15 fevereiro 2013

Resenha: loção para os pés Foot Lotion, da Alva

O óleo de manuka é um ingrediente da Nova Zelândia que volta e meia eu encontro na composição de produtos naturais estrangeiros e me deixava bastante curiosa, até porque nunca havia usado nada que contivesse esse óleo. No ano passado, finalmente pude experimentá-lo na Foot Lotion (Loção para os Pés), da Alva Naturkosmetik, uma marca alemã de cosméticos naturais com ingredientes orgânicos que está presente no Brasil.

Foot Lotion, da Alva Naturkosmetik
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Nessa loção, o óleo de manuka é associado aos óleos essenciais de melaleuca (também conhecido pelo nome inglês tea tree) e de alecrim, e juntos contribuem para a higiene de pés suscetíveis a fungos. O produto também contém óleo de girassol orgânico e se propõe a suavizar peles secas e ásperas. O verso da embalagem tem frases em alemão, inglês, francês e italiano, indicando o produto para pés fatigados e afirmando que ele é particularmente útil após praticar esportes e frequentar a piscina ou a sauna. O site brasileiro e o material impresso nacional da marca recomendam o uso da Foot Lotion especialmente para cuidar de pés de diabéticos e para evitar dores nas articulações, por meio de massagem nos pés e na panturrilha.

Eu gosto de cultivar o hábito de hidratar meus pés todas as noites, ao me deitar, em seguida deixo as pernas elevadas por alguns minutos, para melhorar a circulação sanguínea. E sempre durmo com um travesseiro baixo sob as panturrilhas. Uso a Foot Lotion há dois meses e estou muito satisfeita, pois meus pés estão efetivamente mais macios, bem-tratados. Quando passo muito tempo sentada e sinto as pernas pesadas no fim do dia, uma massagem com essa loção promove um alívio imediato.

A loção é branca e bem cremosa, tem uma textura bem adequada para massagens. Após a absorção, a pele não fica engordurada, mas dá para sentir que um creme foi aplicado nela. O aroma é refrescante mas não é extremamente agradável.

A embalagem consiste apenas num tubo de plástico branco, com tampa flip-top e capacidade para 100ml. O nome da marca tem um destaque discreto por ser impresso na cor prateada, tirando isso o único elemento decorativo é uma espécie de onda azul-clara que envolve a parte de baixo do tubo. Tudo muito simples e neutro. O plástico é bastante maleável, o que facilita bastante o manuseio. A tampa não requer esforço para ser aberta, e ao mesmo tempo se mantém bem fechada quando não está em uso.

Copiei abaixo a lista de ingredientes, acrescentando os termos correspondentes em português.
Aqua / água, Helianthus annus seed oil* / óleo de semente de girassol*, Cera alba / cera de abelha, polyglyceryl-3 methylglucose distearate (1) / distearato de poligliceril-3 metilglicose (1), Rosmarinus officinalis oil (1) / óleo de alecrim orgânico (1)Melaleuca alternifolia oil* / óleo de melaleuca*, xanthan gum / goma xantana, Leptospermum scoparium (2) / manuka (2), potassium sorbate / sorbato de potássio, citric acid (1) / ácido cítrico (1), limonene (1) / limonene (1), linalool (1) / linalool (1).

* Ingredient proceeding from organic farming / * ingrediente proveniente de agricultura orgânica.
(1) Of natural origin / (1) de origem natural.
(2) Wild harvested / (2) colhido em seu hábitat natural.
Essa loção para os pés é certificada pela Ecocert99,7% do total de ingredientes são de origem natural e 23,5% do total dos ingredientes são de agricultura orgânica. Não é testada em animais e não contém parafina, parabenos, PEGs e nem outras substâncias potencialmente nocivas como as que foram abordadas no texto “12 ingredientes que devem ser evitados”.

Até hoje não vi nenhum produto da Alva em lojas físicas aqui no Rio, e infelizmente isso ocorre com muita frequência quando se trata de marcas realmente orgânicas e naturais – cujos produtos têm um preço relativamente elevado, até por conta do valor diferenciado das matérias-primas utilizadas. É o dilema típico do mercado que ainda não está desenvolvido: enquanto não houver um número significativo de consumidores demandando esses produtos, os lojistas não vão se arriscar a fazer pedidos de itens que podem acabar encalhando nas prateleiras; por outro lado, se esses cosméticos não tiverem visibilidade, consumidores desavisados dificilmente terão como saber que eles existem.

Comprar à distância é a solução. Já adquiri produtos diretamente da Alva e fiquei contente de ver que tanto a loja virtual (http://www.alvastore.com.br/) quanto o SAC (contato@alvabrasil.com.br e (47) 3433-6830) funcionam muito bem. A Foot Lotion custa R$54,80.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:


“Resenha: hidratante corporal Sanddorn Body Lotion, da Alva Naturkosmetik – uso diário e pós-sol”
“Resenha: Creme para as Pernas, da Ikove”
“Resenha: Loção Corporal Açaí Chocolate, da Ikove”
“Resenha: Óleo após Banho Castanha do Pará e Óleo após Banho e para Massagem Harmonia, da Reserva Folio”

Um comentário:

Simone Borba disse...

Alva, vc acha no Grão Integral em Laranjeiras.