21 dezembro 2021

Resenha: Protetor Solar Facial Mineral FPS 35, da Souvie

Cresci nos anos 1970 e 1980, e fui apresentada ao padrão de beleza da época, no qual o ideal era ter a pele bem bronzeada, queimada de sol. Sempre vivi em cidades litorâneas, fui à praia com frequência quando era bebê e na infância fiz aulas de natação por vários anos, geralmente sem usar protetor solar. Na adolescência, a utilização de filtro solar se tornou mais comum na minha família, mas ainda assim ocorria somente quando íamos a uma cachoeira, à praia ou à piscina.

Antes tarde do que nunca, porém todo o excesso de sol sem proteção adequada que eu havia tomado quando era bebê, criança e adolescente já tinha ficado registrado na minha pele, sob a forma de sardas. Comecei a tentar usar mais filtro solar no final da adolescência, às vezes com mais sucesso e às vezes com menos, e a partir do ano 2000 passei a ir à praia e à piscina apenas esporadicamente. Me divirto quando vou, mas não tenho vontade de fazer essas atividades tanto quanto antes. Desde então, procuro evitar os horários de sol forte, entre 10h e 16h.

Protetor Solar Facial Mineral FPS 35
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Felizmente, nos últimos anos estou mais disciplinada e uso protetor solar no rosto, no pescoço e nas orelhas todos os dias, mesmo quando não saio de casa, porque o apartamento onde moro recebe muita claridade e eu fico longas horas exposta à luz azul que é emitida pela tela do computador e de outros aparelhos eletrônicos.

Um ponto que sempre é ressaltado na questão da utilização de filtro solar é a quantidade aplicada. Não adianta passar só um pouco, porque desse modo o fator de proteção solar indicado no rótulo não será alcançado, e a pele continuará desprotegida. Por outro lado, praticamente todos os filtros solares que já experimentei — tanto os convencionais quanto os naturais — deixaram meu rosto brilhante quando coloquei uma quantidade maior, e algumas vezes o efeito era duplo: pele brilhante e esbranquiçada. Um jeito de contornar esse problema é usar um pó facial com cor logo após passar o protetor solar, mas em determinados casos nem isso funciona.

Fiquei impressionada com o Protetor Solar Facial Mineral FPS 35, um novo produto da marca brasileira Souvie. Além de ser o primeiro protetor solar orgânico certificado pela Ecocert Greenlife no Brasil e possuir o selo Cosmos Organic, este filtro físico oferece proteção contra raios UVA, raios UVB e luz visível, apresenta FPS 35 e PA+++, é elaborado com óxido de zinco não-nano, não contém ingredientes de origem animal, não foi testado em animais, conta com ativos calmantes e antioxidantes, como o extrato de babosa e o bisabolol, é rapidamente absorvido, proporciona um toque seco e cumpre totalmente a promessa de não deixar resíduos brancos na pele. É seguro para os corais, e o fornecedor do óxido de zinco não-nano é membro da Coral Reef Alliance. Este filtro solar é hipoalergênico e dermatologicamente testado. Não tem perfume.

Me surpreendeu muito o acabamento agradável, que deixa a pele sequinha, nem um pouco brilhosa e nem esbranquiçada, mesmo passando bastante filtro solar. Não sinto nenhuma necessidade de passar pó facial logo em seguida e nem depois.

A consistência deste protetor solar é de loção cremosa, a tonalidade é branca e a textura é homogênea. No instante da aplicação, o rosto fica branco e ganha uma aparência e uma sensação de pele fresca e úmida, mas em dois a três minutos o filtro se torna completamente transparente e o rosto realmente não fica melado. Até neste calor de fim de ano, aqui no Rio de Janeiro, a minha pele mista e atópica tem permanecido sem excesso de oleosidade e sem irritações. Além de tudo isso, o produto é fácil de reaplicar e não transfere.

Perguntei ao SAC da Souvie se o Protetor Solar Facial Mineral FPS 35 poderia ser utilizado nos lábios e ao redor dos olhos, e me responderam que sim. Estou muito satisfeita com o resultado nessas áreas também. Fica confortável nos lábios e não incomoda os olhos. Passo hidratante no rosto, em volta dos olhos e no pescoço antes do filtro solar, e uso protetor labial depois do filtro solar. No rosto, a marca recomenda a utilização da quantidade obtida ao se apertar a válvula do protetor solar até o final. Tiro mais uma quantidade equivalente para passar no pescoço, nas orelhas e na parte do colo que estiver exposta no dia.

A embalagem é reciclável, resistente, prática e bonita; ótima para transportar na bolsa ou na mochila e reaplicar o filtro solar fora de casa. O tubo é feito de alumínio, pintado com um tom de areia, tem uma válvula de plástico branco e uma tampa de plástico incolor. O metal bloqueia a passagem de luz do ambiente para o produto e a válvula reduz a possibilidade de elementos externos contaminarem o filtro solar. Vem em uma caixinha de papel na cor salmão, com delicados detalhes vermelhos e dourados, lacrada e impressa com todas as informações pertinentes, incluindo instruções para o uso correto e orientações sobre reaplicação.

A lista de ingredientes é 99,7% natural, 100% vegana e 47,8% proveniente da agricultura orgânica. Não contém parabenos, óleo mineral, silicone, petrolatos, fragrância sintética, corantes, ftalatos, sulfatos. Copiei a composição logo a seguir, acrescentando os termos correspondentes em português.
Pelargonium graveolens flower water* / água floral de gerânio*, zinc oxide / óxido de zinco, undecane / undecano, caprylic/capric triglyceride / triglicerídeo caprílico/cáprico, tridecane / tridecano, propanediol / propanodiol, silica / sílica, polyglyceryl-6 polyhydroxystearate / poligliceril-6 poli-hidroxiestearato, pentylene glycol / pentilenoglicol, magnesium sulfate / sulfato de magnésio, polyhydroxystearic acid / ácido poli-hidroxiesteárico, polyglyceryl-6 polyricinoleate / poligliceril-6 poli-ricinoleato, Aloe barbadensis leaf juice* / sumo de folha de babosa*, pullulan / pululano, fructose / frutose, xantham gum / goma xantana, tocopherol / tocoferol, aqua / água, bisabolol* / bisabolol*, polyglycerin-6 / poliglicerina-6, glycerin / glicerina, sorbitol / sorbitol, sodium benzoate / benzoato de sódio, Withania somnifera root extract* / extrato de raiz de ginseng indiano, benzoic acid / ácido benzoico, trehalose / trealose, Acacia senegal gum / goma acácia, potassium sorbate / sorbato de potássio, citric acid / ácido cítrico.
* Ingrediente proveniente da agricultura orgânica.
Lançado oficialmente em 29/11/2021, estava disponível para pré-venda desde 16/11/2021, com um desconto especial. Comprei uma unidade nessa fase de pré-venda, e gostei tanto que comprei mais uma unidade logo em seguida, para a minha filha adolescente, que também passa filtro solar todos os dias. Estou usando o Protetor Solar Facial Mineral FPS 35 diariamente, há 28 dias. Atualmente está custando R$170,00, e vem com 60g. A validade é de 24 meses. A empresa recomenda que o produto seja utilizado dentro de 12 meses a partir da data de abertura do frasco.

A marca Souvie foi lançada em 2015, por Caroline Villar e Breno Bittencourt. Tudo se iniciou com um grande interesse por saboaria natural, um hobby que começou a inspirar ideias de empreendedorismo. Quando Caroline engravidou de trigêmeos, encontrou poucas opções nacionais de cosméticos com ingredientes seguros para gestantes e para bebês. Assim foi idealizada a Souvie, que hoje conta com uma ampla gama de produtos, divididos em ciclos da vida: Materna, Recém-nascido, Bebê, Kids, 18/25, 25/45, 45/60, Homem 18/50, Linha Viva e Linha Solar.

Todos os hidrolatos e óleos essenciais dos produtos da Souvie são cultivados, colhidos e destilados na Fazenda São Benedito, uma propriedade dos sócios que fica localizada em Bom Sucesso de Itararé, no interior do estado de São Paulo. A fazenda é certificada pelo IBD e reconhecida pela Ecocert. Nesse município, a fazenda mantém um espaço no qual é feito um trabalho de cuidado social, voltado para as crianças que moram na cidade. Lá elas recebem alimentação, atividades oferecidas no contraturno escolar e serviço odontológico.

Todos os produtos da marca são certificados orgânicos e são feitos em uma fábrica própria, situada em Itupeva, interior de São Paulo. A estrutura foi projetada para favorecer o uso de luz natural, reduzindo muito o consumo de luz elétrica. A água da chuva é captada e utilizada nas descargas e na irrigação do jardim. A Ecocert Greenlife audita todo o processo de fabricação e avalia também os fornecedores das matérias-primas.

As embalagens dos produtos da Souvie são compostas primordialmente de alumínio, tratado de forma a não haver interação entre o metal e o conteúdo. Quando as embalagens não são desse material, elas são de vidro. Todos os cartuchos são feitos de papel, assim como as caixas de presente e a sacolas.

Em vez das convencionais proteções feitas de plástico, as caixas das encomendas são recheadas com fibrilha de algodão, um material natural, compostável e biodegradável que costuma ser descartado pela indústria têxtil. Às vezes um pouquinho de fibrilha entra na caixa de algum produto, mas é bem pouco mesmo, e não vejo um grande problema nisso.

Já entrei em contato com a empresa por telefone (0800 777 4593), WhatsApp (11 94002-3552) e email (sac@souvie.com.br), e em todas as vezes fui atendida com muita simpatia e eficiência. Sou cliente da Souvie desde o início de 2019. Compro para mim mesma, para minha filha e para presentear. Todos os meus pedidos têm sido entregues com muita rapidez.

Souvie vem se expandindo, e conta com pontos físicos de venda e parcerias com outras lojas, além de comercializar seus produtos no exterior. De todo modo, o mercado brasileiro continua sendo o foco principal. A empresa cria promoções interessantes com regularidade, divulgadas nas redes sociais e em newsletters enviadas por email, tem um programa de pontos e oferece um desconto na primeira compra, com o seguinte cupom: BEMVINDO. A loja virtual (https://www.souvie.com.br/) faz envios para todo o Brasil.

Nenhum comentário: