uma sensação de alta qualidade. Fica numa caixa de papel de fontes mistas, certificado pelo FSC, com fundo branco, letras pretas e detalhes cor de abóbora e prateados. Essa caixa é bem reforçada internamente, com cartão duro, igual à proteção de perfumes convencionais de luxo, e é acompanhada de uma bula com informações e fotos de todos os produtos faciais.

Outro ponto muito positivo da embalagem é a possibilidade de remover a válvula e voltar recolocá-la. A maioria das válvulas spray é presa ao frasco, mas, como a do Uplifting Toner é rosqueada, dá para transferir facilmente parte do tônico para um frasco menor, de plástico, e levá-lo na bolsa.

As multimarcas inglesas Bath & Unwind, Love LulaFeel Unique vendem o produto para clientes que moram no Brasil, além de muitos outros países. A Pukka oferece também um kit com miniaturas de seis itens, incluindo o Uplifting Toner. Chama-se Organic Skincare Collection, custa £18,90 e é uma boa forma de testar produtos da marca antes de comprá-los em tamanho normal. A Love Lula oferece a vantagem de 15% de desconto, em todos os itens da loja, para não residentes na União Europeia. A Feel Unique não cobra frete. Todos os envios da Bath & Unwind para o Brasil possuem código de rastreamento, estão sendo feitos sem cobrança de frete, além disso a loja adotou a prática de reembolsar eventuais taxas alfandegárias.

Voltando ao chá Night Time, do começo do texto: o Tantas Plantas foi criado para falar de produtos de beleza e cuidado pessoal, mas esse chá é tão interessante que pode ser útil incluir um comentarário. A mistura é realmente especial, muito saborosa e relaxante. É produzida no Reino Unido e contém apenas plantas que são naturalmente livres de cafeína, provenientes de diversas partes do mundo.

A lista de ingredientes é de manejo sustentável, 100% orgânica e certificada com os selos Soil Association Organic, USDA Organic e Kosher-Parve:
Oat flower (30%)* / flor de aveia (30%)*, licorice root* / raiz de alcaçuz*, chamomile flower* / flor de camomila*, lavender flower (14%)* / flor de lavanda*, lime flower (10%)* / flor de limoeiro (10%)*, valerian root* / raiz de valeriana, tulsi leaf* / folha de tulsi*.

* Organic / orgânico.
As lojas virtuais norte-americanas Spirit Beauty Lounge e iHerb* entregam o Night Time e outros chás da Pukka aqui no Brasil. A caixa simples de papel com 20 sachês custa US$6,95 na SBL e está com 10% de desconto na iHerb.

* Somente na sua primeira compra na iHerb, o(a) cliente que digitar o código “QUS647” no checkout poderá receber até US$10,00 de desconto. Mais informações no texto “Loja virtual: iHerb”.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: Badger Night-Night Balm, para crianças”
“Resenha: Neal's Yard Remedies Rejuvenating Frankincense Facial Wash”
“Resenha: creme para os olhos Echium Anti-ageing Eye Cream, da Pai Skincare”

domingo, 16 de dezembro de 2012

Resenha: Óleo Facial Pele Madura Noite e Óleo Facial Pele Oleosa Dia, da Sachi

Quando comecei a pesquisar cosméticos orgânicos e naturais para o rosto, fiquei intrigada ao perceber que todas as minhas marcas estrangeiras preferidas tinham um óleo facial na sua lista de produtos. Lembro de ter ficado com dúvidas quanto aos resultados desse tipo de produto aqui nesse calor tropical e bem curiosa quando vi que a Ikove, uma marca nacional da qual gosto muito, também oferece um cosmético para o rosto à base de óleos vegetais, o Sérum Facial Anti-Aging Açaí. E a minha curiosidade chegou ao grau máximo quando descobri que a Sachi, outra marca favorita e que além de nacional é artesanal, tem não apenas uma mas dez (isso mesmo, dez) opções, chamadas de Óleos Faciais Terapêuticos.

Óleo Facial Pele Madura Noite e Óleo Facial Pele Oleosa Dia, da Sachi
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Cada um dos seguintes tipos de pele tem um óleo facial para uso diurno e um óleo facial para uso noturno: pele seca, pele mista, pele oleosa, pele acneica, pele madura. Todos são compostos exclusivamente de óleos vegetais e óleos esssenciais. Nada de parabenos ou outros conservantes sintéticos, óleo mineral ou outros derivados de petróleo, ftalatos e demais substâncias sintéticas encontradas em fragrâncias artificiais.

Depois que entrei na casa dos 30 anos, minha pele, que sempre foi oleosa, se tornou mista, mas ainda assim decidi comprar o Óleo Facial Pele Oleosa Dia para fazer um teste. A essa altura eu já havia lido bastante a respeito do uso de óleos vegetais no rosto e já sabia que eles davam bons resultados mesmo em peles oleosas, desde que os óleos carreadores e os óleos essenciais da composição fossem adequados a esse tipo de pele. Meu teste consistiu em aplicar o Óleo Facial Pele Oleosa Dia duas vezes por dia, no rosto todo, em junho deste ano, e após duas semanas pude comprovar que ele realmente fez efeito: as partes críticas (nariz e queixo) ficaram bem menos oleosas e as áreas normais como as bochechas se tornaram secas.

A ideia era poder perceber claramente a ação do óleo facial, mas sei que fazer testes desse tipo é arriscado (ainda mais no rosto). Concluída a experiência, parei de usar esse óleo, para evitar um possível efeito rebote, já que atualmente a minha pele não é mais oleosa. Ainda o aplico uma ou duas vezes por semana, de noite, e apenas no nariz — que por ser oleoso seria a única área em que estaria correto o uso desse óleo elaborado para peles oleosas.

A lista de ingredientes, 100% natural, é a seguinte: óleo de jojoba, óleo de copaíba orgânico, óleos essenciais de cipreste, alecrim e capim-limão. Quem tem algum conhecimento de aromaterapia já deve ter imaginado que o cheiro do Óleo Facial Pele Oleosa Dia é bem estimulante. Capim-limão é um dos meus óleos essenciais favoritos, e nessa sinergia de aroma bastante intenso ele ficou bem marcado, então passei a usar o óleo também como uma injeção de ânimo: pingo uma ou duas gotas na palma das mãos, espalho bem e aspiro o perfume; funciona na hora e ao mesmo tempo não deixa meus dedos escorregadios. A página do produto na loja virtual contém um aviso recomendando que esse óleo seja evitado nos cinco primeiros meses de gravidez (devido ao óleo essencial de alecrim).

Algumas semanas depois experimentei o Óleo Facial Pele Madura Noite, que adorei e continuo usando frequentemente até hoje. Acabei de fazer 37 anos e, embora eu ainda não tenha rugas ou outras marcas acentuadas de envelhecimento, produtos para pele madura já são indicados, até para tentar retardar tanto quanto possível os efeitos da idade. Especialmente fino, o Óleo Facial Pele Madura Noite é absorvido rapidamente e deixa a pele equilibrada e macia. A lista de ingredientes, 100% natural, está copiada a seguir: óleo de jojoba, óleo de castanha-do-pará orgânico, óleos essenciais de olíbano e lavanda. Essa sinergia tem um aroma delicado, relaxante e leve, perfeito para a noite. Além do uso como óleo facial, acho o produto excelente para fazer uma boa automassagem, logo antes de ir dormir, incluindo pescoço, nuca, ombros e colo.

A foto acima foi feita no início de agosto e mostra que o nível do Óleo Facial Pele Oleosa Dia está bem mais baixo do que o do Óleo Facial Pele Madura Noite. Ambos podem ser usados também na área ao redor dos olhos, com o devido cuidado para que os produtos não entrem em contato com os olhos propriamente ditos. Nenhum deles me fez ter cravos ou espinhas, em momento algum, e nem acordar no dia seguinte com aquela sensação de pele engordurada que produtos pesados podem causar. A proeza é em grande parte do óleo de jojoba, que é o óleo carreador usado em todos os Óleos Faciais Terapêuticos da Sachi, e tradicionalmente recomendado em aromaterapia para ser usado no rosto, devido à sua alta compatibilidade com a pele.

Um ponto que me preocupava antes de experimentar esses óleos era a aparência que a minha pele passaria a ter. O inverno deste ano quase não teve dias frios aqui no Rio, mas por outro lado foi um dos mais secos que me lembro de ter passado. Por sorte tivemos dias mais agradáveis e amenos na primavera. Nesses dois contextos, fiquei muito contente em notar que nem o Óleo Facial Pele Oleosa Dia e nem o Óleo Facial Pele Madura Noite deixaram o meu rosto brilhoso. Agora que a temperatura muitas vezes tem chegado perto dos 40º, num clima muito úmido e abafado bem típico do nosso verão, estou usando os óleos faciais apenas à noite.

É fundamental prestar atenção na quantidade. Poucas gotas já são suficientes para o rosto inteiro (eu uso somente uma ou duas), e devem ser espalhadas no rosto com a ponta dos dedos. A Sachi recomenda também que eles sejam usados como hidratantes e logo após tonificar a pele com água de rosas, água de flor de laranjeira, infusão de camomila, infusão de tomilho ou vinagre de maçã — dependendo do tipo de pele e do tipo de óleo escolhido. Como meu tônico facial (o Uplifting Toner, da Pukka) e meu hidratante favorito de todos os tempos (o Creme Facial Noturno de Rosas, da Ikove) vêm dando ótimos resultados desde que comecei a usá-los, optei por continuar com eles e passar o Óleo Facial Pele Madura Noite por cima do hidratante, como item final da rotina noturna.
Os Óleos Faciais Terapêuticos vêm em frascos de vidro âmbar com 60ml, e custam R$35,00 cada um. Parece que o prazo de validade varia de acordo com o tipo escolhido, um dos que eu tenho é válido por 9 meses e o outro é válido por 12 meses. O preço é bastante acessível, ainda mais levando-se em conta a grande quantidade de produto.

Cada garrafinha tem tampa de alumínio e é acompanhada também de uma tampa de plástico do tipo flip-top, dessas que se abrem sem precisar rosquear, bastando puxar a parte superior da tampa. Essa tampinha extra tem uma abertura bem pequena, de poucos milímetros de diâmetro, o que permite controlar melhor o número de gotas a serem tiradas. A foto do início do texto foi feita com as tampinhas de plástico.

A embalagem é apenas essa, sem itens desnecessários como bulas ou caixas de papel. Mesmo sendo de vidro, o frasco não corre o risco de se quebrar no envio pelo correio, pois é embalado em plástico-bolha e acondicionado numa caixa de papelão forrada de papel amassado. Todas as informações relativas ao produto (nome, modo de usar, lista completa de ingredientes etc.) ficam impressas numa etiqueta adesiva sem ilustrações e que muda de cor conforme o tipo de óleo escolhido. A programação visual é simples, neutra e elegante.

Os produtos da Sachi Cosméticos Naturais são artesanais, além de 100% naturais, e contêm ingredientes orgânicos sempre que possível. Cada Óleo Facial Terapêutico é confeccionado sob encomenda, logo após a realização da compra. A empresa está levando até sete dias para despachar os pedidos, e deve-se acrescentar a isso o tempo que o correio leva para completar a entrega. Para entrar em contato com a marca, existe um formulário na página http://www.sachi.com.br/contato#!contato/crw8.

ATUALIZAÇÃO, 22/02/13: Infelizmente, a linha de Óleos Faciais Terapêuticos foi descontinuada em fevereiro de 2013. Essa decisão não é necessariamente definitiva, e foi tomada para priorizar a produção dos sabonetes, que são o carro-chefe da marca.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Alguns outros sabonetes artesanais da Sachi”
“Resenha: Creme Facial Noturno de Rosas, da Ikove”
“Aromaterapia: onde encontrar óleos vegetais orgânicos”
“Resenha: óleo corporal Royal Jasmine and May Chang Replenishing Body Oil, da Pai Skincare”
“Resenha: pincel #17 Blush Brush e blushes minerais Satin Matte Blush e Luminous Shimmer Blush, da Alima Pure”