05 junho 2015

Resenha: sais de banho Moroccan Rose Bath Salts, da Ravenscourt Apothecary

Relaxar é um aprendizado, pelo menos no meu caso — fui criada num ambiente com uma exigência constante por produtividade. Pensando nisso, em meados de 2014 comecei a cultivar o hábito de fazer escalda-pés com a minha filha, que está com sete anos. Durante o escalda-pés, nós duas ficamos conversando e fazendo massagem uma na outra, meia hora antes do momento em que ela vai dormir. São experiências divertidas, serenas e carinhosas, que ambas adoramos. Os Moroccan Rose Bath Salts (Sais de Banho Rosa Marroquina, em português), da marca inglesa Ravenscourt Apothecary, tem sido o meu produto favorito para essa finalidade.

Moroccan Rose Bath Salt, da Ravenscourt Apothecary
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Os sais vêm numa garrafa de vidro transparente, com uma pequena tampa prateada e um rótulo com inspiração vintage. Não me canso de abrir a embalagem, para sentir o maravilhoso perfume de rosas verdadeiras. O aroma é intenso e persiste mesmo após a diluição. A fórmula conta com três ingredientes:
Sal rosa do Himalaia, pétalas desidratadas de rosa da Pérsia, óleo essencial de rosa do Marrocos.
O produto é artesanaltotalmente natural. Não é testado em animais e não contém substâncias de origem animal.

De acordo com a descrição dos Moroccan Rose Bath Salts no site da Ravenscourt Apothecary, o sal rosa do Himalaia tem ação curativa, regeneradora e desintoxicante, e é usado há séculos para tratar problemas de pele.

O óleo essencial de rosa é um dos óleos mais caros, e possui propriedades calmantes, refrescantes e harmonizadoras. Ajuda a restabelecer a conexão com a figura materna e com a energia feminina, sendo útil também para os homens. A rosa está associada à simbologia da beleza e do amor. O texto “A rosa, aroma símbolo do sagrado feminino”, de Vishwa Schoppan, traz uma série de informações interessantes sobre esses aspectos.

A minha filha não é tão atraída pelo cheiro do óleo essencial de rosa quanto eu, mas o aprecia muito em escalda-pés.

Para minimizar riscos, costumo proceder do seguinte modo:
1. Arrumo a área que iremos ocupar, retirando qualquer objeto que esteja no caminho. Normalmente ficamos no sofá da sala.
2. Deixo por perto os nossos chinelos e uma toalha, que servirá para secar os pés, ao final do spa caseiro.
3. Despejo um litro de água fria numa bacia e a levo para a sala, ajeitando-a em cima de um suporte firme, para que a altura seja confortável para uma criança apoiar os pés.
4. Levo mais água fria para a sala, em outro recipiente.
5. Fervo pouco mais de um litro de água numa panela e levo essa panela, tampada, para a sala.
6. Passo uma parte da água quente para a bacia, misturo bem e vou adicionando mais água quente ou mais água fria, dependendo da necessidade. A minha filha fica longe enquanto isso ocorre. Ao todo, são utilizados 3,5 litros de água, aproximadamente.
7. Quando a água chega à temperatura desejada, coloco uma pequena quantidade de sais (uma colher de chá, equivalente a 5ml) na água. A dosagem baixa é uma precaução fundamental na aplicação de aromaterapia em crianças.
8. Enquanto a minha filha fica com os pés na água, brincando com movimentos tranquilos para dissolver os sais, faço massagens no seu couro cabeludo, na nuca, nas costas, nos braços e nas mãos. Ela me diz se prefere que a intensidade seja mais forte ou mais fraca, se quer que eu repita a massagem em alguma área específica e se gostaria de ouvir música também.
9. No fim, seco seus pés com a toalha e lhe entrego os chinelos.
10. Na minha vez, ponho mais água quente na bacia, pois a essa altura a primeira água já terá esfriado.
11. Quando terminamos, descarto a água logo e guardo a bacia, para evitar acidentes.
12. Fazemos esse ritual uma ou duas vezes por semana. No verão, usamos água morna, quase fria.
O contato dos pés com a água traz sensações de conforto, limpeza e imensa leveza. O efeito é imediato, ao mesmo tempo relaxante e revigorante. O sal e o óleo essencial dão à água uma textura ligeiramente untuosa, e o perfume de rosa proporciona alegria e bem estar. Os pés tornam-se mais macios.

O preço dos Moroccan Rose Bath Salts é surpreendentemente acessível: apenas £8,00 por um vidro com 200g. Mesmo somando o frete para o Brasil, com código de rastreamento, e uma eventual incidência de taxas de importação (que no meu caso não aconteceu), o valor final contrasta com o que eu poderia imaginar, diante dos preços altíssimos que são cobrados pelo óleo essencial de rosa aqui no Brasil. Na minha transição para produtos orgânicos e naturais, fiquei impressionada com a ampla oferta de cosméticos com rosas que encontrei nos sites da Inglaterra.

A caixa foi enviada junto com um cartão de visita e uma carta impressa, pedindo que os sais sejam usados dentro de dois meses após o recebimento. Essa recomendação tem como objetivo a obtenção dos melhores resultados possíveis, não equivale ao prazo de validade do produto. Ainda assim, com o passar do tempo e as sucessivas aberturas do frasco, os componentes voláteis do óleo essencial vão se dissipando gradativamente, portanto convém não demorar anos na utilização.

Comprei esses sais na loja que Tanya Kuznetsova, a artesã responsável pela Ravenscourt Apothecary, mantém no portal Etsy, voltado para a comercialização de produtos feitos à mão: https://www.etsy.com/shop/RavensCtApothecary. O Brasil não fazia parte da lista dos países atendidos pela sua marca, mas quando entrei em contato ela criou uma venda específica para mim. Como era final de ano, o pacote demorou para ser entregue, mas fora dessa época crítica o tempo de espera das encomendas que faço em lojas britânicas está girando em torno de 40 dias corridos, ultimamente. O site da marca tem um formulário para contato: https://www.ravenscourtapothecary.com/get-in-touch/, e o cartão informa um número de telefone: +44 7935 807 428. A comunicação também pode ser realizada pelo sistema de mensagens do Etsy, disponível para quem se cadastrar nesse portal.

Gestantes, lactantes e pessoas cuja saúde requeira cuidados extras devem consultar um(a) bom(a) profissional da área médica antes de fazer uso de qualquer cosmético, inclusive os que são elaborados com óleos essenciais.

Mais informações sobre a Ravenscourt Apothecary já foram publicadas aqui no blog: “Resenha: perfumes literários femininos da Ravenscourt Apothecary: Jane Eyre, Elizabeth Bennet, Alice e Anne of Avonlea”.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: perfumes literários femininos da Ravenscourt Apothecary: Jane Eyre, Elizabeth Bennet, Alice e Anne of Avonlea”
“Resenha: bálsamo Rose Quartz Elixir, da Indigo Elixirs (Série Havaiana)”
“Resenha: óleo corporal Rose Body Oil, da Dr. Hauschka – para adultos, crianças e bebês”
“Resenha: polvilhos Lavender & Tea Tree Body Powder, Geranium & Orange Body Powder e Baby Powder, da Neal's Yard Remedies”
“Aromaterapia: onde encontrar óleos vegetais orgânicos”

2 comentários:

Tanya K disse...

Thank you for writing about my products! Best of luck with your beautiful blog <3

Michelle C. disse...

Thank you, Tanya! <3