02 agosto 2012

Resenha: Manteiga Emoliente para as Mãos e o Corpo Murumuru — Tomilho & Gerânio, da Sachi

Apesar de já ter feito várias compras na loja virtual da Sachi Cosméticos Naturais, incluindo muitos itens repetidos, toda vez que recebo uma encomenda pelo correio me surpreendo com a sensação de bem-estar proporcionada pelo cheiro dos produtos. Um dos meus preferidos é a Manteiga Emoliente para as Mãos e o Corpo Murumuru — Tomilho e Gerânio, que tem notas florais e herbáceas muito delicadas e agradáveis, com um toque gourmand interessante.

Manteiga Emoliente para as Mãos e o Corpo Murumuru – Tomilho e Gerânio, da Sachi
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

É um cosmético orgânico e totalmente naturalsem conservantes, com uma lista de ingredientes bem sucinta:
Manteiga de murumuru orgânico, óleo de abacate orgânico, óleos essenciais de tomilho e gerânio.
Custa R$25,00 e vem num potinho de vidro transparente, com uma tampa de alumínio e um rótulo sem ilustrações, tudo bem minimalista. O pote de 30ml é cheio até a borda. O rótulo é de papel adesivo sem revestimento, então qualquer pingo de água que por acaso cair sobre a tampa formará uma mancha de aparência aquarelada. Isso não me incomoda; acho o efeito bonito, e as palavras continuam legíveis. O prazo de validade do produto é de um ano.

A Manteiga Emoliente para as Mãos e o Corpo Murumuru  Tomilho e Gerânio é sólida dentro da embalagem e possui uma tonalidade verde, claríssima e relaxante, obtida da mistura das cores normais dos ingredientes, sem a adição de corantes sintéticos. Derrete-se facilmente em contato com a pele e é rapidamente absorvida, deixando as mãos e o corpo muito macios, protegidos, com um leve brilho e ao mesmo tempo um aspecto sequinho, não gorduroso. Rende bastante. Multiuso, pode ser usada em cabelos ressecados ou quimicamente danificados.

Eu tenho cabelos normais, e acho essa manteiga excelente também como máscara pré-xampu. De tempos em tempos, aplico nas pontas antes da lavagem, deixo agir por alguns minutos, retiro com bastante água morna, em seguida lavo os cabelos do jeito que costumo fazer todos os dias, usando sabonetes da Sachi como xampus sólidos (meus favoritos até o momento são o Sabonete #49 Castanha-do-Pará 72% Bio, o Sabonete #52 Oliva & Capim-limão e o Sabonete #53 Yogurt), no fim passo o condicionador sem perfume Bare Unscented Detangler for All Hair Types, da John Masters Organics.

Existem outras duas fragrâncias disponíveis: Petitgrain e Lavanda & Alecrim. Acredito que as três opções possam agradar tanto às mulheres quanto aos homens. Conversando por email com a Sachimi Garcia dos Santos (fundadora da marca e responsável por todas as tarefas de pesquisa, criação, produção, divulgação e envio), fiquei sabendo as manteigas também são indicadas para o rosto, em casos de peles muito secas. E ela me contou que tem um cliente que gosta de usar essa manteiga emoliente depois de fazer a barba.

Fico contente pela marca ser brasileira e de alta qualidade, o que permite a valorização da produção nacional e a minimização da emissão de carbono. Além disso, a Sachi tem três diferenciais importantes: absolutamente todos os produtos são 100% naturais, sendo muitos predominantemente orgânicos; a empresa é uma iniciativa totalmente artesanal; e a confecção de cada manteiga emoliente, óleo corporal, óleo facial e aromaspray ocorre em até dois dias úteis após o pedido ser feito, o que dá um caráter único à experiência de compra. Mesmo os sabonetes, que são colocados à venda já prontos, são feitos em pequenas quantidades e edições sazonais, manualmente, garantindo seu frescor.

O Facebook da Sachi Cosméticos Naturais é atualizado frequentemente. Lá se encontram informações sobre novos lotes e opções especiais para datas comemorativas como o Dia dos Pais, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.

ATUALIZAÇÃO, 22/02/13: Infelizmente, as linhas de Manteigas Emolientes, Óleos Corporais, Óleos Faciais e Aromasprays foram descontinuadas em fevereiro de 2013. Essa decisão não é necessariamente definitiva, e foi tomada para priorizar a produção dos sabonetes, que são o carro-chefe da marca.

ATUALIZAÇÃO, 13/06/13: As Manteigas Emolientes voltaram a ser produzidas, e com novas fragrâncias, mas o óleo de abacate foi retirado da fórmula das Manteigas Emolientes Murumuru. É possível ver as opções disponíveis na seção “Manteigas”, lá no site da Sachi.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: Sabonete #49 Castanha-do-Pará 72% Bio, da Sachi”
“Alguns outros sabonetes artesanais da Sachi”
“Resenha: Manteiga de Murumuru, da Ewé”
“Tratamento podológico e produtos naturais e orgânicos para os pés e as pernas”
“Resenha: xampus e condicionadores da John Masters Organics”

2 comentários:

Yumi (pr disse...

Oi MIchele!

Eu comprei a versão camomila e lavanda pra usar a noite na minha canela que craquela, é super potente!

EStou apaixonada pelos produtos da marca graças a vocÊ, obrigada!

bjs!

Michelle C. disse...

De nada, Yumi, que bom que você também está gostando tanto dos produtos :) Bjs!