05 julho 2011

Cosméticos naturais para grávidas

Uma amiga muito querida está esperando seu segundo bebê e me perguntou sobre produtos para grávidas. Como o assunto pode interessar também a outras pessoas, resolvi escrever sobre isso aqui no Tantas Plantas, como mera consumidora, já que não sou uma profissional da área médica, formalmente qualificada para dar indicações.

Uma recomendação clássica é fazer massagem com óleo de amêndoa nas áreas em que a pele é mais exigida. Só que todo cuidado é pouco, as farmácias têm várias opções de produtos enganosamente chamados de óleo de amêndoae que na verdade são cheios de derivados de petróleo (denominados óleo mineral, paraffinum liquidum ou petrolatum, por exemplo), fragrâncias artificiais (parfum) e conservantes cercados de polêmica como o BHT. Como sempre, é fundamental ler as listas de ingredientes antes de comprar qualquer cosmético.

Uma alternativa verdadeiramente natural é o Óleo de Amêndoa-Doce, da Weleda, geralmente encontrado aqui com relativa facilidade nas lojas físicas de produtos naturais e na loja virtual nacional da marca (ATUALIZAÇÃO, 02/06/2014: Esse produto foi descontinuado, mas vale a pena entrar em contato com a Weleda para saber se outros itens da marca poderiam ser adequados). Eu não cheguei a usar, porque na época não gostava muito de óleos. Copiei abaixo a composição do produto, elaborado com base na agricultura biodinâmica.
Prunus amygdalus dulcis oil / óleo de amêndoa doce, Vitis vinifera seed oil / óleo de semente de uva.
Quando eu estava grávida, minhas preocupações quanto a ingredientes se resumiam a parabenos, óleo mineral e ureia – isso mesmo, a ureia costumava ser recomendada para grávidas, mas foi banida há alguns anos. Na época eu ainda não tinha ideia de que seria melhor evitar tantos outros componentes, como os mencionados no post indicado como leitura adicional no final deste texto.

Aliás, muitas gestantes são informadas sobre isso, e não é exatamente desse assunto que estou tratando aqui, mas nunca é demais lembrar que tratamentos capilares (incluindo tingir o cabelo) e tratamentos dermatológicos devem ser evitados durante toda a gravidez e a amamentação.

Cheguei a usar então alguns cremes convencionais e um 100% natural: o Baume Maman & Bébé (algo como Bálsamo Mamãe e Bebê em português), da L’Occitane. Pelo que eu pude ver, hoje em dia esse produto vem numa latinha de 50ml em vez da lata de 150ml que eu conhecia, e tem uma fórmula um pouco diferente da que eu experimentei em 2007. Não tenho como afirmar isso com certeza absoluta porque a L’Occitane não divulga a lista completa de ingredientes em seus sites, mas encontrei no site francês um item em destaque – cire d'abeille / cera de abelha – que não aparece na minha embalagem (até hoje eu tenho uma lata vazia). De todo modo, ele atualmente não está mais disponível nas lojas que vendem produtos dessa marca no Brasil, e não conheço nenhuma loja virtual estrangeira que entregue produtos da L’Occitane aqui...

[ATUALIZAÇÃO, 18/10/2011: Estive na L’Occitane há poucos dias e descobri que o Baume Maman & Bébé acabou de voltar a ser vendido aqui no Brasil, com o nome de Bálsamo Mom & Baby. E exatamente na versão que eu usava, de 150ml, que está custando R$161,00 atualmente.]

Copiei a seguir a lista de ingredientes da versão do produto que usei há quase 4 anos e incluí os termos correspondentes em português:
Cocos nucifera (coconut) oil / óleo de coco, Butyrospermum parkii (shea butter) / manteiga de karité, Vitis vinifera (grape) seed oil / óleo de semente de uva, Hydrogenated vegetable oil / óleo vegetal hidrogenado, Avena sativa (oat) kernel flour / farinha de aveia, Helianthus annuus (sunflower) seed oil / óleo de semente de girassol, Butyrospermum parkii (shea butter) extract / extrato de manteiga de karité, Tocopherol / vitamina E, Rosmarinus officinalis (rosemary) leaf extract / extrato de folha de alecrim, Calendula officinalis flower extract / extrato de flor de calêndula.
Lembro de ter terminado duas latas de 150ml inteiras, compradas na minha loja L’Occitane favorita, a do Rio Sul, e de ter gostado do produto, que é um tipo de pomada bem clarinha, quase branca, e sem perfume. No fim das contas, tive a sorte de não ficar com estrias, e acho que o Baume Maman & Bébé teve bastante a ver com isso.

Um produto semelhante é o Mothers Balm (algo como Bálsamo da Mãe em português) da Neal’s Yard Remedies, que também tem outros itens específicos para grávidas (e alguns para bebês também, mas isso já é assunto para outros textos). Abaixo está a lista de ingredientes, com os termos traduzidos.
Cocos nucifera (coconut) oil / óleo de coco*, Prunus armeniaca (apricot) kernel oil / óleo de caroço de damasco*+, Cera alba (beeswax) / cera de abelha*, Prunus amygdalus dulcis (almond) oil / óleo de amêndoa-doce*, Macadamia ternifolia (macadamia) seed oil / óleo de macadâmia*+.

* Organically produced ingredient. + Nut based ingredient. Made with 100% organic ingredients.
Além de totalmente natural, é 100% orgânico, também é sem perfume e vem num pote de vidro azul-escuro característico da Neal’s Yard Remedies. Se eu estivesse grávida hoje, experimentaria o Mothers Balm. Está disponível na Bath & Unwind em dois tamanhos: o normal de 120g e uma miniatura de 35g, presente em dois conjuntos, o Mother To Be Gift Box e o New Mother Gift Box. [ATUALIZAÇÃO, 19/10/2013: Não tenho mais visto esse produto na Bath & Unwind, e sim na Love Lula, loja que aliás passou a oferecer frete grátis para todos os países. ATUALIZAÇÃO, 02/06/2014: Para quem está no Brasil, agora só é possível comprar os produtos da NYR na loja virtual da própria marca, mas o frete é incrivelmente caro. Para torná-lo mais viável, uma solução seria ratear o valor do envio com outras pessoas, numa compra conjunta.]

É importante ter em mente que outros fatores, como herança genética e alimentação, também contribuem para determinar se uma pessoa vai ter estrias ou não. Cosméticos podem ajudar a prevenir estrias, mas não são uma garantia absoluta... De todo modo, bons produtos podem realmente aumentar a elasticidade da pele, ajudar a aliviar a sensação de repuxamento e melhorar em algum grau a aparência das estrias que vierem a existir.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“12 ingredientes que devem ser evitados”

Por que tanta preocupação com a composição dos cosméticos?
“Aromaterapia: onde encontrar óleos vegetais orgânicos”
“Resenha: Condicionador de Castanha, da Ewé”
Resenha: Serenity Bath and Body Collection, da Pai Skincare, com sais de banho e hidratante corporal – relaxantes, pós-sol e também para grávidas

6 comentários:

Rita Jobim disse...

Oba! Adorei, Michellita! Tava mesmo pensando em qual seria a melhor opção, o óleo de amêndoas também não me agrada muito. Obrigada pelas dicas! beijão, Rita.

Michelle C. disse...

Que bom que você gostou, Rita! Aproveita a sua viagem aos Estados Unidos na semana que vem para experimentar o Baume Maman et Bébé numa loja física da L'Occitane e ver o que você acha do produto ao vivo.

Sem contar que o preço lá (http://usa.loccitane.com/FO/Mom-Baby-Balm,p01BB050K1.htm) é bem mais em conta do que o preço daqui na época em que o produto estava disponível no Brasil!

Por falar em valores, o Mothers Balm da Neal's Yard na verdade tem uma relação custo-benefício melhor (vem mais produto e o preço é proporcionalmente menor, http://www.bathandunwind.com/categories/Neals-Yard-Mothers-Balm.htm). Só que somando o frete para o Brasil acaba ficando quase a mesma coisa, se você comparar com o que vai pagar pelo outro indo numa loja no exterior.

Anônimo disse...

Devia enviar um email para Neal’s Yard Remedies vir para o Brasil, acho que seu inglês está melhor que o meu! Bjo,

Cristina

Michelle C. disse...

Olá, Cristina, obrigada pelo elogio. Desculpe a demora para responder, viajei por alguns dias e voltei ontem. Seria maravilhoso se a Neal's Yard voltasse ao Brasil, mas essa possibilidade parece tão remota... Ainda bem que dá para comprar online e mandar entregar aqui!

Laura disse...

Oi, Michelle. Esse é o único post seu sobre algum produto da L'Occitane, né? Queria saber se você sabe se os produtos da loja são orgânicos e confiáveis?

Obrigada e um abraço,

Laura

Michelle C. disse...

Sim, Laura, é o meu único post com algum produto da L’Occitane... A marca não se propõe a ser orgânica, e infelizmente a imensa maioria dos seus produtos contém ingredientes polêmicos. É uma pena, pois antes de fazer a transição para produtos orgânicos (ou pelo menos realmente naturais), eu usava bastante L’Occitane. Se não me engano, além do Baume Maman & Bébé, os únicos itens que atendem a esses requisitos naturais são a Manteiga de Karité (orgânica e fair trade), que vem em latas de 150ml e 10ml, e o Crème Maman & Bébé Visage & Corps, que vem numa bisnaga de 50ml e é adequado para o rosto e o corpo.

Um abraço,
Michelle