04 junho 2014

Resenha: cremes dentais Salt Toothpaste e Plant Gel Toothpaste, da Weleda

Comecei a usar cremes dentais da Weleda diariamente em março de 2013, e continuo usando até hoje. Minha primeira escolha foi o Plant Gel Toothpaste, especificamente desenvolvido para gengivas sensíveis. Usei algumas unidades, comprei outras para dar de presente. Meses depois, em novembro, ganhei de uma amiga o Salt Toothpaste, moderadamente abrasivo e feito para proteger dentes e gengivas. Esse passou a ser o meu preferido, tenho recomprado sempre.

Creme dental Salt Toothpaste, da Weleda
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Ambos são naturais, e não contêm aromatizantes, corantes e conservantes artificiais, óleo mineral e outros derivados de petróleo, flúor sintético, surfactantes. Custam £4,50 na Feel Unique e US$6,14 na iHerb, vêm com 75ml, têm prazo de validade de alguns anos e recomendação de uso em até 9 meses após serem abertos.

A apresentação é muito parecida: tanto o Plant Gel Toothpaste quanto o Salt Toothpaste vêm numa bisnaga de metal com tampa de plástico branco e são protegidos também por um folheto explicativo e uma caixa de papel reciclável. A diferença está na cor da embalagem; a do primeiro é verde e branca, a do segundo é azul e branca. O conjunto é bem robusto, acho a tampa até grande demais.

Já estiveram disponíveis no Brasil, com os nomes Gel Dental Vegetal para o Plant Gel Toothpaste, e Creme Dental Salino para o Salt Toothpaste. É uma pena que tenham sido descontinuados por aqui há anos, mas felizmente as lojas virtuais citadas fazem envios para o País.

O Salt Toothpaste possui o selo Natrue. A lista de ingredientes está anotada abaixo, com termos correspondentes em português.
Sodium bicarbonate / bicarbonato de sódio, water (aqua) / água, glycerin / glicerina, silica / sílica, Mentha piperita (peppermint) oil / óleo de hortelã-pimenta, Prunus spinosa fruit juice / suco da fruta do abrunheiro-bravo, Commiphora myrrha resin extract / extrato da resina de mirra, Krameria triandra root extract / extrato da raiz de ratânia, Aesculus hippocastanum (horse chestnut) bark extract / extrato de castanha-da-índia, Arum maculatum root extract** / extrato da raiz de aro**, sodium chloride / cloreto de sódio, Cyamopsis tetragonoloba (guar) gum / goma guar, Simmondsia chinensis (jojoba) seed oil / óleo da semente de jojoba, alcohol / álcool, esculin / esculina, lactose / lactose, flavor (aroma)* / sabor (aroma)*, limonene* / limoneno*, linalool* / linalol*.
* From natural essential oils / * de óleos essenciais naturais.
** In highly diluted form / ** em forma altamente diluída.
Por ser à base de bicarbonato de sódio, inicialmente pensei que eu não iria me adaptar a esse produto, pois detesto a aplicação de bicarbonato nas consultas à minha periodontista. Para minha surpresa, a textura granulosa e o sabor salgado do Salt Toothpaste me agradaram bastante. Ele dá também uma sensação de muita refrescância.

A cor é avermelhada, e a textura é consistente, mas não machuca as minhas gengivas. A quantidade mostrada na foto, do tamanho de uma ervilha, para mim é suficiente para cada escovação.

Esse creme dental foi projetado para aumentar a produção de saliva (além de bicarbonato de sódio, conta com sal marinho na composição), e sinto que isso realmente contribui para a limpeza dos dentes, das gengivas, da língua, da boca como um todo.

O Plant Gel Toothpaste tem uma formulação vegana. Coloquei a lista de ingredientes, com tradução, logo a seguir.
Glycerin / glicerina, water (aqua) / água, hydrated silica / sílica hidratada, Krameria triandra root extract / extrato da raiz de ratânia, Chamomilla recutita (matricaria) flower extract / extrato da flor de camomila, Commiphora myrrha resin extract / extrato da resina de mirra, algin / algina, alcohol / álcool, esculin / esculina, flavor (aroma)* / sabor (aroma)*, limonene* / limoneno*.
* From natural essential oils / * de óleos essenciais naturais.
É um gel avermelhado, com cheiro, gosto e textura bem suaves, agradáveis. É adocicado e apenas ligeiramente refrescante, significativamente menos do que as pastas convencionais.

O extrato de camomila é utilizado por sua ação anti-inflamatória. Esse creme/gel dental foi elaborado de modo a preservar o equilíbrio da flora bucal e não afetar o esmalte dentário.

Tanto o Plant Gel Toothpaste quanto o Salt Toothpaste não fazem espuma, e levei alguns dias para me acostumar com essa característica. O fato de não haver espuma não prejudica a escovação, os dentes ficam efetivamente limpos. Fiquei muito satisfeita com os dois produtos. Na minha opinião, o Salt Toothpaste é mais eficaz para evitar o acúmulo de placa bacteriana e a formação de tártaro. Já o Plant Gel Toothpaste tem o mérito de ser extremamente delicado.

Quanto ao fabricante, a Weleda praticamente dispensa apresentações. Foi fundada na Suíça, em 1921, por três indivíduos: o filósofo austríaco Rudolf Steiner, a médica holandesa Ita Wegman e o farmacêutico austríaco Oskar Schmiedel. A abordagem holística, totalmente integrada aos princípios da antroposofia, persiste até os dias atuais. A Weleda possui o maior jardim biodinâmico de plantas medicinais da Europa, e atua em mais de 50 países, nos 5 continentes. Está presente no Brasil desde 1959. Aqui, seus produtos podem ser adquiridos na loja virtual (que fica dentro do site da empresa: http://www.weleda.com.br/), em farmácias Weleda localizadas em várias cidades, e em muitas outras lojas físicas e virtuais independentes (informações adicionais podem ser obtidas no número 0800 55 32 66).

O blog Projeto Beleza Saudável também tem uma resenha sobre um desses cremes dentais: “Plant Gel Toothpaste — Weleda”.

* Somente na sua primeira compra na iHerb, o(a) cliente que digitar o código “QUS647” no checkout poderá receber até US$10,00 de desconto. Mais informações no texto “Loja virtual: iHerb”.

ATUALIZAÇÃO, 26/06/2014: Existem dentistas que desaconselham o uso frequente de cremes dentais que contenham bicarbonato de sódio, justamente por causa de sua ação abrasiva.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: Wild Rose Balm, da Phoenix Botanicals”
“Resenha: creme para corpo e rosto All-Round Cream, da Lavera”
“Resenha: 3 sabonetes vegetais em barra da Reserva Folio — Andiroba, Harmonia e Despertar”
“Resenha: filtro solar para o rosto SPF 35 Sport Sunscreen Face Stick, da Badger, para adultos e crianças”

2 comentários:

Rena disse...

Depois q passei a pesquisar em sites a pasta infantil da Weleda pra pequena e vi q existia para nós, passei a ter curiosidade de experimentar. Depois do seu post,vou incluir o item no meu proximo pedido! Pena que nao sabia disso antes da gravidez, pois poderia evitado varios enjoos com a espuma das pastas de dentes comuns.;) Adorei saber!
Bjwu

Michelle C. disse...

Que bom, Rena, tomara que você goste! Beijos :)