22 agosto 2020

Resenha: Condicionador Orgânico Brilho Intenso Lavanda, da Urtekram

Elaborado com probióticos, extratos botânicos de babosa, lavanda, salgueiro e magnólia, ácido hialurônico, esqualeno e óleos essenciais, o Condicionador Orgânico Brilho Intenso Lavanda, da marca dinamarquesa Urtekram, é indicado para dar brilho, equilíbrio e hidratação a cabelos normais a secos. O resultado no meu cabelo são fios alinhados, brilhantes e macios.

Condicionador Orgânico Brilho Intenso Lavanda, da Urtekram
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Os cosméticos da Urtekram estão disponíveis no Brasil desde 2019, graças ao trabalho do Grupo Biouté, uma empresa nacional de importação e distribuição de produtos de beleza e cuidados naturais e orgânicos. É dirigida por Ananda Boschilia, empreendedora com 12 anos de experiência nesse nicho de mercado, e seus dois sócios, Alexandre e Carolina. A loja virtual https://www.bioute.com.br/ faz entregas em todo o país, pelo correio. O SAC é ágil, prestativo e eficiente; minhas dúvidas têm sido tiradas com rapidez e muita simpatia.

Fundada em 1972, numa pequena loja em Copenhague, a Urtekram é uma empresa pioneira nos ramos de cosméticos orgânicos, especiarias orgânicas e alimentos orgânicos. A unidade de produção também está localizada na Dinamarca, na cidade de Mariager. Todos os cosméticos da marca são certificados orgânicos pela Ecocert Cosmos Organic. As formulações são de origem 100% natural e não são testadas em animais. Além disso, os produtos são veganos, com selo da Vegan Society.

A composição desse condicionador de origem 100% natural contém 44% de ingredientes orgânicos ao todo, sendo 78% orgânica se forem descontados água e minerais. Copiei abaixo a lista completa de ingredientes do rótulo e acrescentei os termos correspondentes em português:
Aqua / água, Aloe barbadensis leaf extract* / extrato de folha de babosa*, glycerin** / glicerina**, cetearyl alcohol / álcool cetearílico, coco-caprylate / caprilato de coco, lecithin / lecitina, glyceryl caprylate / caprilato de glicerila, Lactobacillus ferment / fermento do gênero Lactobacillus, Lavandula angustifolia flower extract* / extrato de flor de lavanda*, Salix purpurea bark extract* / extrato de casca de salgueiro-roxo*, Lavandula hybrida oil* / óleo de lavandim*, Rosmarinus officinalis leaf oil* / óleo de alecrim*, Lavandula angustifolia oil* / óleo de lavanda*, Eucalyptus globulus leaf oil* / óleo de folha de eucalipto*, Chamomilla recutita oil* / óleo de camomila*, sodium cetearyl sulfate / sulfato cetearílico de sódio, olus oil / óleo vegetal, cetyl alcohol / álcool cetílico, glyceryl stearate SE / estearato de glicerila SE, Magnolia officinalis bark extract / extrato de casca de magnólia, tocopherol / tocoferol, beta-sitosterol / beta-sitosterol, squalene / esqualeno, sodium hyaluronate / hialuronato de sódio, parfum / perfume, linalool / linalol.
* Ingredient from organic farming / * ingrediente proveniente da agricultura orgânica.
** Made using organic ingredients / ** produzido com ingredientes orgânicos.
O aroma do Condicionador Orgânico Brilho Intenso Lavanda transforma o banho num momento agradavelmente calmante, balsâmico e tonificante, devido aos óleos essenciais de lavandim, alecrim, lavanda, eucalipto e camomila. Sua consistência é cremosa e uniforme, e a coloração do produto é bege.

Seguindo as instruções do rótulo, passo o condicionador no cabelo molhado, massageio os fios e deixo por aproximadamente 3 minutos antes de enxaguar bem. Como meu cabelo é comprido e liso e não é volumoso, desembaraço os fios somente após o banho, o que é bom também para ficar no chuveiro por menos tempo. Gosto de lavar o cabelo todos os dias, sempre com xampu sólido e condicionador. De vez em quando faço umectação com óleos vegetais. Meus fios são do tipo normal, com tendência a oleosidade na raiz.

Está custando R$79,90 no site da Biouté, e vem numa bisnaga roxa, de plástico reciclável, com tampa perolada cinza, contendo 180ml de produto. O formato de bisnaga me agradou bastante, pois é fácil de cortar com uma tesoura quando o condicionador está acabando, e assim consigo usar literalmente tudo, até a porção que fica acumulada em volta da abertura. Embalagens que não podem ser abertas me trazem uma sensação de desperdício, e isso não ocorre com esse condicionador.

Comprei o Condicionador Orgânico Brilho Intenso Lavanda pela primeira vez em dezembro de 2019, agora estou usando minha segunda unidade. Ela foi adquirida em fevereiro de 2020, e veio com um prazo de validade de outubro de 2021. De acordo com a embalagem, a recomendação de uso é de 3 meses após a abertura. Estou utilizando há mais tempo, sem notar qualquer alteração de cor, cheiro, textura ou performance, e já encomendei uma terceira unidade, para quando eu tiver terminado a atual.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: Shampoo Sólido Oliva, Ucuúba e Menta, da Trópica Botânica”
“Resenha: Sabonete Argila Vermelha, da Fefa Pimenta”
“Resenha: condicionador Shine & Care Hair Conditioner, da Lavera”
“Resenha: sais de banho Moroccan Rose Bath Salts, da Ravenscourt Apothecary”
“Resenha: tratamento para o cabelo com Óleo de Coco, da Dr. Orgânico, e Óleo de Linhaça, da Jatobá”

Nenhum comentário: