19 junho 2014

Resenha: condicionador Shine & Care Hair Conditioner, da Lavera

Estou usando produtos da marca alemã Lavera há alguns anos e a linha Basis Sensitiv é a que tem me deixado mais satisfeita. Recentemente comprei o condicionador Shine & Care Hair Conditioner (algo como Condicionador para o Cabelo de Brilho e Cuidado, em português) e gostei muito. Indicado para toda a família, é 100% natural, elaborado para cabelos normais a secos, contém ingredientes orgânicos de produção própria, é aromatizado somente com óleos essenciais e não leva parabenos ou outros conservantes sintéticos, nem silicone, parafina ou óleo mineral. Possui o selo Natrue, não contém substâncias de origem animal, e segundo a empresa é adequado inclusive para gestantes. A Lavera faz parte da BDIH e não testa em animais.

Shine & Care Hair Conditioner, da Lavera
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

A lista completa de ingredientes está copiada abaixo, junto com os respectivos termos traduzidos.
Water (aqua) / água, Glycine soja (soybean) oil* / óleo de soja*, alcohol* / álcool*, cetearyl alcohol / álcool cetearílico, myristyl alcohol / álcool miristílico, glyceryl stearate citrate / citrato de estearato de glicerila, isoamyl laurate / isoamil laurato, lauryl laurate / lauril laurato, lauryl glucoside / lauril glicosídeo, sodium PCA / PCA de sódio, Persea gratissima (avocado) oil* / óleo de abacate*, Prunus amygdalus dulcis (sweet almond) seed extract* / extrato de caroço de amêndoa doce*, Calendula officinalis flower extract* / extrato de flor de calêndula*, Rosa damascena flower water* / hidrolato de rosa*, dehydroxanthan gum / goma deidroxantana, PCA glyceryl oleate / PCA oleato de glicerila, potassium cetyl phosphate / cetil fosfato de potássio, arginine / arginina, hydrogenated lecithin / lecitina hidrogenada, hydrolyzed corn protein / proteína de milho hidrolizada, hydrolyzed wheat protein / proteína de trigo hidrolizada, hydrolyzed soy protein / proteína de soja hidrolizada, leuconostoc/radish root ferment filtrate / leuconostoc/filtrado de rabanete fermentado, sodium phytate / fitato de sódio, tocopherol / tocoferol, ascorbyl palmitate / palmitato de ascorbila, Helianthus annuus (sunflower) seed oil / óleo de semente de girassol, fragrance (parfum)** / fragrância (perfume)**, limonene** / limoneno**, linalool** / linalol**, geraniol** / geraniol**, citral** / citral**.
* Ingredients from certified organic agriculture / * ingredientes provenientes de agricultura orgânica certificada.
** Natural essential oils / ** óleos essenciais naturais.
A descrição impressa na embalagem destaca o óleo de abacate e o leite de amêndoa, ambos orgânicos. Esses componentes levariam nutrientes para os fios e os envolveriam numa camada protetora, evitando a perda de hidratação. Devido à queratina vegetal presente em sua formulação, o Shine & Care Hair Conditioner cumpre bem as promessas de dar brilho e ajudar a desembaraçar, apesar de não ser um condicionador extremamente deslizante. O que eu não esperava era descobrir que esse produto deixa meu cabelo um pouco mais cheio! Não de um jeito negativo, armado; a sensação que eu tenho é de um cabelo mais resistente, com uma aparência ligeiramente mais volumosa.

A consistência do condicionador é firme, bastante cremosa. A cor é branca e o perfume é suave, floral, fácil de agradar. Uso uma quantidade equivalente a dois grãos-de-bico para espalhar do meio do comprimento até as pontas, deixo agir por alguns minutos, enxáguo com a cabeça em posição normal e depois com a cabeça abaixada, com o cabelo todo virado para a frente do rosto.

Meu cabelo é liso e praticamente preto, comprido (passa uns 15cm da linha dos ombros) e normal em termos de oleosidade e espessura. Lavo todos os dias com sabonetes naturais em barra, passo condicionador em seguida e faço umectação uma vez por semana com óleos vegetais. Não uso secador. De vez em quando aplico henna em pó para disfarçar os fios brancos, que ainda não são muitos.

De acordo com o site inglês da marca, todos os cosméticos da Lavera têm sua estabilidade testada e apresentam um prazo de validade de até quase três anos. O Shine & Care Hair Conditioner da foto, por exemplo, foi adquirido em abril de 2014 e pode ser usado até junho de 2016.

A embalagem é uma bisnaga branca de plástico, com alguns detalhes azuis, outros prateados, e uma tampa flip-top que fecha perfeitamente. Vem com 150ml, e o rendimento é razoável mas não extraordinário, por outro lado o produto custa só £5,95.

Fiz a compra na loja virtual britânica Feel Unique, que entrega no mundo inteiro, trabalha com várias marcas (embora nem todas sejam orgânicas ou ao menos efetivamente naturais), oferece descontos em torno de 15% com frequência, e não cobra o envio em encomendas a partir de £10,00. E é possível usufruir de um desconto permanente de 10% numa marca específica desse site, à escolha de cada cliente. O texto “Loja virtual: Feel Unique” tem mais detalhes.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“12 ingredientes que devem ser evitados”
“Resenha: xampus e condicionadores da John Masters Organics”
“Resenha: hidratante corporal sem perfume Neutral Body Lotion, da Lavera”
“Resenha: creme para corpo e rosto All-Round Cream, da Lavera”
“Resenha: Sabonete Argila Vermelha e Aloe Vera, da Reserva Folio”

Nenhum comentário: