28 março 2017

Resenha: Óleo para Massagem Lavanda e Semente de Uva, do Lavandário

Um ótimo exemplo de aromaterapia é o Óleo para Massagem Lavanda e Semente de Uva, da marca brasileira O Lavandário. Aqui em casa, faço massagem relaxante na minha filha e em mim mesma com frequência, e esse é o produto que mais temos utilizado desde o ano passado. Totalmente natural, vegano e sem testes em animais, esse óleo alivia tensões musculares e dores, deixa a pele e os cabelos mais macios, e equilibra a mente e as emoções. É elaborado com óleo essencial orgânico de Lavandula dentata, uma espécie de lavanda mais canforada — cultivada, podada manualmente e destilada a vapor no próprio estabelecimento, situado na cidade de Cunha, no estado de São Paulo.

Óleo para Massagem Lavanda e Semente de Uva, do Lavandário
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Ganhei de presente há cinco meses, trazido por duas amigas que passearam pelo belíssimo O Lavandário, numa pequena viagem (obrigada mais uma vez, Izabel e Leila!). Localizado numa área montanhosa com vista para o Vale do Paraíba, na estrada Cunha-Paraty, permanece florido o ano inteiro, e pode ser visitado de sexta-feira a domingo, além de feriados, das 10h00 até o pôr do sol. Lá existe também uma loja, com uma grande variedade de produtos cosméticos, gastronômicos, para o bem-estar e para a casa, todos preparados com lavanda. É possível agendar vivências entre lavandas e massagens.

Fernanda Freire, a idealizadora do Lavandário, estava implementando um projeto cultural ligado à cerâmica artística em Cunha, em 2008, e teve a inspiração para investir num empreendimento de lavandas ao identificar na região uma semelhança com a Provence, no sul da França — território mundialmente famoso por seus campos de lavanda. Depois de realizar diversos testes, viagens, intensa pesquisa e um planejamento criterioso, Fernanda e sua equipe começaram a plantar no início de 2012, e inauguraram o sítio em dezembro de 2013. A Lavandula dentata foi a espécie que melhor se adaptou ao clima e ao solo do local, e predomina em meio a outras espécies que também são cultivadas ali. O manejo é orgânico, mas ainda não é certificado.

Óleo para Massagem Lavanda e Semente de Uva apresenta uma coloração clara e uma textura bastante adequada para massagem. Traz conforto à pele, que ganha mais elasticidade e suavidade. O aroma é único, fresco, refinado e aconchegante. Na minha opinião, o teor mais alto de cânfora torna o seu perfume ainda mais agradável do que o da lavanda tipicamente encontrada em cosméticos e produtos de aromaterapia (a Lavanda angustifolia, que por sinal também está disponível no Lavandário). Contém apenas dois ingredientes:
Óleo vegetal de semente de uva, prensado a frio, e óleo essencial de lavanda (Lavandula dentata) orgânica.
Tem sido excelente para abrandar tensões musculares e reduzir a ansiedade. Também ajuda a combater dores nas articulações, estresse, depressão e insônia, entre outros males. De acordo com a empresa, é indicado para adultos, crianças e idosos. O produto foi originalmente desenvolvido para massagem corporal, mas estamos obtendo resultados extremamente positivos também em outras áreas: no couro cabeludo dolorido por excesso de preocupações, e nas laterais do rosto, quando estão enrijecidas pelo bruxismo. O efeito terapêutico é imediato: um estado duradouro de calma, leveza e relaxamento.

Gostei tanto do Óleo para Massagem Lavanda e Semente de Uva que comprei outras unidades para dar de presente e uma para guardar de reserva aqui em casa. Antes de fechar a encomenda, tirei dúvidas com o SAC do Lavandário (olavandario@lavandario.com.br), e fui muito bem-atendida. Recebi tudo pelo correio, no tempo previsto, junto com um cartão impresso e um folhetinho explicativo.

Vem num frasco de 30ml, de vidro azul-escuro, apropriado para aromaterapia, com tampa de plástico branco e rótulo também branco, contendo a informação de que o produto não é recomendado no primeiro semestre de gravidez. A tampa fica bem fechada, evitando vazamentos, e o frasco é pequeno, fácil de transportar fora de casa. A produção é artesanal.

Como a embalagem possui um gotejador, o óleo começa a pingar apenas após alguns segundos. Na verdade até gosto dessa breve espera, que por si só já me transporta a um ritmo menos acelerado. Está custando R$40,00 na loja virtual da marca (http://www.lavandario.com.br). O prazo de validade é de 3 anos, e as entregas são feitas em todo o Brasil. O Lavandário também oferece a versão Óleo para Massagem Lavanda e Gergelim e o óleo essencial puro, tanto da Lavandula dentata quanto da Lavanda angustifolia.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: Óleo Corporal Acalmar, da Península”

Nenhum comentário: